Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Avaliação da aprendizagem: discursividades de professoras do ensino fundamental na Escola José Monteiro Maia em Castanhal

This study analyzes the evaluation of learning in the discourse of Elementary School teachers at José Monteiro Maia Municipal School in Castanhal-PA. The theoretical framework is based on Cipriano Luckesi, Ana Maria Saul, Léa Depresbiteris, Maria Teresa Esteban, Jussara Hoffmann, among others, fo...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Monique Elane Barroso
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5347
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5347
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53472023-03-07T03:06:39Z Avaliação da aprendizagem: discursividades de professoras do ensino fundamental na Escola José Monteiro Maia em Castanhal SILVA, Monique Elane Barroso SANTOS, Raquel Amorim dos http://lattes.cnpq.br/3387666784015912 Avaliação da aprendizagem Professores Ensino fundamental Learning assessment Teachers Elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS This study analyzes the evaluation of learning in the discourse of Elementary School teachers at José Monteiro Maia Municipal School in Castanhal-PA. The theoretical framework is based on Cipriano Luckesi, Ana Maria Saul, Léa Depresbiteris, Maria Teresa Esteban, Jussara Hoffmann, among others, for discussions on learning assessment. The study has a qualitative approach, bibliographic and field character. For data generation, we used a semi-structured questionnaire with 03 (three) teachers who work in Elementary School, Early Years. For data analysis we used discourse analysis based on Mikhail Bakhtin from the concepts of dialogism and enunciation. The results of the study reveal that the teachers' speeches show a conception of evaluation focused on the perspective of diagnostic, formative, mediating and emancipatory evaluation, developed through different evaluation instruments such as tests, texts, observation sheets, records, portfolios and others, with a view to monitoring and contextualizing the teaching and learning process. We conclude, then, that the teaching and learning process goes beyond a traditional assessment in the classroom, making learning assessment a transformative tool, specific and reflective of the countless situations and challenges that the basic education teacher can experience in the classroom. of class. Being perceptible that the teachers in the pedagogical and school work build the multiplicity of knowledge, through the diagnostic, problematizing and evaluation mediator look. Este estudo analisa a avaliação da aprendizagem nas discursividades de professoras do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Monteiro Maia em Castanhal-PA. O referencial teórico se baseia em Cipriano Luckesi, Ana Maria Saul, Léa Depresbiteris, Maria Teresa Esteban, Jussara Hoffmann, entre outros, para as discussões sobre avaliação da aprendizagem. O estudo é de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e de campo. Para a geração dos dados utilizamos o questionário semiestruturado com 03 (três) professoras que atuam no Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Para a análise dos dados utilizamos a análise do discurso com base em Mikhail Bakhtin a partir dos conceitos de dialogismo e enunciação. Os resultados do estudo revelam que os discursos das professoras evidenciam uma concepção de avaliação voltada para a perspectiva da avaliação diagnóstica, formativa, mediadora e emancipatória, desenvolvida por meio dos diferentes instrumentos avaliativos como as provas, textos, fichas de observação, registros, portfólios e outros, com vista ao acompanhamento e a contextualização do processo ensino e da aprendizagem. Concluímos, então que o processo de ensino e de aprendizagem está para além de uma avaliação tradicional em sala de aula, tornando avaliação da aprendizagem como uma ferramenta transformadora, especifica e reflexiva das inúmeras situações e desafios que o professor do ensino básico pode vivenciar em sala de aula. Sendo perceptível que as professoras no trabalho pedagógico e escolar constroem a multiplicidade do conhecimento, por meio do olhar diagnóstico, problematizador e mediador da avaliação. 2023-03-06T15:12:25Z 2023-03-06T15:12:25Z 2022-12-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Monique Elane Barroso. Avaliação da aprendizagem: discursividades de professoras do ensino fundamental na Escola José Monteiro Maia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5347. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5347 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Avaliação da aprendizagem
Professores
Ensino fundamental
Learning assessment
Teachers
Elementary school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Avaliação da aprendizagem
Professores
Ensino fundamental
Learning assessment
Teachers
Elementary school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
SILVA, Monique Elane Barroso
Avaliação da aprendizagem: discursividades de professoras do ensino fundamental na Escola José Monteiro Maia em Castanhal
topic_facet Avaliação da aprendizagem
Professores
Ensino fundamental
Learning assessment
Teachers
Elementary school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This study analyzes the evaluation of learning in the discourse of Elementary School teachers at José Monteiro Maia Municipal School in Castanhal-PA. The theoretical framework is based on Cipriano Luckesi, Ana Maria Saul, Léa Depresbiteris, Maria Teresa Esteban, Jussara Hoffmann, among others, for discussions on learning assessment. The study has a qualitative approach, bibliographic and field character. For data generation, we used a semi-structured questionnaire with 03 (three) teachers who work in Elementary School, Early Years. For data analysis we used discourse analysis based on Mikhail Bakhtin from the concepts of dialogism and enunciation. The results of the study reveal that the teachers' speeches show a conception of evaluation focused on the perspective of diagnostic, formative, mediating and emancipatory evaluation, developed through different evaluation instruments such as tests, texts, observation sheets, records, portfolios and others, with a view to monitoring and contextualizing the teaching and learning process. We conclude, then, that the teaching and learning process goes beyond a traditional assessment in the classroom, making learning assessment a transformative tool, specific and reflective of the countless situations and challenges that the basic education teacher can experience in the classroom. of class. Being perceptible that the teachers in the pedagogical and school work build the multiplicity of knowledge, through the diagnostic, problematizing and evaluation mediator look.
author_additional SANTOS, Raquel Amorim dos
author_additionalStr SANTOS, Raquel Amorim dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Monique Elane Barroso
title Avaliação da aprendizagem: discursividades de professoras do ensino fundamental na Escola José Monteiro Maia em Castanhal
title_short Avaliação da aprendizagem: discursividades de professoras do ensino fundamental na Escola José Monteiro Maia em Castanhal
title_full Avaliação da aprendizagem: discursividades de professoras do ensino fundamental na Escola José Monteiro Maia em Castanhal
title_fullStr Avaliação da aprendizagem: discursividades de professoras do ensino fundamental na Escola José Monteiro Maia em Castanhal
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem: discursividades de professoras do ensino fundamental na Escola José Monteiro Maia em Castanhal
title_sort avaliação da aprendizagem: discursividades de professoras do ensino fundamental na escola josé monteiro maia em castanhal
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5347
_version_ 1787155450137935872
score 11.753896