/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu
The present work brings the role of the pedagogue in the inclusion of students in the school, its pedagogical practices and conceptions about inclusion. With the main objective of understanding the role of the pedagogue in the school inclusion of students with disabilities, the article asks: what is...
Autor principal: | SILVA, Samantha Lameira da |
---|---|
Outros Autores: | ALMEIDA, Werbert Vaz de |
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5093 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5093 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-50932023-11-07T03:06:26Z O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu SILVA, Samantha Lameira da ALMEIDA, Werbert Vaz de LIMA, Maria do Socorro Pereira http://lattes.cnpq.br/7102997355677802 Alunos com deficiência Inclusão escolar Papel do pedagogo Role of the pedagogue Students with disabilities School inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL The present work brings the role of the pedagogue in the inclusion of students in the school, its pedagogical practices and conceptions about inclusion. With the main objective of understanding the role of the pedagogue in the school inclusion of students with disabilities, the article asks: what is the effective role of the pedagogue in the process of school inclusion of students with some type of disability? The methodology used for its development is of a qualitative nature, divided into two stages: in the first stage, exploratory research of theoretical references was carried out that subsidized the elements of discussion, having as support the meeting of the following theorists: Carvalho (2004), Mantoan (1997; 2004), Libâneo (2006 p.39), as well as the Education Guidelines and Bases Law (LDB), National Education Plan (PNE), among others. The second stage was the collection of data in the field research, having as locus the Municipal School of Infantile and Fundamental Teaching Sagrada Família, in Tomé- Açu, Pará. As a result, the research points out that the role of the pedagogue in the school inclusion of studemtes wuth disabilities is to mediate all dialogue so that students with some type of disability can have the same rights to learn as any other student not included in the spatial category. O presente trabalho traz o papel do pedagogo como mediador de diálogos, ele tem papel ativo na gestão pedagógica da escola, inclusão de alunos na escola, suas práticas pedagógicas e concepções sobre inclusão. Com o objetivo p de compreender o papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência, o artigo tem como questionamento: qual o efetivo papel do pedagogo no processo de inclusão escolar de alunos com algum tipo de deficiência? A metodologia utilizada para o seu desenvolvimento é de caráter qualitativa, dividida em duas etapas: na primeira etapa foi realizada uma pesquisa exploratória de referenciais teóricos que subsidiaram os elementos de discussão, tendo como suporte a reunião de alguns teóricos. A segunda etapa foi feito o levantamento de dados na pesquisa de campo, tendo como lócus a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sagrada Família, em Tomé-Açu, Pará. Como resultado, a pesquisa aponta que o papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência é mediar todo diálogo para que os alunos com algum tipo de deficiência possam ter os mesmos direitos de aprender quanto qualquer outro aluno não incluído na categoria de especial. 2023-01-18T14:33:03Z 2023-01-18T14:33:03Z 2022-08-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Samantha Lameira da; ALMEIDA, Werbert Vaz de. O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu. Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5093. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5093 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Alunos com deficiência Inclusão escolar Papel do pedagogo Role of the pedagogue Students with disabilities School inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
spellingShingle |
Alunos com deficiência Inclusão escolar Papel do pedagogo Role of the pedagogue Students with disabilities School inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL SILVA, Samantha Lameira da O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu |
topic_facet |
Alunos com deficiência Inclusão escolar Papel do pedagogo Role of the pedagogue Students with disabilities School inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
The present work brings the role of the pedagogue in the inclusion of students in the school, its pedagogical practices and conceptions about inclusion. With the main objective of understanding the role of the pedagogue in the school inclusion of students with disabilities, the article asks: what is the effective role of the pedagogue in the process of school inclusion of students with some type of disability? The methodology used for its development is of a qualitative nature, divided into two stages: in the first stage, exploratory research of theoretical references was carried out that subsidized the elements of discussion, having as support the meeting of the following theorists: Carvalho (2004), Mantoan (1997; 2004), Libâneo (2006 p.39), as well as the Education Guidelines and Bases Law (LDB), National Education Plan (PNE), among others. The second stage was the collection of data in the field research, having as locus the Municipal School of Infantile and Fundamental Teaching Sagrada Família, in Tomé- Açu, Pará. As a result, the research points out that the role of the pedagogue in the school inclusion of studemtes wuth disabilities is to mediate all dialogue so that students with some type of disability can have the same rights to learn as any other student not included in the spatial category. |
author_additional |
LIMA, Maria do Socorro Pereira |
author_additionalStr |
LIMA, Maria do Socorro Pereira |
format |
Artigo |
author |
SILVA, Samantha Lameira da |
author2 |
ALMEIDA, Werbert Vaz de |
author2Str |
ALMEIDA, Werbert Vaz de |
title |
O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu |
title_short |
O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu |
title_full |
O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu |
title_fullStr |
O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu |
title_full_unstemmed |
O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu |
title_sort |
o papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "sagrada família" no município de tomé-açu |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5093 |
_version_ |
1787238424816648192 |
score |
11.753735 |