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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará
Esse estudo tem por objetivo analisar as percepções dos alunos do Curso de Pedagogia sobre o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar, no Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará. O Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar visa o estudo e a análise das práticas pe...
Autor principal: | CHAVES, Francisca Gabrielly Pantoja |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5385 |
Resumo: |
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Esse estudo tem por objetivo analisar as percepções dos alunos do Curso de
Pedagogia sobre o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar, no Campus Universitário
de Castanhal da Universidade Federal do Pará. O Estágio de Pedagogia em Ambiente Não
Escolar visa o estudo e a análise das práticas pedagógicas, o exercício de vivencias através do
Estágio Supervisionado em Ambientes Não-Escolares possibilitando a geração de projetos
pedagógicos que demandam a presença do pedagogo e as vivências de experiências
pedagógicas alternativas nesses Ambientes Não-Escolares (PPC/FAPED/UFPA, 2010). O
referencial teórico baseia-se em Falco e Moreira (2017), Libâneo (2001), Modesto e Pereira
(2021). A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e de campo por meio
do questionário semiestruturado aplicado a 05 (cinco) alunas do Curso de Pedagogia que
responderam ao Formulário Google Forms enviado a Turma de Pedagogia 2018.2, 9o
semestre, que cursaram a disciplina de Estágio em Pedagogia em Ambiente Não escolar. Para
a análise das percepções das alunas utilizamos a técnica da análise do discurso de base
teórico-metodológica a partir da Teoria da Filosofia da Linguagem de Bakhtin (2016). Os
resultados revelam que o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar ainda não é o
suficiente para suprir as necessidades dos alunos, logo é preciso que o Estágio de Pedagogia
em Ambiente Não Escolar possibilite ainda que brevemente o contato com a prática em
diferentes espaços, assim como o conhecimento sumarizado da área de atuação do pedagogo e
a compreensão das inúmeras atividades que necessitam da unidade teoria e prática. O estudo
conclui que o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar na percepção de alunas do
Curso de Pedagogia, enquanto componente curricular obrigatória proporcionou diversas
experiências que contribuem para atuação do Pedagogo nesses ambientes, no entanto não foi
suficiente, é preciso ampliar por meio de estágios, pesquisas de campo desenvolvidas no
decorrer da formação inicial acadêmica e formação continuada. |