/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
História de vida pessoal e formação estudantil de uma professora do campo do nordeste paraense
Life history is currently an important source of information about professional teaching practice. In this way, the results of research carried out under this framework can greatly affect the initial training of teachers. Therefore, the objective of this research was to describe and analyze the p...
Autor principal: | TRINDADE, Patrícia dos Santos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5337 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5337 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53372023-03-04T03:05:13Z História de vida pessoal e formação estudantil de uma professora do campo do nordeste paraense TRINDADE, Patrícia dos Santos MORAES, Jones Souza http://lattes.cnpq.br/5378200116050651 História de vida Prática de ensino Professores - Formação Educação do campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Life history is currently an important source of information about professional teaching practice. In this way, the results of research carried out under this framework can greatly affect the initial training of teachers. Therefore, the objective of this research was to describe and analyze the personal and professional life trajectory of a Rural Education teacher, gathering information that may be useful in teacher training. The methodology and material consisted of a semi-structured interview, recorded, transcribed and analyzed, considering the theoretical framework of Life Stories and Teacher Training. The results indicate that there are intrinsic points to the person, such as their life process, which encompasses childhood and family aspects, as well as aspects that were of great relevance to the researched student teacher. A história de vida é, atualmente, uma importante fonte de informação sobre a prática profissional docente. Desta forma, os resultados de pesquisas realizadas sob este referencial podem atingir sobremaneira a formação inicial de professores. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi analisar a trajetória de vida pessoal e estudantil de uma professora da Educação do Campo, levantando informações que possam ser úteis na formação de professores. A metodologia e material constou de entrevista semi-estruturada, gravada, transcrita e analisada, tendo em vista o referencial teórico de Histórias de Vida e Formação de Professores. Os resultados indicam que existem pontos intrínsecos à pessoa, como por exemplo, o seu processo de vida que engloba aspectos da infância e de ordem familiar, bem como aspectos que foram de grande relevância para o processo de formação estudantil da pesquisada. 2023-03-03T15:10:51Z 2023-03-03T15:10:51Z 2022-12-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação TRINDADE, Patrícia dos Santos. História de vida pessoal e formação estudantil de uma professora do campo do nordeste paraense. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5337. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5337 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
História de vida Prática de ensino Professores - Formação Educação do campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
História de vida Prática de ensino Professores - Formação Educação do campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS TRINDADE, Patrícia dos Santos História de vida pessoal e formação estudantil de uma professora do campo do nordeste paraense |
topic_facet |
História de vida Prática de ensino Professores - Formação Educação do campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
Life history is currently an important source of information about professional teaching
practice. In this way, the results of research carried out under this framework can
greatly affect the initial training of teachers. Therefore, the objective of this research
was to describe and analyze the personal and professional life trajectory of a Rural
Education teacher, gathering information that may be useful in teacher training. The
methodology and material consisted of a semi-structured interview, recorded,
transcribed and analyzed, considering the theoretical framework of Life Stories and
Teacher Training. The results indicate that there are intrinsic points to the person, such
as their life process, which encompasses childhood and family aspects, as well as
aspects that were of great relevance to the researched student teacher. |
author_additional |
MORAES, Jones Souza |
author_additionalStr |
MORAES, Jones Souza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
TRINDADE, Patrícia dos Santos |
title |
História de vida pessoal e formação estudantil de uma professora do campo do nordeste paraense |
title_short |
História de vida pessoal e formação estudantil de uma professora do campo do nordeste paraense |
title_full |
História de vida pessoal e formação estudantil de uma professora do campo do nordeste paraense |
title_fullStr |
História de vida pessoal e formação estudantil de uma professora do campo do nordeste paraense |
title_full_unstemmed |
História de vida pessoal e formação estudantil de uma professora do campo do nordeste paraense |
title_sort |
história de vida pessoal e formação estudantil de uma professora do campo do nordeste paraense |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5337 |
_version_ |
1787155449030639616 |
score |
11.753896 |