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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A influência do estresse e da recuperação sobre o desempenho esportivo em atletas jovens escolares
O estudo tem como objetivo medir os níveis de estresse e recuperação em atletas jovens e avaliar a influência do estresse no desempenho esportivo dos mesmos. Participaram do estudo 50 atletas escolares, com idade entre 14 e 17 anos, integrantes de equipes de handebol e voleibol, todos do sexo...
Autor principal: | CAXIAS, Márcio José Rosário |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1634 |
Resumo: |
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O estudo tem como objetivo medir os níveis de estresse e recuperação em atletas jovens e
avaliar a influência do estresse no desempenho esportivo dos mesmos. Participaram do estudo
50 atletas escolares, com idade entre 14 e 17 anos, integrantes de equipes de handebol e
voleibol, todos do sexo masculino. Para avaliar as sensações autorreferidas de estresse e
recuperação, foi usado o questionário RESTQ-Sport. Os dados foram analisados utilizando o
programa Bioestat 5.0. O teste de Shapiro-Wilk foi empregado para verificar a normalidade
das dimensões. Para análise de dois grupos independentes foi utilizado o teste de Mann
Whitney. Para análise de mais de duas amostras independentes, foi feito o emprego da análise
de variância de Kruskall Wallis com post hoc de Student-Newman-Keuls. Como resultado
encontramos que, No handebol, nas subescalas estresse social e fadiga a equipe H2 obtive
maiores escores em relação a equipe H1, em contrapartida, nas subescalas bem estar geral e
aceitação pessoal, a equipe H1 obteve maiores escores em relação a equipe H2. No voleibol,
na subescala exaustão emocional, a equipe V1 obteve menores escores em comparação às
equipes V2 e V4, na subescala auto-eficácia, a equipe V3 obteve maiores escores em relação
às equipes V2 e V4. Desse modo, pode-se inferir que o estresse tem influencia indireta no
desempenho esportivo, uma vez que, para obtenção desses resultados positivos precisa-se de
um conjunto de fatores, além do fator psicológico como: experiência no esporte, treinamento
físico, técnico e tático. No entanto, torna-se imprescindível a obtenção desses dados de
estresse e recuperação prévios a competição, a fim de, maximizar o desempenho esportivo de
uma equipe em uma competição escolar. |