Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A palhaçaria como caminho de ensino e aprendizagem para sala de aula

The present work aims to analyze 4 clowning games/exercises that I consider extremely important for my artistic training, as well as their possible uses in the classroom. Understanding and cataloging the personal experiences that I obtained in my artistic work from 2014 to 2022, I come to address...

ver descrição completa

Autor principal: SARMENTO FILHO, Rubervaldo Cruz
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5369
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5369
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53692023-11-06T15:13:00Z A palhaçaria como caminho de ensino e aprendizagem para sala de aula SARMENTO FILHO, Rubervaldo Cruz PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda http://lattes.cnpq.br/8113463304089178 https://orcid.org/0000-0002-6918-3605 Teatro - estudo e ensino Jogo teatral Arte na educação Palhaço Theater - study and teaching Theatrical game Art in education Clown CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO The present work aims to analyze 4 clowning games/exercises that I consider extremely important for my artistic training, as well as their possible uses in the classroom. Understanding and cataloging the personal experiences that I obtained in my artistic work from 2014 to 2022, I come to address the spaces and trainers that I had the opportunity to meet throughout this process, as well as their influences for my research on the discovery of the Clown and their actions in the classroom. Taking into account my training and the spaces where I occupied, I continue with the cataloging of these experiences. This research intends to become a possible way to bring understanding to other artists, who have also gone through a similar experience of building a framework of theatrical games/exercises that can be used by other educators. O presente trabalho visa analisar 4 jogos/exercícios de palhaçaria que considero de extrema importância para minha formação artística, assim como suas possíveis utilizações em sala de aula. Compreendendo e catalogando as vivências pessoais que obtive no meu fazer artístico no período de 2014 a 2022, venho abordar os espaços e os formadores que tive a oportunidade de conhecer ao longo deste processo, também suas influências para a minha pesquisa sobre o descobrimento do Palhaço e sua ação dentro da sala de aula. Levando em consideração minha formação acadêmica, assim como, os espaços por onde ocupei meu fazer artístico, sigo com a catalogação dessas vivências. Essa pesquisa tem a intensão de se tornar uma forma possível, em trazer a compreensão para outros artistas, que também tenham passado por uma experiência semelhante de construção de um arcabouço de jogos/exercícios teatrais que possam ser utilizados por outros educadores. 2023-03-07T16:24:55Z 2023-03-07T16:24:55Z 2022-12-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FILHO, Rubervaldo Cruz Sarmento. A palhaçaria como caminho de ensino e aprendizagem para sala de aula. Orientadora: Patrícia Mara de Miranda Pinheiro. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5369. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5369 Acesso Aberto Via e-mail
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Teatro - estudo e ensino
Jogo teatral
Arte na educação
Palhaço
Theater - study and teaching
Theatrical game
Art in education
Clown
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
spellingShingle Teatro - estudo e ensino
Jogo teatral
Arte na educação
Palhaço
Theater - study and teaching
Theatrical game
Art in education
Clown
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
SARMENTO FILHO, Rubervaldo Cruz
A palhaçaria como caminho de ensino e aprendizagem para sala de aula
topic_facet Teatro - estudo e ensino
Jogo teatral
Arte na educação
Palhaço
Theater - study and teaching
Theatrical game
Art in education
Clown
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
description The present work aims to analyze 4 clowning games/exercises that I consider extremely important for my artistic training, as well as their possible uses in the classroom. Understanding and cataloging the personal experiences that I obtained in my artistic work from 2014 to 2022, I come to address the spaces and trainers that I had the opportunity to meet throughout this process, as well as their influences for my research on the discovery of the Clown and their actions in the classroom. Taking into account my training and the spaces where I occupied, I continue with the cataloging of these experiences. This research intends to become a possible way to bring understanding to other artists, who have also gone through a similar experience of building a framework of theatrical games/exercises that can be used by other educators.
author_additional PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda
author_additionalStr PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SARMENTO FILHO, Rubervaldo Cruz
title A palhaçaria como caminho de ensino e aprendizagem para sala de aula
title_short A palhaçaria como caminho de ensino e aprendizagem para sala de aula
title_full A palhaçaria como caminho de ensino e aprendizagem para sala de aula
title_fullStr A palhaçaria como caminho de ensino e aprendizagem para sala de aula
title_full_unstemmed A palhaçaria como caminho de ensino e aprendizagem para sala de aula
title_sort palhaçaria como caminho de ensino e aprendizagem para sala de aula
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5369
_version_ 1787238436732665856
score 11.753896