Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais

Nas salas de aula, as relações pessoais e interpessoais sempre estiveram associadas a um padrão de comportamento, e tudo o que escapa a ele é considerado a margem do processo de ensino e aprendizagem. E, é neste contexto que o presente trabalho tem por objetivo analisar nas expressões de estudantes...

ver descrição completa

Autor principal: ROCHA, Paula Giselle da Costa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/518
Resumo:
Nas salas de aula, as relações pessoais e interpessoais sempre estiveram associadas a um padrão de comportamento, e tudo o que escapa a ele é considerado a margem do processo de ensino e aprendizagem. E, é neste contexto que o presente trabalho tem por objetivo analisar nas expressões de estudantes dos anos iniciais sentidos subjetivos relacionados à sua participação na escola. Apresenta-se nesta pesquisa resultados sobre os sentidos subjetivos destes alunos organizados em cinco categorias que expressam sentidos sobre a escola, a professora, os colegas de classe e as disciplinas escolares. Consideramos que este conjunto de sentidos atribuídos ao contexto escolar podem trazer elementos explicativos para a situação escolar em que os estudantes se encontram. O entendimento de tais sentidos pode contribuir para qualificar ações pedagógicas no sentido de ajudar os estudantes classificados pela professora como alunos problema para que retomem seus processos de desenvolvimento na escola.