Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As palavras são vida? Um estudo sobre a utilização da linguagem poética e informal no ensino da medicina

INTRODUCTION: In the whole medical philosofer’s academy, the student is faced with numerous comparative, informal and poetic terms, and the use of metaphors is very recurrent in medical education throughout the curriculum. OBJECTIVE: The present study aimed to do a formal record of thes...

ver descrição completa

Autor principal: DUARTE, Tiago Braga
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5327
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5327
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53272023-03-03T03:05:33Z As palavras são vida? Um estudo sobre a utilização da linguagem poética e informal no ensino da medicina DUARTE, Tiago Braga DEL NERO, Luciana Brandão Carreira http://lattes.cnpq.br/5056614008350803 BAHIA, Silvia Helena Arias http://lattes.cnpq.br/2391902445390605 https://orcid.org/0000-0001-8563-0535 https://orcid.org/0000-0003-2201-8909 Educação médica Poesia Saúde Sinais Sintomas Medical education Poetry Medical subject headings Signs Symptoms CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA INTRODUCTION: In the whole medical philosofer’s academy, the student is faced with numerous comparative, informal and poetic terms, and the use of metaphors is very recurrent in medical education throughout the curriculum. OBJECTIVE: The present study aimed to do a formal record of these medical terms. METHODOLOGY: The terms were collected through direct consultation of the medical literature, covering four major medical areas, in addition to two other specialties. RESULTS: In the universe of 865 terms, Internal Medicine corresponded to 35.8% of this total. Clinical Pathology contributed with 26.2%, followed by Pediatrics (22.0%), General Surgery (17.4%), Radiology (10.5%), and Gynecology and Obstetrics, in turn, (7.0%). 667 terms (77.5%) referred only to images while 168 (19.5%) terms referred to the meaning. In addition, only 92 (10.6%) of the terms appear in the international database consulted, while 773 (89.4%) do not exist. CONCLUSION: Medicine, once creating informal terms for its learning and teaching, is also a human science. In these informal and poetic terms, it was seen that the image allusions were the majority. However, there is a need to be a greater appreciation of these expressions at a scientific level, with updates to the DeCS database so more of these terms and expressions can be included. Moreover, it is important that further studies in this rich in possibilities and still underexplored area are made. INTRODUÇÃO: Ao longo do curso de medicina, o estudante se depara com inúmeros termos comparativos, informais e poéticos, sendo o uso das metáforas recorrente em educação médica durante toda a matriz curricular. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo realizar um registro de tais termos. MÉTODO: Os termos foram coletados mediante consulta direta à literatura médica, sendo contempladas quatro grandes áreas médicas, além de duas outras especialidades. RESULTADOS: No universo de 865 termos, Clínica Médica correspondeu 35,8% deste total. A Patologia Clínica contribuiu com (26,2%), seguida da Pediatria (22,0%), Cirurgia geral (17,4%), Radiologia (10,5%), e a Ginecologia e Obstetrícia, por sua vez, (7,0%). 667 termos (77,5%) faziam alusão apenas a imagens enquanto 168 (19,5%) termos fizeram alusão metafórica de sentido. Além disso, apenas 92 (10,6%) dos termos constam na base de dados internacional consultada, enquanto 773 (89,4%) inexistem na mesma. CONCLUSÃO: A capacidade humana de criar e comparar, além da sensibilidade poética e artística intrínseca ao ser humano, está também presente na Educação Médica. Nestes termos informais e poéticos, as alusões de imagem foram majoritárias. Porém, é necessário que haja uma maior valorização destas expressões a nível científico, com atualizações na base de dados dos DeCS para que haja a inclusão da maioria destes termos e expressões. Assim, é importante que haja mais estudos nesta área rica de possibilidades e ainda pouco explorada. 2023-03-02T14:13:05Z 2023-03-02T14:13:05Z 2022 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação DUARTE, Tiago Braga. As palavras são vida? Um estudo sobre a utilização da linguagem poética e informal no ensino da Medicina. Orientadora: Luciana Brandão Carreira. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5327. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5327 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação médica
Poesia
Saúde
Sinais
Sintomas
Medical education
Poetry
Medical subject headings
Signs
Symptoms
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
spellingShingle Educação médica
Poesia
Saúde
Sinais
Sintomas
Medical education
Poetry
Medical subject headings
Signs
Symptoms
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
DUARTE, Tiago Braga
As palavras são vida? Um estudo sobre a utilização da linguagem poética e informal no ensino da medicina
topic_facet Educação médica
Poesia
Saúde
Sinais
Sintomas
Medical education
Poetry
Medical subject headings
Signs
Symptoms
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
description INTRODUCTION: In the whole medical philosofer’s academy, the student is faced with numerous comparative, informal and poetic terms, and the use of metaphors is very recurrent in medical education throughout the curriculum. OBJECTIVE: The present study aimed to do a formal record of these medical terms. METHODOLOGY: The terms were collected through direct consultation of the medical literature, covering four major medical areas, in addition to two other specialties. RESULTS: In the universe of 865 terms, Internal Medicine corresponded to 35.8% of this total. Clinical Pathology contributed with 26.2%, followed by Pediatrics (22.0%), General Surgery (17.4%), Radiology (10.5%), and Gynecology and Obstetrics, in turn, (7.0%). 667 terms (77.5%) referred only to images while 168 (19.5%) terms referred to the meaning. In addition, only 92 (10.6%) of the terms appear in the international database consulted, while 773 (89.4%) do not exist. CONCLUSION: Medicine, once creating informal terms for its learning and teaching, is also a human science. In these informal and poetic terms, it was seen that the image allusions were the majority. However, there is a need to be a greater appreciation of these expressions at a scientific level, with updates to the DeCS database so more of these terms and expressions can be included. Moreover, it is important that further studies in this rich in possibilities and still underexplored area are made.
author_additional DEL NERO, Luciana Brandão Carreira
author_additionalStr DEL NERO, Luciana Brandão Carreira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author DUARTE, Tiago Braga
title As palavras são vida? Um estudo sobre a utilização da linguagem poética e informal no ensino da medicina
title_short As palavras são vida? Um estudo sobre a utilização da linguagem poética e informal no ensino da medicina
title_full As palavras são vida? Um estudo sobre a utilização da linguagem poética e informal no ensino da medicina
title_fullStr As palavras são vida? Um estudo sobre a utilização da linguagem poética e informal no ensino da medicina
title_full_unstemmed As palavras são vida? Um estudo sobre a utilização da linguagem poética e informal no ensino da medicina
title_sort as palavras são vida? um estudo sobre a utilização da linguagem poética e informal no ensino da medicina
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5327
_version_ 1787155448186535936
score 11.674752