/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará
Esse estudo tem por objetivo analisar as percepções dos alunos do Curso de Pedagogia sobre o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar, no Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará. O Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar visa o estudo e a análise das práticas pe...
Autor principal: | CHAVES, Francisca Gabrielly Pantoja |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5385 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5385 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53852023-03-10T03:05:19Z Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará CHAVES, Francisca Gabrielly Pantoja SANTOS, Raquel Amorim dos http://lattes.cnpq.br/3387666784015912 Estágio supervisionado Pedagogia em ambiente não escolar Discentes de pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Esse estudo tem por objetivo analisar as percepções dos alunos do Curso de Pedagogia sobre o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar, no Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará. O Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar visa o estudo e a análise das práticas pedagógicas, o exercício de vivencias através do Estágio Supervisionado em Ambientes Não-Escolares possibilitando a geração de projetos pedagógicos que demandam a presença do pedagogo e as vivências de experiências pedagógicas alternativas nesses Ambientes Não-Escolares (PPC/FAPED/UFPA, 2010). O referencial teórico baseia-se em Falco e Moreira (2017), Libâneo (2001), Modesto e Pereira (2021). A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e de campo por meio do questionário semiestruturado aplicado a 05 (cinco) alunas do Curso de Pedagogia que responderam ao Formulário Google Forms enviado a Turma de Pedagogia 2018.2, 9o semestre, que cursaram a disciplina de Estágio em Pedagogia em Ambiente Não escolar. Para a análise das percepções das alunas utilizamos a técnica da análise do discurso de base teórico-metodológica a partir da Teoria da Filosofia da Linguagem de Bakhtin (2016). Os resultados revelam que o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar ainda não é o suficiente para suprir as necessidades dos alunos, logo é preciso que o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar possibilite ainda que brevemente o contato com a prática em diferentes espaços, assim como o conhecimento sumarizado da área de atuação do pedagogo e a compreensão das inúmeras atividades que necessitam da unidade teoria e prática. O estudo conclui que o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar na percepção de alunas do Curso de Pedagogia, enquanto componente curricular obrigatória proporcionou diversas experiências que contribuem para atuação do Pedagogo nesses ambientes, no entanto não foi suficiente, é preciso ampliar por meio de estágios, pesquisas de campo desenvolvidas no decorrer da formação inicial acadêmica e formação continuada. 2023-03-09T11:43:01Z 2023-03-09T11:43:01Z 2022-12-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CHAVES, Francisca Gabrielly Pantoja. Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5385. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5385 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estágio supervisionado Pedagogia em ambiente não escolar Discentes de pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Estágio supervisionado Pedagogia em ambiente não escolar Discentes de pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CHAVES, Francisca Gabrielly Pantoja Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará |
topic_facet |
Estágio supervisionado Pedagogia em ambiente não escolar Discentes de pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
Esse estudo tem por objetivo analisar as percepções dos alunos do Curso de
Pedagogia sobre o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar, no Campus Universitário
de Castanhal da Universidade Federal do Pará. O Estágio de Pedagogia em Ambiente Não
Escolar visa o estudo e a análise das práticas pedagógicas, o exercício de vivencias através do
Estágio Supervisionado em Ambientes Não-Escolares possibilitando a geração de projetos
pedagógicos que demandam a presença do pedagogo e as vivências de experiências
pedagógicas alternativas nesses Ambientes Não-Escolares (PPC/FAPED/UFPA, 2010). O
referencial teórico baseia-se em Falco e Moreira (2017), Libâneo (2001), Modesto e Pereira
(2021). A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e de campo por meio
do questionário semiestruturado aplicado a 05 (cinco) alunas do Curso de Pedagogia que
responderam ao Formulário Google Forms enviado a Turma de Pedagogia 2018.2, 9o
semestre, que cursaram a disciplina de Estágio em Pedagogia em Ambiente Não escolar. Para
a análise das percepções das alunas utilizamos a técnica da análise do discurso de base
teórico-metodológica a partir da Teoria da Filosofia da Linguagem de Bakhtin (2016). Os
resultados revelam que o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar ainda não é o
suficiente para suprir as necessidades dos alunos, logo é preciso que o Estágio de Pedagogia
em Ambiente Não Escolar possibilite ainda que brevemente o contato com a prática em
diferentes espaços, assim como o conhecimento sumarizado da área de atuação do pedagogo e
a compreensão das inúmeras atividades que necessitam da unidade teoria e prática. O estudo
conclui que o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar na percepção de alunas do
Curso de Pedagogia, enquanto componente curricular obrigatória proporcionou diversas
experiências que contribuem para atuação do Pedagogo nesses ambientes, no entanto não foi
suficiente, é preciso ampliar por meio de estágios, pesquisas de campo desenvolvidas no
decorrer da formação inicial acadêmica e formação continuada. |
author_additional |
SANTOS, Raquel Amorim dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Raquel Amorim dos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CHAVES, Francisca Gabrielly Pantoja |
title |
Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará |
title_short |
Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará |
title_full |
Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará |
title_fullStr |
Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará |
title_full_unstemmed |
Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará |
title_sort |
percepções de alunos do curso de pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, campus de castanhal da universidade federal do pará |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5385 |
_version_ |
1787155456588775424 |
score |
11.753735 |