Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará

Esse estudo tem por objetivo analisar as percepções dos alunos do Curso de Pedagogia sobre o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar, no Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará. O Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar visa o estudo e a análise das práticas pe...

ver descrição completa

Autor principal: CHAVES, Francisca Gabrielly Pantoja
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5385
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5385
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53852023-03-10T03:05:19Z Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará CHAVES, Francisca Gabrielly Pantoja SANTOS, Raquel Amorim dos http://lattes.cnpq.br/3387666784015912 Estágio supervisionado Pedagogia em ambiente não escolar Discentes de pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Esse estudo tem por objetivo analisar as percepções dos alunos do Curso de Pedagogia sobre o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar, no Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará. O Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar visa o estudo e a análise das práticas pedagógicas, o exercício de vivencias através do Estágio Supervisionado em Ambientes Não-Escolares possibilitando a geração de projetos pedagógicos que demandam a presença do pedagogo e as vivências de experiências pedagógicas alternativas nesses Ambientes Não-Escolares (PPC/FAPED/UFPA, 2010). O referencial teórico baseia-se em Falco e Moreira (2017), Libâneo (2001), Modesto e Pereira (2021). A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e de campo por meio do questionário semiestruturado aplicado a 05 (cinco) alunas do Curso de Pedagogia que responderam ao Formulário Google Forms enviado a Turma de Pedagogia 2018.2, 9o semestre, que cursaram a disciplina de Estágio em Pedagogia em Ambiente Não escolar. Para a análise das percepções das alunas utilizamos a técnica da análise do discurso de base teórico-metodológica a partir da Teoria da Filosofia da Linguagem de Bakhtin (2016). Os resultados revelam que o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar ainda não é o suficiente para suprir as necessidades dos alunos, logo é preciso que o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar possibilite ainda que brevemente o contato com a prática em diferentes espaços, assim como o conhecimento sumarizado da área de atuação do pedagogo e a compreensão das inúmeras atividades que necessitam da unidade teoria e prática. O estudo conclui que o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar na percepção de alunas do Curso de Pedagogia, enquanto componente curricular obrigatória proporcionou diversas experiências que contribuem para atuação do Pedagogo nesses ambientes, no entanto não foi suficiente, é preciso ampliar por meio de estágios, pesquisas de campo desenvolvidas no decorrer da formação inicial acadêmica e formação continuada. 2023-03-09T11:43:01Z 2023-03-09T11:43:01Z 2022-12-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CHAVES, Francisca Gabrielly Pantoja. Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5385. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5385 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio supervisionado
Pedagogia em ambiente não escolar
Discentes de pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Estágio supervisionado
Pedagogia em ambiente não escolar
Discentes de pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CHAVES, Francisca Gabrielly Pantoja
Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará
topic_facet Estágio supervisionado
Pedagogia em ambiente não escolar
Discentes de pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Esse estudo tem por objetivo analisar as percepções dos alunos do Curso de Pedagogia sobre o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar, no Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará. O Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar visa o estudo e a análise das práticas pedagógicas, o exercício de vivencias através do Estágio Supervisionado em Ambientes Não-Escolares possibilitando a geração de projetos pedagógicos que demandam a presença do pedagogo e as vivências de experiências pedagógicas alternativas nesses Ambientes Não-Escolares (PPC/FAPED/UFPA, 2010). O referencial teórico baseia-se em Falco e Moreira (2017), Libâneo (2001), Modesto e Pereira (2021). A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e de campo por meio do questionário semiestruturado aplicado a 05 (cinco) alunas do Curso de Pedagogia que responderam ao Formulário Google Forms enviado a Turma de Pedagogia 2018.2, 9o semestre, que cursaram a disciplina de Estágio em Pedagogia em Ambiente Não escolar. Para a análise das percepções das alunas utilizamos a técnica da análise do discurso de base teórico-metodológica a partir da Teoria da Filosofia da Linguagem de Bakhtin (2016). Os resultados revelam que o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar ainda não é o suficiente para suprir as necessidades dos alunos, logo é preciso que o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar possibilite ainda que brevemente o contato com a prática em diferentes espaços, assim como o conhecimento sumarizado da área de atuação do pedagogo e a compreensão das inúmeras atividades que necessitam da unidade teoria e prática. O estudo conclui que o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar na percepção de alunas do Curso de Pedagogia, enquanto componente curricular obrigatória proporcionou diversas experiências que contribuem para atuação do Pedagogo nesses ambientes, no entanto não foi suficiente, é preciso ampliar por meio de estágios, pesquisas de campo desenvolvidas no decorrer da formação inicial acadêmica e formação continuada.
author_additional SANTOS, Raquel Amorim dos
author_additionalStr SANTOS, Raquel Amorim dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CHAVES, Francisca Gabrielly Pantoja
title Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará
title_short Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará
title_full Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará
title_fullStr Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará
title_full_unstemmed Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará
title_sort percepções de alunos do curso de pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, campus de castanhal da universidade federal do pará
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5385
_version_ 1787155456588775424
score 11.753735