/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco
Encouraging reading needs to be cultivated from the very beginning of the human being, as it can be a great way to work on an imagination, creativity, writing and vocabulary. In this way, the pleasure of reading is also a source of knowledge. Thus, a present research aims to show how comics and a re...
Autor principal: | SILVA, Franciane Silva da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/537 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-537 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5372018-06-26T20:37:42Z Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco SILVA, Franciane Silva da SANTOS, Nara Raimunda de Almeida http://lattes.cnpq.br/9068687817939326 Formação de leitores Incentivo à leitura História em quadrinhos Bibliotecas escolares Profissional da informação Escola Municipal Professora Alzira Pernambuco - Belém (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA Encouraging reading needs to be cultivated from the very beginning of the human being, as it can be a great way to work on an imagination, creativity, writing and vocabulary. In this way, the pleasure of reading is also a source of knowledge. Thus, a present research aims to show how comics and a resource to arouse pleasure by reading. In addition, in the work is shown how a comic book helps in the development of reading and writing, in addition to reporting the performance of the students 6th year of the Alzira Pernambuco school, in activities with the use of comics. The methodological approach used in the design of a bibliographic research, where authors such as Abreu (2008), Assis (2010), Bari (2008) and among other authors who were essential in the research were consulted, in addition, a field research with Students teachers of the Alzira Pernambuco School of the sixth grade. O incentivo à leitura precisa ser cultivado desde os primeiros passos do ser humano, pois lê pode ser uma excelente maneira de trabalhar a imaginação, criatividade, escrita e vocabulário. Dessa forma, o prazer pela leitura também é fonte de conhecimento. Assim a presente pesquisa tem como objetivo mostrar que as histórias em quadrinhos é um recurso para despertar o prazer pela leitura. Além disso, no trabalho será demonstrado como a história em quadrinhos auxilia no desenvolvimento da leitura e da escrita, além de relatar o desemprenho dos alunos da escola Alzira Pernambuco, em atividades com o uso das histórias em quadrinhos. O percurso metodológico utilizado no projeto foi: Pesquisa bibliográfica, na qual foram consultados autores, como, Abreu (2008), Assis (2010), Bari (2008) além de outros estudiosos que foram essenciais para o desenvolvimento e concretização do trabalho; pesquisa de campo com os professores da Escola Alzira Pernambuco; análises quantitativas e descritivas. 2018-06-25T20:40:08Z 2018-06-25T20:40:08Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Franciane Silva da. Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: Um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/537>. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/537 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Formação de leitores Incentivo à leitura História em quadrinhos Bibliotecas escolares Profissional da informação Escola Municipal Professora Alzira Pernambuco - Belém (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
spellingShingle |
Formação de leitores Incentivo à leitura História em quadrinhos Bibliotecas escolares Profissional da informação Escola Municipal Professora Alzira Pernambuco - Belém (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA SILVA, Franciane Silva da Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco |
topic_facet |
Formação de leitores Incentivo à leitura História em quadrinhos Bibliotecas escolares Profissional da informação Escola Municipal Professora Alzira Pernambuco - Belém (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
description |
Encouraging reading needs to be cultivated from the very beginning of the human being, as it can be a great way to work on an imagination, creativity, writing and vocabulary. In this way, the pleasure of reading is also a source of knowledge. Thus, a present research aims to show how comics and a resource to arouse pleasure by reading. In addition, in the work is shown how a comic book helps in the development of reading and writing, in addition to reporting the performance of the students 6th year of the Alzira Pernambuco school, in activities with the use of comics. The methodological approach used in the design of a bibliographic research, where authors such as Abreu (2008), Assis (2010), Bari (2008) and among other authors who were essential in the research were consulted, in addition, a field research with Students teachers of the Alzira Pernambuco School of the sixth grade. |
author_additional |
SANTOS, Nara Raimunda de Almeida |
author_additionalStr |
SANTOS, Nara Raimunda de Almeida |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Franciane Silva da |
title |
Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco |
title_short |
Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco |
title_full |
Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco |
title_fullStr |
Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco |
title_full_unstemmed |
Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco |
title_sort |
histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na escola alzira pernambuco |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/537 |
_version_ |
1787154533029249024 |
score |
11.753735 |