/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto Literatura da Biblioteca do Sesc Doca
Estudo da contação de história realizada em projetos de literatura, com o objetivo de analisar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança, por meio da investigação do Projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no estado do Pará. Trata-se de pesquisa bibliográfi...
Autor principal: | SANTOS, Ana Cristina da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/53 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-532020-06-23T01:55:21Z A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto Literatura da Biblioteca do Sesc Doca SANTOS, Ana Cristina da Silva CONDURÚ, Marise Teles http://lattes.cnpq.br/6085807397296909 Literatura infantil Desenvolvimento cognitivo Contação de histórias Projetos de literatura Projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca Bibliotecas comunitárias CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO Estudo da contação de história realizada em projetos de literatura, com o objetivo de analisar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança, por meio da investigação do Projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no estado do Pará. Trata-se de pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da literatura infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da criança, e das várias formas de disseminação da literatura, identificando o papel do mediador para o processo de desenvolvimento da aprendizagem. Com abordagem qualitativa, é realizado estudo de caso, sendo avaliado o projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no município de Belém, por meio de entrevistas com os envolvidos no Projeto. Os resultados apontam para as vantagens que o projeto proporciona às crianças, tendo-se avaliação positiva dos entrevistados em relação à iniciativa da Biblioteca do SESC Doca em disponibilizar a comunidade: conhecimento, informação e entretenimento, com destaque às crianças que reagem favoravelmente aos encontros do Projeto. Conclui-se, assim, que o Projeto Literatura do SESC Doca tem contribuído para o desenvolvimento cognitivo das crianças que participam do Projeto, ratificando a importância desse tipo de projeto. Étude de la narration l'histoire tenue dans les projets de littérature, avec le but d'analyser la contribution de la littérature pour enfants dans le développement cognitif des enfants, par le biais de l'enquête du Projet Littérature dans la Bibliothèque SESC Doca dans l'état du Pará. Il est la recherche bibliographiques et exploratoire à propos de la littérature pour enfants et sa contribution au développement de l'enfant, et les diverses formes de diffusion de la littérature, en identifiant le rôle de médiateur dans le processus de développement de l'apprentissage. Avec une approche qualitative est réalisée l'étude de cas, qui a évalué le Projet Littérature dans la Bibliothèque SESC Doca dans la ville de Belém, au moyen d'entrevues avec les personnes impliquées dans le projet. Les résultats soulignent les avantages que le projet donne des enfants, ayant une évaluation positive des répondants par rapport à l'initiative Littérature dans la Bibliothèque SESC Doca à mettre à la disposition de la communauté: la connaissance, l'information et le divertissement, en particulier pour les enfants qui répondent favorablement aux réunions du projet. Il en résulte, par conséquent, que le projet Littérature SESC quai a contribué au développement cognitif des enfants participant au projet, confirmant l'importance de ce type de projet. 2017-09-04T13:27:41Z 2017-09-04T13:27:41Z 2016-09-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Ana Cristina da Silva. A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto Literatura da Biblioteca do Sesc Doca. Orientador: Marise Teles Condurú. 2016. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado de Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/53. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/53 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Literatura infantil Desenvolvimento cognitivo Contação de histórias Projetos de literatura Projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca Bibliotecas comunitárias CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
spellingShingle |
Literatura infantil Desenvolvimento cognitivo Contação de histórias Projetos de literatura Projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca Bibliotecas comunitárias CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO SANTOS, Ana Cristina da Silva A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto Literatura da Biblioteca do Sesc Doca |
topic_facet |
Literatura infantil Desenvolvimento cognitivo Contação de histórias Projetos de literatura Projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca Bibliotecas comunitárias CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
description |
Estudo da contação de história realizada em projetos de literatura, com o objetivo de analisar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança, por meio da investigação do Projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no estado do Pará. Trata-se de pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da literatura infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da criança, e das várias formas de disseminação da literatura, identificando o papel do mediador para o processo de desenvolvimento da aprendizagem. Com abordagem qualitativa, é realizado estudo de caso, sendo avaliado o projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no município de Belém, por meio de entrevistas com os envolvidos no Projeto. Os resultados apontam para as vantagens que o projeto proporciona às crianças, tendo-se avaliação positiva dos entrevistados em relação à iniciativa da Biblioteca do SESC Doca em disponibilizar a comunidade: conhecimento, informação e entretenimento, com destaque às crianças que reagem favoravelmente aos encontros do Projeto. Conclui-se, assim, que o Projeto Literatura do SESC Doca tem contribuído para o desenvolvimento cognitivo das crianças que participam do Projeto, ratificando a importância desse tipo de projeto. |
author_additional |
CONDURÚ, Marise Teles |
author_additionalStr |
CONDURÚ, Marise Teles |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Ana Cristina da Silva |
title |
A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto Literatura da Biblioteca do Sesc Doca |
title_short |
A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto Literatura da Biblioteca do Sesc Doca |
title_full |
A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto Literatura da Biblioteca do Sesc Doca |
title_fullStr |
A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto Literatura da Biblioteca do Sesc Doca |
title_full_unstemmed |
A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto Literatura da Biblioteca do Sesc Doca |
title_sort |
contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto literatura da biblioteca do sesc doca |
publishDate |
2017 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/53 |
_version_ |
1787154469600886784 |
score |
11.753735 |