/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Infância, construções de identidade e questões étino-raciais em a obra Negrinha
This article focuses on the construction of ethnic and cultural identity of childhood in Brazil, addressed in the work "Negrinha '' by Monteiro Lobato. Through bibliographical consultations and comparativism, we sought to understand Lobato's point of view on the personification of the childhood of w...
Autor principal: | BRITO, Carla Ruane Rodrigues de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5331 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5331 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53312025-01-10T13:43:21Z Infância, construções de identidade e questões étino-raciais em a obra Negrinha BRITO, Carla Ruane Rodrigues de LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/0831361269065172 Identidade Infância Etnia Identity Childhood Ethnicity CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES This article focuses on the construction of ethnic and cultural identity of childhood in Brazil, addressed in the work "Negrinha '' by Monteiro Lobato. Through bibliographical consultations and comparativism, we sought to understand Lobato's point of view on the personification of the childhood of white and black girls among characters in the work Negrinha. The foundations of this research of the childhood journey in history; identity, ethnicity. In this scope, the analyses resulted in the understanding of the personification of black and white childhood, where the invisibility of black children and the valorization of white childhood is observed, where the privilege and sense of superiority of an ethnical group prevails. O presente artigo volta-se para a construção da identidade étnica e cultural da infância no Brasil, abordadas na obra “Negrinha” de Monteiro Lobato. Por meio de consultas bibliográficas e comparativismos, buscou-se a compreensão do ponto de vista lobatiano sobre a personificação de infância de meninas brancas e negras entre personagens da obra Negrinha. Os fundamentos dessa pesquisa do percurso infantil na história; identidade, etnia. Nesse âmbito, as análises resultaram na compreensão da personificação de crianças infância negra e brancas, onde observa-se a invisibilidade de crianças negras e a valorização da infância branca, onde prevalece o privilégio e senso de superioridade de um grupo étinico 2023-03-02T18:22:51Z 2023-03-02T18:22:51Z 2022 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia BRITO, Carla Ruane Rodrigues de. Infância, construções de identidade e questões étino-raciais em a obra Negrinha. Orientador: Jose Rinaldo Vasconcelos Lobato. 2022. 19 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5331. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5331 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Identidade Infância Etnia Identity Childhood Ethnicity CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Identidade Infância Etnia Identity Childhood Ethnicity CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES BRITO, Carla Ruane Rodrigues de Infância, construções de identidade e questões étino-raciais em a obra Negrinha |
topic_facet |
Identidade Infância Etnia Identity Childhood Ethnicity CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
This article focuses on the construction of ethnic and cultural identity of childhood in Brazil, addressed in the work "Negrinha '' by Monteiro Lobato. Through bibliographical consultations and comparativism, we sought to understand Lobato's point of view on the personification of the childhood of white and black girls among characters in the work Negrinha. The foundations of this research of the childhood journey in history; identity, ethnicity. In this scope, the analyses resulted in the understanding of the personification of black and white childhood, where the invisibility of black children and the valorization of white childhood is observed, where the privilege and sense of superiority of an ethnical group prevails. |
author_additional |
LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos |
author_additionalStr |
LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos |
format |
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
author |
BRITO, Carla Ruane Rodrigues de |
title |
Infância, construções de identidade e questões étino-raciais em a obra Negrinha |
title_short |
Infância, construções de identidade e questões étino-raciais em a obra Negrinha |
title_full |
Infância, construções de identidade e questões étino-raciais em a obra Negrinha |
title_fullStr |
Infância, construções de identidade e questões étino-raciais em a obra Negrinha |
title_full_unstemmed |
Infância, construções de identidade e questões étino-raciais em a obra Negrinha |
title_sort |
infância, construções de identidade e questões étino-raciais em a obra negrinha |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5331 |
_version_ |
1829093019306950656 |
score |
11.755432 |