Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais

Nas salas de aula, as relações pessoais e interpessoais sempre estiveram associadas a um padrão de comportamento, e tudo o que escapa a ele é considerado a margem do processo de ensino e aprendizagem. E, é neste contexto que o presente trabalho tem por objetivo analisar nas expressões de estudantes...

ver descrição completa

Autor principal: ROCHA, Paula Giselle da Costa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/518
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-518
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5182020-02-12T16:49:27Z Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais ROCHA, Paula Giselle da Costa PESSOA, Wilton Rabelo http://lattes.cnpq.br/0244057330247829 https://orcid.org/0000-0002-9966-9585 Educação Subjetividade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Nas salas de aula, as relações pessoais e interpessoais sempre estiveram associadas a um padrão de comportamento, e tudo o que escapa a ele é considerado a margem do processo de ensino e aprendizagem. E, é neste contexto que o presente trabalho tem por objetivo analisar nas expressões de estudantes dos anos iniciais sentidos subjetivos relacionados à sua participação na escola. Apresenta-se nesta pesquisa resultados sobre os sentidos subjetivos destes alunos organizados em cinco categorias que expressam sentidos sobre a escola, a professora, os colegas de classe e as disciplinas escolares. Consideramos que este conjunto de sentidos atribuídos ao contexto escolar podem trazer elementos explicativos para a situação escolar em que os estudantes se encontram. O entendimento de tais sentidos pode contribuir para qualificar ações pedagógicas no sentido de ajudar os estudantes classificados pela professora como alunos problema para que retomem seus processos de desenvolvimento na escola. 2018-05-30T11:35:06Z 2018-05-30T11:35:06Z 2014-12-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ROCHA, Paula Giselle da Costa. Sentidos subjetivos de alunos problema dos anos inciais. Orientador: Wilton Rabelo Pessoa. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/518. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/518 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação
Subjetividade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação
Subjetividade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
ROCHA, Paula Giselle da Costa
Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais
topic_facet Educação
Subjetividade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Nas salas de aula, as relações pessoais e interpessoais sempre estiveram associadas a um padrão de comportamento, e tudo o que escapa a ele é considerado a margem do processo de ensino e aprendizagem. E, é neste contexto que o presente trabalho tem por objetivo analisar nas expressões de estudantes dos anos iniciais sentidos subjetivos relacionados à sua participação na escola. Apresenta-se nesta pesquisa resultados sobre os sentidos subjetivos destes alunos organizados em cinco categorias que expressam sentidos sobre a escola, a professora, os colegas de classe e as disciplinas escolares. Consideramos que este conjunto de sentidos atribuídos ao contexto escolar podem trazer elementos explicativos para a situação escolar em que os estudantes se encontram. O entendimento de tais sentidos pode contribuir para qualificar ações pedagógicas no sentido de ajudar os estudantes classificados pela professora como alunos problema para que retomem seus processos de desenvolvimento na escola.
author_additional PESSOA, Wilton Rabelo
author_additionalStr PESSOA, Wilton Rabelo
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ROCHA, Paula Giselle da Costa
title Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais
title_short Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais
title_full Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais
title_fullStr Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais
title_full_unstemmed Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais
title_sort sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/518
_version_ 1787154528389300224
score 11.753735