Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A influência do estresse e da recuperação sobre o desempenho esportivo em atletas jovens escolares

O estudo tem como objetivo medir os níveis de estresse e recuperação em atletas jovens e avaliar a influência do estresse no desempenho esportivo dos mesmos. Participaram do estudo 50 atletas escolares, com idade entre 14 e 17 anos, integrantes de equipes de handebol e voleibol, todos do sexo...

ver descrição completa

Autor principal: CAXIAS, Márcio José Rosário
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1634
Resumo:
O estudo tem como objetivo medir os níveis de estresse e recuperação em atletas jovens e avaliar a influência do estresse no desempenho esportivo dos mesmos. Participaram do estudo 50 atletas escolares, com idade entre 14 e 17 anos, integrantes de equipes de handebol e voleibol, todos do sexo masculino. Para avaliar as sensações autorreferidas de estresse e recuperação, foi usado o questionário RESTQ-Sport. Os dados foram analisados utilizando o programa Bioestat 5.0. O teste de Shapiro-Wilk foi empregado para verificar a normalidade das dimensões. Para análise de dois grupos independentes foi utilizado o teste de Mann Whitney. Para análise de mais de duas amostras independentes, foi feito o emprego da análise de variância de Kruskall Wallis com post hoc de Student-Newman-Keuls. Como resultado encontramos que, No handebol, nas subescalas estresse social e fadiga a equipe H2 obtive maiores escores em relação a equipe H1, em contrapartida, nas subescalas bem estar geral e aceitação pessoal, a equipe H1 obteve maiores escores em relação a equipe H2. No voleibol, na subescala exaustão emocional, a equipe V1 obteve menores escores em comparação às equipes V2 e V4, na subescala auto-eficácia, a equipe V3 obteve maiores escores em relação às equipes V2 e V4. Desse modo, pode-se inferir que o estresse tem influencia indireta no desempenho esportivo, uma vez que, para obtenção desses resultados positivos precisa-se de um conjunto de fatores, além do fator psicológico como: experiência no esporte, treinamento físico, técnico e tático. No entanto, torna-se imprescindível a obtenção desses dados de estresse e recuperação prévios a competição, a fim de, maximizar o desempenho esportivo de uma equipe em uma competição escolar.