/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Contribuições da ludicidade na aprendizagem da educação infantil na escola quilombola Antonio Fausto da Trindade em Itaboca
The present text proposes a discussion about the “Contributions of playfulness in the learning of Early Childhood Education in the quilombola Antonio Fausto da Trindade school, in Itaboca, municipality of Inhangapi -Pa. General objective: Reflect from the authors' point of view, the ludic perspect...
Autor principal: | ESPÍRITO SANTO, Maria Aparecida Azevedo do |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5353 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5353 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53532023-03-07T03:06:29Z Contribuições da ludicidade na aprendizagem da educação infantil na escola quilombola Antonio Fausto da Trindade em Itaboca ESPÍRITO SANTO, Maria Aparecida Azevedo do AMARAL, Assunção José Pureza http://lattes.cnpq.br/2950887958552733 Ludicidade Educação infantil Quilombolas - Educação Quilombo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS The present text proposes a discussion about the “Contributions of playfulness in the learning of Early Childhood Education in the quilombola Antonio Fausto da Trindade school, in Itaboca, municipality of Inhangapi -Pa. General objective: Reflect from the authors' point of view, the ludic perspective in the kindergarten modality. The problem is: What is the value that toys, play and games have in the development of learning of Early Childhood Education students at the A. F. da Trindade quilombola school in Itaboca? The methodology used was based on a bibliographical research, with fieldwork, of a qualitative and descriptive nature. The article was built based on the authors: Amaral (2008/2022), Arroyo (2013), Berticelli, I. A.; Telles, A. M. (2017), and laws such as the 1988 Constitution, the LDB, the PCNs, the RCNEI, and others. As a result of the research, it is pointed out that the contribution of playfulness in learning Early Childhood Education in the quilombola school are: it values memory and strengthens the quilombola identity of the Itaboca community, that teaching dialogues with knowledge, values, cultures and awakens not only for children, but also for adults, how important these cultural traditions, ancestry and orality of the quilombola people are and that they should not be forgotten. O presente texto propõe uma discussão sobre as “Contribuições da ludicidade na aprendizagem da Educação Infantil na escola quilombola Antonio Fausto da Trindade, em Itaboca, município de Inhangapi -Pa. Objetivo geral: Refletir a partir da visão dos autores, a perspectiva lúdica na modalidade da Educação Infantil. A problemática é: Qual o valor que o brinquedo, a brincadeira e os jogos têm no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos da Educação Infantil na escola quilombola A. F. da Trindade em Itaboca? A metodologia utilizada foi embasada em uma pesquisa bibliográfica, com trabalho de campo, de caráter qualitativo e descritivo. Se construiu o artigo com base nos autores: Amaral (2008/2022), Arroyo (2013), Berticelli, I. A.; Telles, A. M. (2017), e leis como a Constituição de 1988, a LDB, os PCNs, o RCNEI, e outras. Como resultados da pesquisa aponta-se que a contribuição da ludicidade na aprendizagem da Educação Infantil na escola quilombola são: valoriza a memória e fortalece a identidade quilombola da comunidade de Itaboca, que o ensino dialoga com os saberes, valores, culturas e desperta não só para as crianças, mas para os adultos também, o quanto essas tradições culturais, a ancestralidade e a oralidade do povo quilombola é importante e que não devem ser esquecidos. 2023-03-06T17:10:37Z 2023-03-06T17:10:37Z 2022-12-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ESPÍRITO SANTO, Maria Aparecida Azevedo do. Contribuições da ludicidade na aprendizagem da educação infantil na escola quilombola Antonio Fausto da Trindade em Itaboca. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5353. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5353 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ludicidade Educação infantil Quilombolas - Educação Quilombo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Ludicidade Educação infantil Quilombolas - Educação Quilombo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS ESPÍRITO SANTO, Maria Aparecida Azevedo do Contribuições da ludicidade na aprendizagem da educação infantil na escola quilombola Antonio Fausto da Trindade em Itaboca |
topic_facet |
Ludicidade Educação infantil Quilombolas - Educação Quilombo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
The present text proposes a discussion about the “Contributions of playfulness in the learning of Early Childhood
Education in the quilombola Antonio Fausto da Trindade school, in Itaboca, municipality of Inhangapi -Pa.
General objective: Reflect from the authors' point of view, the ludic perspective in the kindergarten modality. The
problem is: What is the value that toys, play and games have in the development of learning of Early Childhood
Education students at the A. F. da Trindade quilombola school in Itaboca? The methodology used was based on a
bibliographical research, with fieldwork, of a qualitative and descriptive nature. The article was built based on the
authors: Amaral (2008/2022), Arroyo (2013), Berticelli, I. A.; Telles, A. M. (2017), and laws such as the 1988
Constitution, the LDB, the PCNs, the RCNEI, and others. As a result of the research, it is pointed out that the
contribution of playfulness in learning Early Childhood Education in the quilombola school are: it values memory
and strengthens the quilombola identity of the Itaboca community, that teaching dialogues with knowledge, values,
cultures and awakens not only for children, but also for adults, how important these cultural traditions, ancestry
and orality of the quilombola people are and that they should not be forgotten. |
author_additional |
AMARAL, Assunção José Pureza |
author_additionalStr |
AMARAL, Assunção José Pureza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ESPÍRITO SANTO, Maria Aparecida Azevedo do |
title |
Contribuições da ludicidade na aprendizagem da educação infantil na escola quilombola Antonio Fausto da Trindade em Itaboca |
title_short |
Contribuições da ludicidade na aprendizagem da educação infantil na escola quilombola Antonio Fausto da Trindade em Itaboca |
title_full |
Contribuições da ludicidade na aprendizagem da educação infantil na escola quilombola Antonio Fausto da Trindade em Itaboca |
title_fullStr |
Contribuições da ludicidade na aprendizagem da educação infantil na escola quilombola Antonio Fausto da Trindade em Itaboca |
title_full_unstemmed |
Contribuições da ludicidade na aprendizagem da educação infantil na escola quilombola Antonio Fausto da Trindade em Itaboca |
title_sort |
contribuições da ludicidade na aprendizagem da educação infantil na escola quilombola antonio fausto da trindade em itaboca |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5353 |
_version_ |
1787155451267252224 |
score |
11.753896 |