Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil

The present work is a bibliographical study whose theme is “Play as a learning strategy in early childhood education”, with the general objective of understanding playfulness as a didactic strategy in the teaching-learning process in early childhood education. As specific objectives: to raise histor...

ver descrição completa

Autor principal: FONSECA, Silvani de Lima
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5351
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5351
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53512023-03-07T03:06:14Z O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil FONSECA, Silvani de Lima RODRIGUES, Raimunda do Socorro http://lattes.cnpq.br/4605510008816420 Estratégia de aprendizagem Educação infantil Lúdico Learning strategy Child education Ludic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work is a bibliographical study whose theme is “Play as a learning strategy in early childhood education”, with the general objective of understanding playfulness as a didactic strategy in the teaching-learning process in early childhood education. As specific objectives: to raise historical and conceptual information about the ludic/ludicity; to verify how ludicity is used as a pedagogical strategy in the teaching and learning process in early childhood education; understand how playfulness can promote the improvement of early childhood education students' learning. The developed methodology involved a vast bibliographic survey on the subject, with the intention of building a theoretical basis in several authors such as Kishimoto (2013), Santos (2012), Ariès (1981), among others. The results, based on the reflections made, show that the use of playfulness as a didactic resource in early childhood education, if planned within a pedagogical strategy, will positively influence the children's teaching-learning process. O presente trabalho é um estudo bibliográfico que tem como tema “O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil”, tendo como objetivo geral compreender a ludicidade enquanto estratégia didática no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Como objetivos específicos: levantar informações históricas e conceituais a respeito do lúdico/ludicidade; verificar como a ludicidade é utilizada enquanto estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil; compreender como a ludicidade pode promover o aprimoramento da aprendizagem dos alunos da educação infantil. A metodologia desenvolvida envolveu um vasto levantamento bibliográfico sobre a temática, com a intenção de construir uma base teórica em diversos autores como Kishimoto (2013), Santos (2012), Ariès (1981), entre outros. Os resultados, a partir das reflexões feitas, mostram que o uso da ludicidade enquanto recurso didático na educação infantil, se planejada dentro de uma estratégia pedagógica, influenciará positivamente no processo de ensino-aprendizagem das crianças. 2023-03-06T17:02:41Z 2023-03-06T17:02:41Z 2023-01-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FONSECA, Silvani de Lima. O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil. Orientadora: Raimundo do Socorro Rodrigues. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5351. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5351 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estratégia de aprendizagem
Educação infantil
Lúdico
Learning strategy
Child education
Ludic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estratégia de aprendizagem
Educação infantil
Lúdico
Learning strategy
Child education
Ludic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
FONSECA, Silvani de Lima
O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil
topic_facet Estratégia de aprendizagem
Educação infantil
Lúdico
Learning strategy
Child education
Ludic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present work is a bibliographical study whose theme is “Play as a learning strategy in early childhood education”, with the general objective of understanding playfulness as a didactic strategy in the teaching-learning process in early childhood education. As specific objectives: to raise historical and conceptual information about the ludic/ludicity; to verify how ludicity is used as a pedagogical strategy in the teaching and learning process in early childhood education; understand how playfulness can promote the improvement of early childhood education students' learning. The developed methodology involved a vast bibliographic survey on the subject, with the intention of building a theoretical basis in several authors such as Kishimoto (2013), Santos (2012), Ariès (1981), among others. The results, based on the reflections made, show that the use of playfulness as a didactic resource in early childhood education, if planned within a pedagogical strategy, will positively influence the children's teaching-learning process.
author_additional RODRIGUES, Raimunda do Socorro
author_additionalStr RODRIGUES, Raimunda do Socorro
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FONSECA, Silvani de Lima
title O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil
title_short O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil
title_full O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil
title_fullStr O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil
title_full_unstemmed O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil
title_sort o lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5351
_version_ 1787155450739818496
score 11.753735