Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Ensino de física nos anos iniciais: uma experiência formativa no Clube de Ciências da UFPA

Este trabalho é um relato de experiência sobre as atividades educacionais desenvolvidas a partir do estágio docente realizado no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará no ano de 2012. Para a organização e apresentação das informações, utilizei a narrativa histórica e linear dos fatos. A c...

ver descrição completa

Autor principal: CAJUEIRO, Dayanne Dailla da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/508
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-508
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5082020-02-12T16:28:49Z Ensino de física nos anos iniciais: uma experiência formativa no Clube de Ciências da UFPA CAJUEIRO, Dayanne Dailla da Silva SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos http://lattes.cnpq.br/1953451890905577 https://orcid.org/0000-0001-9294-5391 Física Formação de professores Ensino de ciências CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Este trabalho é um relato de experiência sobre as atividades educacionais desenvolvidas a partir do estágio docente realizado no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará no ano de 2012. Para a organização e apresentação das informações, utilizei a narrativa histórica e linear dos fatos. A construção e destaque do enredo descrito foram realizados com base nos momentos formativos de um grupo de professores estagiários, no qual me incluo, e de nossos alunos. Esse processo será evidenciado sob a ótica e ênfase da experiência que tivemos quando desenvolvemos atividades de ensino de física nos anos iniciais, logo os destaques foram dados aos elementos que expressaram as possibilidades de aprendizagem desse processo. Para isso, foram utilizados os diários, atividades, filmagens e entrevistas que ilustrem as experiências vivenciadas por nós, evidenciando a riqueza formativa da mesma com base nas possibilidades e enfrentamento das dificuldades. Nesta perspectiva, para nós professores estagiários, foi evidenciada: a possibilidade de aprender sobre a construção de projeto de investigação científica, o enfrentamento das dificuldades formativas e de conhecimento teórico sobre o conhecimento físico em nível escolar básico, o desafio de ensinar uma temática que não era familiar e de fácil receptividade, transpor de forma didática esse conhecimento aos alunos. Para as crianças, foi evidenciada a possibilidade de aprender ciências com o viés do conhecimento físico, participar de atividades práticas e da elaboração de um projeto de pesquisa infantil sobre a temática. A mudança de abordagem, a rejeição, o enfrentamento e a superação fizeram parte da nossa construção e constituição enquanto docentes. Sincronicamente, entendo que os estudantes têm a oportunidade de participar de aulas de sequências didáticas, experimentos, projeto de ciências, perceber o conhecimento físico como parte integrante da área científica e como conhecimento possível de ser ensinado nos anos iniciais de ensino, com potencialidade de compreensão e aprendizagem dos mesmos. 2018-05-28T14:13:12Z 2018-05-28T14:13:12Z 2014-12-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CAJUEIRO, Dayanne Dailla da Silva. Ensino de física nos anos iniciais: uma experiência formativa no clube de ciências da UFPA. Orientadora: Janes Kened Rodrigues dos Santos. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/508. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/508 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Física
Formação de professores
Ensino de ciências
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Física
Formação de professores
Ensino de ciências
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CAJUEIRO, Dayanne Dailla da Silva
Ensino de física nos anos iniciais: uma experiência formativa no Clube de Ciências da UFPA
topic_facet Física
Formação de professores
Ensino de ciências
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description Este trabalho é um relato de experiência sobre as atividades educacionais desenvolvidas a partir do estágio docente realizado no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará no ano de 2012. Para a organização e apresentação das informações, utilizei a narrativa histórica e linear dos fatos. A construção e destaque do enredo descrito foram realizados com base nos momentos formativos de um grupo de professores estagiários, no qual me incluo, e de nossos alunos. Esse processo será evidenciado sob a ótica e ênfase da experiência que tivemos quando desenvolvemos atividades de ensino de física nos anos iniciais, logo os destaques foram dados aos elementos que expressaram as possibilidades de aprendizagem desse processo. Para isso, foram utilizados os diários, atividades, filmagens e entrevistas que ilustrem as experiências vivenciadas por nós, evidenciando a riqueza formativa da mesma com base nas possibilidades e enfrentamento das dificuldades. Nesta perspectiva, para nós professores estagiários, foi evidenciada: a possibilidade de aprender sobre a construção de projeto de investigação científica, o enfrentamento das dificuldades formativas e de conhecimento teórico sobre o conhecimento físico em nível escolar básico, o desafio de ensinar uma temática que não era familiar e de fácil receptividade, transpor de forma didática esse conhecimento aos alunos. Para as crianças, foi evidenciada a possibilidade de aprender ciências com o viés do conhecimento físico, participar de atividades práticas e da elaboração de um projeto de pesquisa infantil sobre a temática. A mudança de abordagem, a rejeição, o enfrentamento e a superação fizeram parte da nossa construção e constituição enquanto docentes. Sincronicamente, entendo que os estudantes têm a oportunidade de participar de aulas de sequências didáticas, experimentos, projeto de ciências, perceber o conhecimento físico como parte integrante da área científica e como conhecimento possível de ser ensinado nos anos iniciais de ensino, com potencialidade de compreensão e aprendizagem dos mesmos.
author_additional SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos
author_additionalStr SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CAJUEIRO, Dayanne Dailla da Silva
title Ensino de física nos anos iniciais: uma experiência formativa no Clube de Ciências da UFPA
title_short Ensino de física nos anos iniciais: uma experiência formativa no Clube de Ciências da UFPA
title_full Ensino de física nos anos iniciais: uma experiência formativa no Clube de Ciências da UFPA
title_fullStr Ensino de física nos anos iniciais: uma experiência formativa no Clube de Ciências da UFPA
title_full_unstemmed Ensino de física nos anos iniciais: uma experiência formativa no Clube de Ciências da UFPA
title_sort ensino de física nos anos iniciais: uma experiência formativa no clube de ciências da ufpa
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/508
_version_ 1787154526431608832
score 11.753735