Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Metodologia educativa na formação de bons hábitos alimentares em escolas na cidade de Belém-Pa

This research attempted to describe the experience of an educational methodology applied to students in the fifth year from a public and a private school, in the city of Belém­PA. The study is of the cross­sectional type, based on an educational intervention achieved in four st...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Fernanda da Costa
Outros Autores: NASCIMENTO, Letícia Gabrielle Souza do
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5062
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5062
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-50622023-01-18T03:06:24Z Metodologia educativa na formação de bons hábitos alimentares em escolas na cidade de Belém-Pa SILVA, Fernanda da Costa NASCIMENTO, Letícia Gabrielle Souza do SILVA, Luisa Margareth Carneiro da http://lattes.cnpq.br/2465169924232779 REZENDE, Ana Lúcia da Silva http://lattes.cnpq.br/4372941911573547 https://orcid.org/0000-0002-9065-7879 https://orcid.org/0000-0001-6296-1534 Promoção da saúde Educação alimentar e nutricional Hábitos alimentares saudáveis Health promotion Food and nutrition education Healthy diet CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO This research attempted to describe the experience of an educational methodology applied to students in the fifth year from a public and a private school, in the city of Belém­PA. The study is of the cross­sectional type, based on an educational intervention achieved in four steps: 1) application of an individual test about food and healthy habits; 2) expository and dialogical classes about food categories, food groups, the act of eating and the 10 steps to an adequate and healthy nutrition, all of which were dealt with in the Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) (Nutritional Guide to the Brazilian Population (2014)); 3) the carrying out of methods for memorizing (question and answer game and construction of the food stoplight); 4) reapplication of the test. It was observed that all the private school students had a better performance on the second test, while 34,8% of the public school students achieved unsatisfactory results. The children appeared interested, participated actively and were capable of expressing a critical view about their eating habits. In the memorizing activities, the classes that were evaluated answered all the questions correctly, demonstrating that they were able to absorb the content that was taught. In light of this, it is concluded that this methodology was a happy, creative and less tiring strategy of teaching in class, in which the ludic use has favored an uncomplicated learning for both classes. Esta pesquisa buscou descrever a experiência de uma metodologia educativa aplicada na turma do 5º ano de uma escola pública e de outra privada, na cidade de Belém-­PA. O estudo é do tipo transversal, fundamentado em uma intervenção educativa realizada em quatro etapas: 1) aplicação de teste individual sobre alimentação e hábitos saudáveis; 2) aula expositiva e dialogada acerca das categorias alimentares, grupos de alimentos, o ato de comer e os 10 passos para uma alimentação adequada e saudável, todos abordados no Guia Alimentar para a População Brasileira (2014); 3) execução de métodos de fixação (jogo de perguntas e respostas e construção do semáforo dos alimentos); 4) reaplicação do teste. Observou­se que todos os alunos da escola privada tiveram melhor desempenho no segundo teste, enquanto que 34,8% dos alunos da escola pública apresentaram resultados insatisfatórios. As crianças se mostraram interessadas, foram participativas e capazes de manifestar uma visão crítica sobre seu hábito alimentar. Nas atividades de fixação, as turmas avaliadas responderam todas as questões corretamente, expressando que conseguiram absorver o conteúdo ministrado. Diante disso, conclui­-se que esta metodologia mostrou ser uma estratégia alegre, criativa e menos cansativa de ensino em sala de aula, na qual o uso do lúdico favoreceu uma aprendizagem descomplicada em ambas as turmas. 2023-01-17T16:31:11Z 2023-01-17T16:31:11Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Fernanda da Costa; NASCIMENTO, Letícia Gabrielle Souza do. Metodologia educativa na formação de bons hábitos alimentares em escolas na cidade de Belém-Pa. Orientadora: Luisa Margareth Carneiro da Silva. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Faculdade de Nutrição, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5062. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5062 Acesso Aberto Disponível na Internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Promoção da saúde
Educação alimentar e nutricional
Hábitos alimentares saudáveis
Health promotion
Food and nutrition education
Healthy diet
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
spellingShingle Promoção da saúde
Educação alimentar e nutricional
Hábitos alimentares saudáveis
Health promotion
Food and nutrition education
Healthy diet
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
SILVA, Fernanda da Costa
Metodologia educativa na formação de bons hábitos alimentares em escolas na cidade de Belém-Pa
topic_facet Promoção da saúde
Educação alimentar e nutricional
Hábitos alimentares saudáveis
Health promotion
Food and nutrition education
Healthy diet
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
description This research attempted to describe the experience of an educational methodology applied to students in the fifth year from a public and a private school, in the city of Belém­PA. The study is of the cross­sectional type, based on an educational intervention achieved in four steps: 1) application of an individual test about food and healthy habits; 2) expository and dialogical classes about food categories, food groups, the act of eating and the 10 steps to an adequate and healthy nutrition, all of which were dealt with in the Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) (Nutritional Guide to the Brazilian Population (2014)); 3) the carrying out of methods for memorizing (question and answer game and construction of the food stoplight); 4) reapplication of the test. It was observed that all the private school students had a better performance on the second test, while 34,8% of the public school students achieved unsatisfactory results. The children appeared interested, participated actively and were capable of expressing a critical view about their eating habits. In the memorizing activities, the classes that were evaluated answered all the questions correctly, demonstrating that they were able to absorb the content that was taught. In light of this, it is concluded that this methodology was a happy, creative and less tiring strategy of teaching in class, in which the ludic use has favored an uncomplicated learning for both classes.
author_additional SILVA, Luisa Margareth Carneiro da
author_additionalStr SILVA, Luisa Margareth Carneiro da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Fernanda da Costa
author2 NASCIMENTO, Letícia Gabrielle Souza do
author2Str NASCIMENTO, Letícia Gabrielle Souza do
title Metodologia educativa na formação de bons hábitos alimentares em escolas na cidade de Belém-Pa
title_short Metodologia educativa na formação de bons hábitos alimentares em escolas na cidade de Belém-Pa
title_full Metodologia educativa na formação de bons hábitos alimentares em escolas na cidade de Belém-Pa
title_fullStr Metodologia educativa na formação de bons hábitos alimentares em escolas na cidade de Belém-Pa
title_full_unstemmed Metodologia educativa na formação de bons hábitos alimentares em escolas na cidade de Belém-Pa
title_sort metodologia educativa na formação de bons hábitos alimentares em escolas na cidade de belém-pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5062
_version_ 1787155396269441024
score 11.753896