Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco

Encouraging reading needs to be cultivated from the very beginning of the human being, as it can be a great way to work on an imagination, creativity, writing and vocabulary. In this way, the pleasure of reading is also a source of knowledge. Thus, a present research aims to show how comics and a re...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Franciane Silva da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/537
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-537
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5372018-06-26T20:37:42Z Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco SILVA, Franciane Silva da SANTOS, Nara Raimunda de Almeida http://lattes.cnpq.br/9068687817939326 Formação de leitores Incentivo à leitura História em quadrinhos Bibliotecas escolares Profissional da informação Escola Municipal Professora Alzira Pernambuco - Belém (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA Encouraging reading needs to be cultivated from the very beginning of the human being, as it can be a great way to work on an imagination, creativity, writing and vocabulary. In this way, the pleasure of reading is also a source of knowledge. Thus, a present research aims to show how comics and a resource to arouse pleasure by reading. In addition, in the work is shown how a comic book helps in the development of reading and writing, in addition to reporting the performance of the students 6th year of the Alzira Pernambuco school, in activities with the use of comics. The methodological approach used in the design of a bibliographic research, where authors such as Abreu (2008), Assis (2010), Bari (2008) and among other authors who were essential in the research were consulted, in addition, a field research with Students teachers of the Alzira Pernambuco School of the sixth grade. O incentivo à leitura precisa ser cultivado desde os primeiros passos do ser humano, pois lê pode ser uma excelente maneira de trabalhar a imaginação, criatividade, escrita e vocabulário. Dessa forma, o prazer pela leitura também é fonte de conhecimento. Assim a presente pesquisa tem como objetivo mostrar que as histórias em quadrinhos é um recurso para despertar o prazer pela leitura. Além disso, no trabalho será demonstrado como a história em quadrinhos auxilia no desenvolvimento da leitura e da escrita, além de relatar o desemprenho dos alunos da escola Alzira Pernambuco, em atividades com o uso das histórias em quadrinhos. O percurso metodológico utilizado no projeto foi: Pesquisa bibliográfica, na qual foram consultados autores, como, Abreu (2008), Assis (2010), Bari (2008) além de outros estudiosos que foram essenciais para o desenvolvimento e concretização do trabalho; pesquisa de campo com os professores da Escola Alzira Pernambuco; análises quantitativas e descritivas. 2018-06-25T20:40:08Z 2018-06-25T20:40:08Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Franciane Silva da. Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: Um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/537>. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/537 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Formação de leitores
Incentivo à leitura
História em quadrinhos
Bibliotecas escolares
Profissional da informação
Escola Municipal Professora Alzira Pernambuco - Belém (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
spellingShingle Formação de leitores
Incentivo à leitura
História em quadrinhos
Bibliotecas escolares
Profissional da informação
Escola Municipal Professora Alzira Pernambuco - Belém (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
SILVA, Franciane Silva da
Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco
topic_facet Formação de leitores
Incentivo à leitura
História em quadrinhos
Bibliotecas escolares
Profissional da informação
Escola Municipal Professora Alzira Pernambuco - Belém (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description Encouraging reading needs to be cultivated from the very beginning of the human being, as it can be a great way to work on an imagination, creativity, writing and vocabulary. In this way, the pleasure of reading is also a source of knowledge. Thus, a present research aims to show how comics and a resource to arouse pleasure by reading. In addition, in the work is shown how a comic book helps in the development of reading and writing, in addition to reporting the performance of the students 6th year of the Alzira Pernambuco school, in activities with the use of comics. The methodological approach used in the design of a bibliographic research, where authors such as Abreu (2008), Assis (2010), Bari (2008) and among other authors who were essential in the research were consulted, in addition, a field research with Students teachers of the Alzira Pernambuco School of the sixth grade.
author_additional SANTOS, Nara Raimunda de Almeida
author_additionalStr SANTOS, Nara Raimunda de Almeida
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Franciane Silva da
title Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco
title_short Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco
title_full Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco
title_fullStr Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco
title_sort histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na escola alzira pernambuco
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/537
_version_ 1787154533029249024
score 11.753735