Artigo

Mitos Cametaenses: una propuesta didáctica para la enseñanza de E/LE

A realização desta pesquisa buscou desenvolver uma proposta didática para o ensino de E/LE no nível fundamental a partir dos mitos cametaenses. Por meio deste estudo se mostrará a importância dos mitos na vida cotidiana do povo cametaense e que os mesmos podem servir como apoio para trabalhar didati...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Ranielle Ferreira dos
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5452
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5452
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-54522023-03-29T03:05:10Z Mitos Cametaenses: una propuesta didáctica para la enseñanza de E/LE SANTOS, Ranielle Ferreira dos PASCOAL, Rosana Moraes http://lattes.cnpq.br/0935591532586126 https://orcid.org/0000-0002-1321-0045 Mito Cametá Propuestas didácticas para la enseñanza del español Propostas didáticas ao ensino de espanhol CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM A realização desta pesquisa buscou desenvolver uma proposta didática para o ensino de E/LE no nível fundamental a partir dos mitos cametaenses. Por meio deste estudo se mostrará a importância dos mitos na vida cotidiana do povo cametaense e que os mesmos podem servir como apoio para trabalhar didaticamente o ensino de E/LE, pois além de valorizar a cultura local e, a utilização dos mesmos possibilitarão ao aluno compreender a língua meta a partir de sua realidade, tornando assim, o ensino mais significativo. O boto namorador e Matinta Pereira foram os mitos selecionados para se desenvolver a proposta didática, os mesmos foram selecionados a partir de estudos bibliográficos. Autores como Eliade (1972), Vygotsky (1998), Mocbel (2009) serviram como embasamento teórico. Ressalta-se que esta será de grande relevância pessoal, pois trará uma gama de aprendizado diante do que foi pesquisado e, terá ainda importância no campo social, pois acredita-se que trará contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. La realización de esta pesquisa buscó manejar una propuesta didáctica para la enseñanza de E/LE en el nivel fundamental a partir de los mitos cametaenses. A través de este estudio se mostrará la importancia de los mitos en la vida cotidiana del pueblo cametaense y que los mismos pueden servir de apoyo para trabajar didácticamente la enseñanza de E/LE, ya que además de valorar la cultura local y, el uso de los mismos permitirá al alumno comprender la lengua meta desde su realidad, haciendo que la enseñanza sea más significativa. El boto namorador y Matinta Pereira fueron los mitos seleccionados para desarrollar la propuesta didáctica, fueron seleccionados de estudios bibliográficos. Autores como Eliade (1972), Vygotsky (1998), Mocbel (2009) sirvieron de base teórica. Se enfatiza que esto será de gran relevancia personal, ya que traerá una gama de aprendizaje a lo que se ha investigado y también será importante en el campo social, ya que se cree que traerá contribuciones al proceso de enseñanza y aprendizaje. 2023-03-28T14:15:12Z 2023-03-28T14:15:12Z 2023-03-01 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SANTOS, Ranielle Ferreira dos. Mitos Cametaenses: una propuesta didáctica para la enseñanza de E/LE. Orientadora: Rosana Moraes Pascoal. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Espanhola) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Cametá, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5452. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5452 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Mito
Cametá
Propuestas didácticas para la enseñanza del español
Propostas didáticas ao ensino de espanhol
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Mito
Cametá
Propuestas didácticas para la enseñanza del español
Propostas didáticas ao ensino de espanhol
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SANTOS, Ranielle Ferreira dos
Mitos Cametaenses: una propuesta didáctica para la enseñanza de E/LE
topic_facet Mito
Cametá
Propuestas didácticas para la enseñanza del español
Propostas didáticas ao ensino de espanhol
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A realização desta pesquisa buscou desenvolver uma proposta didática para o ensino de E/LE no nível fundamental a partir dos mitos cametaenses. Por meio deste estudo se mostrará a importância dos mitos na vida cotidiana do povo cametaense e que os mesmos podem servir como apoio para trabalhar didaticamente o ensino de E/LE, pois além de valorizar a cultura local e, a utilização dos mesmos possibilitarão ao aluno compreender a língua meta a partir de sua realidade, tornando assim, o ensino mais significativo. O boto namorador e Matinta Pereira foram os mitos selecionados para se desenvolver a proposta didática, os mesmos foram selecionados a partir de estudos bibliográficos. Autores como Eliade (1972), Vygotsky (1998), Mocbel (2009) serviram como embasamento teórico. Ressalta-se que esta será de grande relevância pessoal, pois trará uma gama de aprendizado diante do que foi pesquisado e, terá ainda importância no campo social, pois acredita-se que trará contribuições para o processo de ensino e aprendizagem.
author_additional PASCOAL, Rosana Moraes
author_additionalStr PASCOAL, Rosana Moraes
format Artigo
author SANTOS, Ranielle Ferreira dos
title Mitos Cametaenses: una propuesta didáctica para la enseñanza de E/LE
title_short Mitos Cametaenses: una propuesta didáctica para la enseñanza de E/LE
title_full Mitos Cametaenses: una propuesta didáctica para la enseñanza de E/LE
title_fullStr Mitos Cametaenses: una propuesta didáctica para la enseñanza de E/LE
title_full_unstemmed Mitos Cametaenses: una propuesta didáctica para la enseñanza de E/LE
title_sort mitos cametaenses: una propuesta didáctica para la enseñanza de e/le
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5452
_version_ 1787155483283423232
score 11.753896