/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A superação do medo na atividade de arvorismo
A busca pelo lazer tem se intensificado, promovendo assim uma revalorização de atividades em meio a natureza, que causam um certo distanciamento do cotidiano e suscitam sentimentos diversificados. O objetivo deste estudo é investigar os processos superação do medo para a realização da atividade d...
Autor principal: | SILVA, Dayselene Sousa da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/505 |
Resumo: |
---|
A busca pelo lazer tem se intensificado, promovendo assim uma revalorização de atividades
em meio a natureza, que causam um certo distanciamento do cotidiano e suscitam sentimentos
diversificados. O objetivo deste estudo é investigar os processos superação do medo para a
realização da atividade de arvorismo e situações desencadeadoras deste estado emocional.
Participaram do estudo 20 indivíduos, sendo 10 condutores de turismo de aventura, e 10
iniciantes das Atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFAN) de ambos os sexos. Foi
utilizada a técnica de entrevista para coletar as informações, a partir de um roteiro do tipo
semiestruturado. Para o tratamento dos dados coletados utilizou-se a técnica de análise de
conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados se revelaram em quatro categorias com
suas respectivas unidades de registro sendo a primeira relacionada aos fatores que
influenciaram a aderência da prática, a segunda refere-se às expressões de sentimentos
advindos da prática, a terceira é referente às estratégias utilizadas pelos participantes para dar
continuidade à atividade, e por último foi evidenciada a categoria referente às relações do
condutor com o medo do participante. O presente estudo revelou que o sentimento de medo
não foi limitador para o sucesso da atividade, e o modo como os condutores reagem e tratam
os praticantes tem sido adequado para auxiliar no sucesso da atividade. |