/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Utilização de estatística descritiva para caracterização de variáveis em uma turma 5º ano no município de Moju-PA
Statistics guides teachers towards pedagogical reflections on factors present inside and outside the classroom, through quantitative and qualitative analyzes of these factors and their effects on student performance. This work is directed to the practical use of descriptive statistics applied to...
Autor principal: | OLIVEIRA, Welison da Conceição |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5290 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5290 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-52902023-02-28T03:06:38Z Utilização de estatística descritiva para caracterização de variáveis em uma turma 5º ano no município de Moju-PA OLIVEIRA, Welison da Conceição LOPES, Harlenn dos Santos http://lattes.cnpq.br/8073286561778707 Estatística aplicada Variáveis Medidas Educação Ensino - Aprendizagem Applied statistics Variables Measurements Education Teaching - Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Statistics guides teachers towards pedagogical reflections on factors present inside and outside the classroom, through quantitative and qualitative analyzes of these factors and their effects on student performance. This work is directed to the practical use of descriptive statistics applied to education. The identification of variables helps educational decisions and combats factors that hinder teaching and learning. The objective of this study was to characterize statistical variables, presenting basic mathematical parameters and measures of central tendency and dispersion that can be collected in the classroom. These variables, properly applied, tend to help teachers in actions to maximize learning and minimize teaching-learning barriers in the classroom. A estatística orienta professores para reflexões pedagógicas sobre fatores presentes dentro e fora da sala de aula, por meio de análises quantitativas e qualitativas desses fatores e seus efeitos no desempenho dos alunos. Este trabalho está direcionado ao uso prático da estatística descritiva aplicada à educação. A identificação de variáveis auxilia as decisões educacionais e combate fatores que dificultam o ensino e a aprendizagem. O objetivo deste estudo foi caracterizar variáveis estatísticas, apresentando parâmetros matemáticos básicos e medidas de tendência central e de dispersão que podem ser coletadas em sala de aula. Estas variáveis, devidamente aplicadas, tendem a auxiliar professores em ações para maximizar o aprendizado e minimizar as barreiras do ensino-aprendizagem em sala de aula. 2023-02-27T20:11:09Z 2023-02-27T20:11:09Z 2022-12-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Welison da Conceição. Utilização de estatística descritiva para caracterização de variáveis em uma turma 5º ano no município de Moju-PA. Orientador: Harlenn dos Santos Lopes. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5290. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5290 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estatística aplicada Variáveis Medidas Educação Ensino - Aprendizagem Applied statistics Variables Measurements Education Teaching - Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Estatística aplicada Variáveis Medidas Educação Ensino - Aprendizagem Applied statistics Variables Measurements Education Teaching - Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA OLIVEIRA, Welison da Conceição Utilização de estatística descritiva para caracterização de variáveis em uma turma 5º ano no município de Moju-PA |
topic_facet |
Estatística aplicada Variáveis Medidas Educação Ensino - Aprendizagem Applied statistics Variables Measurements Education Teaching - Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Statistics guides teachers towards pedagogical reflections on factors present inside and outside
the classroom, through quantitative and qualitative analyzes of these factors and their effects
on student performance.
This work is directed to the practical use of descriptive statistics applied to education. The
identification of variables helps educational decisions and combats factors that hinder
teaching and learning. The objective of this study was to characterize statistical variables,
presenting basic mathematical parameters and measures of central tendency and dispersion
that can be collected in the classroom. These variables, properly applied, tend to help teachers
in actions to maximize learning and minimize teaching-learning barriers in the classroom. |
author_additional |
LOPES, Harlenn dos Santos |
author_additionalStr |
LOPES, Harlenn dos Santos |
format |
Artigo |
author |
OLIVEIRA, Welison da Conceição |
title |
Utilização de estatística descritiva para caracterização de variáveis em uma turma 5º ano no município de Moju-PA |
title_short |
Utilização de estatística descritiva para caracterização de variáveis em uma turma 5º ano no município de Moju-PA |
title_full |
Utilização de estatística descritiva para caracterização de variáveis em uma turma 5º ano no município de Moju-PA |
title_fullStr |
Utilização de estatística descritiva para caracterização de variáveis em uma turma 5º ano no município de Moju-PA |
title_full_unstemmed |
Utilização de estatística descritiva para caracterização de variáveis em uma turma 5º ano no município de Moju-PA |
title_sort |
utilização de estatística descritiva para caracterização de variáveis em uma turma 5º ano no município de moju-pa |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5290 |
_version_ |
1787155444368670720 |
score |
11.755432 |