/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano
Este artigo foi construído e fundamentado a partir de uma análise das representações dos povos indígenas presentes em dois livros didáticos utilizados no ensino de História para turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise pretendemos problematizar a produção do conhecimento sobre a h...
Autor principal: | NORONHA NETO, João Tavares |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5502 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5502 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-55022023-04-05T03:04:58Z Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano NORONHA NETO, João Tavares LINHARES, Anna Maria Alves http://lattes.cnpq.br/3081434819616255 https://orcid.org/0000-0001-7548-9259 Ensino de História Temática indígena Livro didático CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA LATINO-AMERICANA Este artigo foi construído e fundamentado a partir de uma análise das representações dos povos indígenas presentes em dois livros didáticos utilizados no ensino de História para turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise pretendemos problematizar a produção do conhecimento sobre a história dos povos tradicionais, trazendo contestações com base no uso da bibliografia previamente levantada e olhando como são apresentados visualmente sem deixar de lado os elementos textuais e a maneira como o conteúdo é predisposto e trabalhado, sua relevância e todo o direcionamento que se tem. O processo conta com um diálogo conceituado nas ideias de representação/representatividade, cultura e consciência histórica, esse último servindo de suporte para uma alternativa metodológica da abordagem temática com o intuito de obter resultados mais otimistas sobre a visão do alunado em relação a essas comunidades. Este cenário procura tornar explícito aspectos vinculados à elaboração de alternativas para se construir soluções em um ensino possivelmente mais pontual dentro dessa perspectiva e, por intermédio disso, tornar o discente um ser mais ativo no processo de aprendizado assumindo o protagonismo através do norteamento e construção de um olhar mais crítico e analítico. 2023-04-04T13:41:05Z 2023-04-04T13:41:05Z 2023-03-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NORONHA NETO, João Tavares. Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano. Orientadora: Anna Maria Alves Linhares. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5502. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5502 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino de História Temática indígena Livro didático CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA LATINO-AMERICANA |
spellingShingle |
Ensino de História Temática indígena Livro didático CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA LATINO-AMERICANA NORONHA NETO, João Tavares Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano |
topic_facet |
Ensino de História Temática indígena Livro didático CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA LATINO-AMERICANA |
description |
Este artigo foi construído e fundamentado a partir de uma análise das representações dos povos indígenas presentes em dois livros didáticos utilizados no ensino de História para turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise pretendemos problematizar a produção do conhecimento sobre a história dos povos tradicionais, trazendo contestações com base no uso da bibliografia previamente levantada e olhando como são apresentados visualmente sem deixar de lado os elementos textuais e a maneira como o conteúdo é predisposto e trabalhado, sua relevância e todo o direcionamento que se tem. O processo conta com um diálogo conceituado nas ideias de representação/representatividade, cultura e consciência histórica, esse último servindo de suporte para uma alternativa metodológica da abordagem temática com o intuito de obter resultados mais otimistas sobre a visão do alunado em relação a essas comunidades. Este cenário procura tornar explícito aspectos vinculados à elaboração de alternativas para se construir soluções em um ensino possivelmente mais pontual dentro dessa perspectiva e, por intermédio disso, tornar o discente um ser mais ativo no processo de aprendizado assumindo o protagonismo através do norteamento e construção de um olhar mais crítico e analítico. |
author_additional |
LINHARES, Anna Maria Alves |
author_additionalStr |
LINHARES, Anna Maria Alves |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
NORONHA NETO, João Tavares |
title |
Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano |
title_short |
Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano |
title_full |
Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano |
title_fullStr |
Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano |
title_full_unstemmed |
Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano |
title_sort |
os indígenas no ensino de história: estereótipos e representações das imagens nos materiais didáticos “historiar” e “estudar história: das origens do homem à era digital” do 7º ano |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5502 |
_version_ |
1787155488671006720 |
score |
11.753896 |