/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais
Nas salas de aula, as relações pessoais e interpessoais sempre estiveram associadas a um padrão de comportamento, e tudo o que escapa a ele é considerado a margem do processo de ensino e aprendizagem. E, é neste contexto que o presente trabalho tem por objetivo analisar nas expressões de estudantes...
Autor principal: | ROCHA, Paula Giselle da Costa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/518 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-518 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5182020-02-12T16:49:27Z Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais ROCHA, Paula Giselle da Costa PESSOA, Wilton Rabelo http://lattes.cnpq.br/0244057330247829 https://orcid.org/0000-0002-9966-9585 Educação Subjetividade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Nas salas de aula, as relações pessoais e interpessoais sempre estiveram associadas a um padrão de comportamento, e tudo o que escapa a ele é considerado a margem do processo de ensino e aprendizagem. E, é neste contexto que o presente trabalho tem por objetivo analisar nas expressões de estudantes dos anos iniciais sentidos subjetivos relacionados à sua participação na escola. Apresenta-se nesta pesquisa resultados sobre os sentidos subjetivos destes alunos organizados em cinco categorias que expressam sentidos sobre a escola, a professora, os colegas de classe e as disciplinas escolares. Consideramos que este conjunto de sentidos atribuídos ao contexto escolar podem trazer elementos explicativos para a situação escolar em que os estudantes se encontram. O entendimento de tais sentidos pode contribuir para qualificar ações pedagógicas no sentido de ajudar os estudantes classificados pela professora como alunos problema para que retomem seus processos de desenvolvimento na escola. 2018-05-30T11:35:06Z 2018-05-30T11:35:06Z 2014-12-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ROCHA, Paula Giselle da Costa. Sentidos subjetivos de alunos problema dos anos inciais. Orientador: Wilton Rabelo Pessoa. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/518. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/518 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação Subjetividade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Educação Subjetividade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO ROCHA, Paula Giselle da Costa Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais |
topic_facet |
Educação Subjetividade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Nas salas de aula, as relações pessoais e interpessoais sempre estiveram associadas a um padrão de comportamento, e tudo o que escapa a ele é considerado a margem do processo de ensino e aprendizagem. E, é neste contexto que o presente trabalho tem por objetivo analisar nas expressões de estudantes dos anos iniciais sentidos subjetivos relacionados à sua participação na escola. Apresenta-se nesta pesquisa resultados sobre os sentidos subjetivos destes alunos organizados em cinco categorias que expressam sentidos sobre a escola, a professora, os colegas de classe e as disciplinas escolares. Consideramos que este conjunto de sentidos atribuídos ao contexto escolar podem trazer elementos explicativos para a situação escolar em que os estudantes se encontram. O entendimento de tais sentidos pode contribuir para qualificar ações pedagógicas no sentido de ajudar os estudantes classificados pela professora como alunos problema para que retomem seus processos de desenvolvimento na escola. |
author_additional |
PESSOA, Wilton Rabelo |
author_additionalStr |
PESSOA, Wilton Rabelo |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ROCHA, Paula Giselle da Costa |
title |
Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais |
title_short |
Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais |
title_full |
Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais |
title_fullStr |
Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais |
title_full_unstemmed |
Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais |
title_sort |
sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/518 |
_version_ |
1787154528389300224 |
score |
11.753735 |