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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: práticas inclusivas com idosos
O aumento do número de idosos no Brasil convida para um novo olhar sobre a velhice e o que ela representa na sociedade. Este artigo busca identificar o papel do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na vida dos idosos do município de Brasil Novo, localizado no Estado do Pará. Para isso...
Autor principal: | SANTOS, Aparecida Nascimento dos |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
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Assuntos: | |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-54202023-03-21T03:05:14Z Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: práticas inclusivas com idosos SANTOS, Aparecida Nascimento dos FARIAS, Roseane Rabelo Souza http://lattes.cnpq.br/4325824918742074 Velhice SCFV Pedagogia social Práticas educativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O aumento do número de idosos no Brasil convida para um novo olhar sobre a velhice e o que ela representa na sociedade. Este artigo busca identificar o papel do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na vida dos idosos do município de Brasil Novo, localizado no Estado do Pará. Para isso, foi realizado um trabalho de campo, além de entrevistas aos idosos, utilizando a história oral como método, e um levantamento bibliográfico que permitiu a contextualização de temas diretamente ligados à terceira idade. Entre eles, a solidão, a motivação e as práticas educativas ofertadas de acordo com a Pedagogia Social, uma área conhecida por contemplar pessoas comumente excluídas como adolescentes, mulheres e idosos. Entre os autores que deram aparo para a base teórica estão Beauvoir (1970), Graciani (2014), Gohn (2013) e a legislação que ampara o idoso como a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto do Idoso (2003). Objetivando indentificar de que forma o SCFV contribui para melhorar a qualidade de vida e trazer novas perspectivas para esses idosos por meio da vivência e das práticas educativas, a pesquisa propõe traçar o perfil dessas pessoas e descobrir quais são as atividades que mais lhes agradam, além de vislumbrar suas reações em relação às práticas realizadas. 2023-03-20T18:07:46Z 2023-03-20T18:07:46Z 2022-11-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Aparecida Nascimento dos. Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: práticas inclusivas com idosos. Orientadora: Roseane Rabelo Souza Farias. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5420. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5420 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
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O aumento do número de idosos no Brasil convida para um novo olhar sobre a velhice e o que ela representa na sociedade. Este artigo busca identificar o papel do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na vida dos idosos do município de Brasil Novo, localizado no Estado do Pará. Para isso, foi realizado um trabalho de campo, além de entrevistas aos idosos, utilizando a história oral como método, e um levantamento bibliográfico que permitiu a contextualização de temas diretamente ligados à terceira idade. Entre eles, a solidão, a motivação e as práticas educativas ofertadas de acordo com a Pedagogia Social, uma área conhecida por contemplar pessoas comumente excluídas como adolescentes, mulheres e idosos. Entre os autores que deram aparo para a base teórica estão Beauvoir (1970), Graciani (2014), Gohn (2013) e a legislação que ampara o idoso como a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto do Idoso (2003). Objetivando indentificar de que forma o SCFV contribui para melhorar a qualidade de vida e trazer novas perspectivas para esses idosos por meio da vivência e das práticas educativas, a pesquisa propõe traçar o perfil dessas pessoas e descobrir quais são as atividades que mais lhes agradam, além de vislumbrar suas reações em relação às práticas realizadas. |
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