/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil
The present work is a bibliographical study whose theme is “Play as a learning strategy in early childhood education”, with the general objective of understanding playfulness as a didactic strategy in the teaching-learning process in early childhood education. As specific objectives: to raise histor...
Autor principal: | FONSECA, Silvani de Lima |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5351 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5351 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53512023-03-07T03:06:14Z O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil FONSECA, Silvani de Lima RODRIGUES, Raimunda do Socorro http://lattes.cnpq.br/4605510008816420 Estratégia de aprendizagem Educação infantil Lúdico Learning strategy Child education Ludic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work is a bibliographical study whose theme is “Play as a learning strategy in early childhood education”, with the general objective of understanding playfulness as a didactic strategy in the teaching-learning process in early childhood education. As specific objectives: to raise historical and conceptual information about the ludic/ludicity; to verify how ludicity is used as a pedagogical strategy in the teaching and learning process in early childhood education; understand how playfulness can promote the improvement of early childhood education students' learning. The developed methodology involved a vast bibliographic survey on the subject, with the intention of building a theoretical basis in several authors such as Kishimoto (2013), Santos (2012), Ariès (1981), among others. The results, based on the reflections made, show that the use of playfulness as a didactic resource in early childhood education, if planned within a pedagogical strategy, will positively influence the children's teaching-learning process. O presente trabalho é um estudo bibliográfico que tem como tema “O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil”, tendo como objetivo geral compreender a ludicidade enquanto estratégia didática no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Como objetivos específicos: levantar informações históricas e conceituais a respeito do lúdico/ludicidade; verificar como a ludicidade é utilizada enquanto estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil; compreender como a ludicidade pode promover o aprimoramento da aprendizagem dos alunos da educação infantil. A metodologia desenvolvida envolveu um vasto levantamento bibliográfico sobre a temática, com a intenção de construir uma base teórica em diversos autores como Kishimoto (2013), Santos (2012), Ariès (1981), entre outros. Os resultados, a partir das reflexões feitas, mostram que o uso da ludicidade enquanto recurso didático na educação infantil, se planejada dentro de uma estratégia pedagógica, influenciará positivamente no processo de ensino-aprendizagem das crianças. 2023-03-06T17:02:41Z 2023-03-06T17:02:41Z 2023-01-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FONSECA, Silvani de Lima. O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil. Orientadora: Raimundo do Socorro Rodrigues. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5351. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5351 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estratégia de aprendizagem Educação infantil Lúdico Learning strategy Child education Ludic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Estratégia de aprendizagem Educação infantil Lúdico Learning strategy Child education Ludic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO FONSECA, Silvani de Lima O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil |
topic_facet |
Estratégia de aprendizagem Educação infantil Lúdico Learning strategy Child education Ludic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The present work is a bibliographical study whose theme is “Play as a learning strategy in early childhood education”, with the general objective of understanding playfulness as a didactic strategy in the teaching-learning process in early childhood education. As specific objectives: to raise historical and conceptual information about the ludic/ludicity; to verify how ludicity is used as a pedagogical strategy in the teaching and learning process in early childhood education; understand how playfulness can promote the improvement of early childhood education students' learning. The developed methodology involved a vast bibliographic survey on the subject, with the intention of building a theoretical basis in several authors such as Kishimoto (2013), Santos (2012), Ariès (1981), among others. The results, based on the reflections made, show that the use of playfulness as a didactic resource in early childhood education, if planned within a pedagogical strategy, will positively influence the children's teaching-learning process. |
author_additional |
RODRIGUES, Raimunda do Socorro |
author_additionalStr |
RODRIGUES, Raimunda do Socorro |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
FONSECA, Silvani de Lima |
title |
O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil |
title_short |
O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil |
title_full |
O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil |
title_fullStr |
O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil |
title_sort |
o lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5351 |
_version_ |
1787155450739818496 |
score |
11.753735 |