Artigo

O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu

The present work brings the role of the pedagogue in the inclusion of students in the school, its pedagogical practices and conceptions about inclusion. With the main objective of understanding the role of the pedagogue in the school inclusion of students with disabilities, the article asks: what is...

ver descrição completa

Autor principal: ALMEIDA, Werbert Vaz de
Outros Autores: SILVA, Samantha Lameira da
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5106
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5106
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-51062023-01-19T03:06:54Z O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu ALMEIDA, Werbert Vaz de SILVA, Samantha Lameira da LIMA, Maria do Socorro Pereira http://lattes.cnpq.br/7102997355677802 Alunos com deficiência Inclusão escolar Papel do pedagogo Role of the pedagogue Students with disabilities School inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL The present work brings the role of the pedagogue in the inclusion of students in the school, its pedagogical practices and conceptions about inclusion. With the main objective of understanding the role of the pedagogue in the school inclusion of students with disabilities, the article asks: what is the effective role of the pedagogue in the process of school inclusion of students with some type of disability? The methodology used for its development is of a qualitative nature, divided into two stages: in the first stage, exploratory research of theoretical references was carried out that subsidized the elements of discussion, having as support the meeting of the following theorists: Carvalho (2004), Mantoan (1997; 2004), Libâneo (2006 p.39), as well as the Education Guidelines and Bases Law (LDB), National Education Plan (PNE), among others. The second stage was the collection of data in the field research, having as locus the Municipal School of Infantile and Fundamental Teaching Sagrada Família, in Tomé- Açu, Pará. As a result, the research points out that the role of the pedagogue in the school inclusion of studemtes wuth disabilities is to mediate all dialogue so that students with some type of disability can have the same rights to learn as any other student not included in the spatial category. O presente trabalho traz o papel do pedagogo como mediador de diálogos, ele tem papel ativo na gestão pedagógica da escola, inclusão de alunos na escola, suas práticas pedagógicas e concepções sobre inclusão. Com o objetivo p de compreender o papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência, o artigo tem como questionamento: qual o efetivo papel do pedagogo no processo de inclusão escolar de alunos com algum tipo de deficiência? A metodologia utilizada para o seu desenvolvimento é de caráter qualitativa, dividida em duas etapas: na primeira etapa foi realizada uma pesquisa exploratória de referenciais teóricos que subsidiaram os elementos de discussão, tendo como suporte a reunião de alguns teóricos. A segunda etapa foi feito o levantamento de dados na pesquisa de campo, tendo como lócus a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sagrada Família, em Tomé-Açu, Pará. Como resultado, a pesquisa aponta que o papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência é mediar todo diálogo para que os alunos com algum tipo de deficiência possam ter os mesmos direitos de aprender quanto qualquer outro aluno não incluído na categoria de especial. 2023-01-18T19:13:15Z 2023-01-18T19:13:15Z 2022-08-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo ALMEIDA, Werbert Vaz de; SILVA, Samantha Lameira da. O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu. Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5106. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5106 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alunos com deficiência
Inclusão escolar
Papel do pedagogo
Role of the pedagogue
Students with disabilities
School inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Alunos com deficiência
Inclusão escolar
Papel do pedagogo
Role of the pedagogue
Students with disabilities
School inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
ALMEIDA, Werbert Vaz de
O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu
topic_facet Alunos com deficiência
Inclusão escolar
Papel do pedagogo
Role of the pedagogue
Students with disabilities
School inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description The present work brings the role of the pedagogue in the inclusion of students in the school, its pedagogical practices and conceptions about inclusion. With the main objective of understanding the role of the pedagogue in the school inclusion of students with disabilities, the article asks: what is the effective role of the pedagogue in the process of school inclusion of students with some type of disability? The methodology used for its development is of a qualitative nature, divided into two stages: in the first stage, exploratory research of theoretical references was carried out that subsidized the elements of discussion, having as support the meeting of the following theorists: Carvalho (2004), Mantoan (1997; 2004), Libâneo (2006 p.39), as well as the Education Guidelines and Bases Law (LDB), National Education Plan (PNE), among others. The second stage was the collection of data in the field research, having as locus the Municipal School of Infantile and Fundamental Teaching Sagrada Família, in Tomé- Açu, Pará. As a result, the research points out that the role of the pedagogue in the school inclusion of studemtes wuth disabilities is to mediate all dialogue so that students with some type of disability can have the same rights to learn as any other student not included in the spatial category.
author_additional LIMA, Maria do Socorro Pereira
author_additionalStr LIMA, Maria do Socorro Pereira
format Artigo
author ALMEIDA, Werbert Vaz de
author2 SILVA, Samantha Lameira da
author2Str SILVA, Samantha Lameira da
title O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu
title_short O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu
title_full O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu
title_fullStr O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu
title_full_unstemmed O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu
title_sort o papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "sagrada família" no município de tomé-açu
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5106
_version_ 1787155415291658240
score 11.753735