Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Avanços e desafios das práticas docentes no processo de alfabetização e letramento na educação do campo, Altamira - Pará

The present work of CBT under the title "Advances and Challenges of teaching practices in the process of Literacy and Literacy in the Field Education", presents a research carried out in the context of field education. It sought to problematize what advances and challenges teachers face in order to...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Feliciane Batista da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5419
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5419
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-54192023-03-21T03:05:10Z Avanços e desafios das práticas docentes no processo de alfabetização e letramento na educação do campo, Altamira - Pará SILVA, Feliciane Batista da CORDEIRO, Leonardo Zenha http://lattes.cnpq.br/2632651097546086 Alfabetização Letramento Educação do campo Literacy Literature Field education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL The present work of CBT under the title "Advances and Challenges of teaching practices in the process of Literacy and Literacy in the Field Education", presents a research carried out in the context of field education. It sought to problematize what advances and challenges teachers face in order to literacy and literacy in the context of rural schools and how teachers develop and plan activities that promote literacy and literacy according to students' experiences. The main objective of this research was to investigate the challenges and advances in the process of literacy and literacy in rural education in a municipal elementary school located in the Itapuama community in the rural area of the Municipality of Altamira Pará. This is a qualitative research, in which interviews were conducted with closed questions to two literacy teachers, a holder and another support teacher. The results showed that there has been great progress in the field education that favors the teaching and learning process of literacy and literacy. However, there are still many challenges that teachers face in order to develop their practices regarding the process of literacy teaching in the field reality. These difficulties range from school transportation and road conditions to infrastructure issues, reaching teaching and learning issues. O presente trabalho de TCC sob o título ´´ Avanços e Desafios das práticas docentes no processo de Alfabetização e Letramento na Educação do Campo’’, apresenta uma pesquisa realizada no contexto da educação do campo. Buscou problematizar quais os avanços e os desafios que os docentes enfrentam para alfabetizar e letrar no contexto das escolas do campo e como os professores desenvolve e planejam as atividades que favoreça a alfabetizar e letrar de acordo com as vivencias dos alunos. O objetivo central que norteou essa pesquisa foi investigar os desafios e os avanços no processo de alfabetização e letramento na educação do campo em uma escola municipal de ensino fundamental, situada na comunidade Itapuama área rural do Município de Altamira Pará. Trata se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizada entrevistas com questões fechadas a dois professores alfabetizadores, um titular e outro professor de apoio. Os resultados evidenciaram que houve grandes avanços na educação do campo que favorece o processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento. No entanto ainda são muitos os desafios que os professores enfrentam para desenvolver suas práticas no que tange o processo de alfabetizar letrando na realidade do campo. Dificuldades essas que vai desde o transporte escolar e as condições das estradas até questões de infraestrutura chegando as questões de ensino e aprendizagem. 2023-03-20T17:53:35Z 2023-03-20T17:53:35Z 2019-02-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Feliciane Batista da. Avanços e desafios das práticas docentes no processo de alfabetização e letramento na educação do campo, Altamira - Pará. Orientador: Leonardo Zenha Cordeiro. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5419. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5419 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alfabetização
Letramento
Educação do campo
Literacy
Literature
Field education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Alfabetização
Letramento
Educação do campo
Literacy
Literature
Field education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
SILVA, Feliciane Batista da
Avanços e desafios das práticas docentes no processo de alfabetização e letramento na educação do campo, Altamira - Pará
topic_facet Alfabetização
Letramento
Educação do campo
Literacy
Literature
Field education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description The present work of CBT under the title "Advances and Challenges of teaching practices in the process of Literacy and Literacy in the Field Education", presents a research carried out in the context of field education. It sought to problematize what advances and challenges teachers face in order to literacy and literacy in the context of rural schools and how teachers develop and plan activities that promote literacy and literacy according to students' experiences. The main objective of this research was to investigate the challenges and advances in the process of literacy and literacy in rural education in a municipal elementary school located in the Itapuama community in the rural area of the Municipality of Altamira Pará. This is a qualitative research, in which interviews were conducted with closed questions to two literacy teachers, a holder and another support teacher. The results showed that there has been great progress in the field education that favors the teaching and learning process of literacy and literacy. However, there are still many challenges that teachers face in order to develop their practices regarding the process of literacy teaching in the field reality. These difficulties range from school transportation and road conditions to infrastructure issues, reaching teaching and learning issues.
author_additional CORDEIRO, Leonardo Zenha
author_additionalStr CORDEIRO, Leonardo Zenha
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Feliciane Batista da
title Avanços e desafios das práticas docentes no processo de alfabetização e letramento na educação do campo, Altamira - Pará
title_short Avanços e desafios das práticas docentes no processo de alfabetização e letramento na educação do campo, Altamira - Pará
title_full Avanços e desafios das práticas docentes no processo de alfabetização e letramento na educação do campo, Altamira - Pará
title_fullStr Avanços e desafios das práticas docentes no processo de alfabetização e letramento na educação do campo, Altamira - Pará
title_full_unstemmed Avanços e desafios das práticas docentes no processo de alfabetização e letramento na educação do campo, Altamira - Pará
title_sort avanços e desafios das práticas docentes no processo de alfabetização e letramento na educação do campo, altamira - pará
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5419
_version_ 1787155478992650240
score 11.753735