Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano

Este artigo foi construído e fundamentado a partir de uma análise das representações dos povos indígenas presentes em dois livros didáticos utilizados no ensino de História para turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise pretendemos problematizar a produção do conhecimento sobre a h...

ver descrição completa

Autor principal: NORONHA NETO, João Tavares
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5502
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5502
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-55022023-04-05T03:04:58Z Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano NORONHA NETO, João Tavares LINHARES, Anna Maria Alves http://lattes.cnpq.br/3081434819616255 https://orcid.org/0000-0001-7548-9259 Ensino de História Temática indígena Livro didático CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA LATINO-AMERICANA Este artigo foi construído e fundamentado a partir de uma análise das representações dos povos indígenas presentes em dois livros didáticos utilizados no ensino de História para turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise pretendemos problematizar a produção do conhecimento sobre a história dos povos tradicionais, trazendo contestações com base no uso da bibliografia previamente levantada e olhando como são apresentados visualmente sem deixar de lado os elementos textuais e a maneira como o conteúdo é predisposto e trabalhado, sua relevância e todo o direcionamento que se tem. O processo conta com um diálogo conceituado nas ideias de representação/representatividade, cultura e consciência histórica, esse último servindo de suporte para uma alternativa metodológica da abordagem temática com o intuito de obter resultados mais otimistas sobre a visão do alunado em relação a essas comunidades. Este cenário procura tornar explícito aspectos vinculados à elaboração de alternativas para se construir soluções em um ensino possivelmente mais pontual dentro dessa perspectiva e, por intermédio disso, tornar o discente um ser mais ativo no processo de aprendizado assumindo o protagonismo através do norteamento e construção de um olhar mais crítico e analítico. 2023-04-04T13:41:05Z 2023-04-04T13:41:05Z 2023-03-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NORONHA NETO, João Tavares. Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano. Orientadora: Anna Maria Alves Linhares. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5502. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5502 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino de História
Temática indígena
Livro didático
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA LATINO-AMERICANA
spellingShingle Ensino de História
Temática indígena
Livro didático
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA LATINO-AMERICANA
NORONHA NETO, João Tavares
Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano
topic_facet Ensino de História
Temática indígena
Livro didático
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA LATINO-AMERICANA
description Este artigo foi construído e fundamentado a partir de uma análise das representações dos povos indígenas presentes em dois livros didáticos utilizados no ensino de História para turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise pretendemos problematizar a produção do conhecimento sobre a história dos povos tradicionais, trazendo contestações com base no uso da bibliografia previamente levantada e olhando como são apresentados visualmente sem deixar de lado os elementos textuais e a maneira como o conteúdo é predisposto e trabalhado, sua relevância e todo o direcionamento que se tem. O processo conta com um diálogo conceituado nas ideias de representação/representatividade, cultura e consciência histórica, esse último servindo de suporte para uma alternativa metodológica da abordagem temática com o intuito de obter resultados mais otimistas sobre a visão do alunado em relação a essas comunidades. Este cenário procura tornar explícito aspectos vinculados à elaboração de alternativas para se construir soluções em um ensino possivelmente mais pontual dentro dessa perspectiva e, por intermédio disso, tornar o discente um ser mais ativo no processo de aprendizado assumindo o protagonismo através do norteamento e construção de um olhar mais crítico e analítico.
author_additional LINHARES, Anna Maria Alves
author_additionalStr LINHARES, Anna Maria Alves
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NORONHA NETO, João Tavares
title Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano
title_short Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano
title_full Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano
title_fullStr Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano
title_full_unstemmed Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano
title_sort os indígenas no ensino de história: estereótipos e representações das imagens nos materiais didáticos “historiar” e “estudar história: das origens do homem à era digital” do 7º ano
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5502
_version_ 1787155488671006720
score 11.753896