Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Audiovisual e o ensino de História: a análise fílmica e a busca de uma educação decolonial

In this article we aim to make a critical analysis about the use of audiovisual for the teaching of History in Basic Education. For this, we used an integrative literature review as a methodology. Throughout the research, a tendency was found to use audiovisuals only as entertainment without a deep...

ver descrição completa

Autor principal: MACHADO, Ivana de Paula de Araújo
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5503
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5503
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-55032023-04-05T03:05:02Z Audiovisual e o ensino de História: a análise fílmica e a busca de uma educação decolonial MACHADO, Ivana de Paula de Araújo SANTOS, Márcio Antônio Raiol dos http://lattes.cnpq.br/5442731812982365 https://orcid.org/0000-0002-4723-1231 Ensino de História Uso de audiovisual Análise fílmica Educação decolonial Teaching History Use of audiovisual Film analysis Decolonial education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL COLONIA In this article we aim to make a critical analysis about the use of audiovisual for the teaching of History in Basic Education. For this, we used an integrative literature review as a methodology. Throughout the research, a tendency was found to use audiovisuals only as entertainment without a deep critical reflection, transforming them into an instrument of colonization of mentalities. In this perspective, we present the Film Analysis methodology as an effective proposal for the use of audiovisual in the Teaching of History and its interface with decolonial thinking, proved to be a promoter for an addition to a Teaching of History that guides an emancipatory education. Within this, it is proposed to present and demonstrate that the union between Film Analysis and decolonial thinking, is structured as an excellent alternative to teachers who aim for the use of audiovisual in History Teaching to walk in sync with a liberating education. Neste artigo temos como objetivo fazer uma análise crítica a respeito do uso do audiovisual para o ensino de História na Educação Básica. Para isso, usamos como metodologia uma revisão de literatura integrativa. Ao longo da pesquisa fora encontrada uma tendência do uso de audiovisual somente como entretenimento sem uma reflexão crítica aprofundada, transformando-os em instrumento de colonização das mentalidades. Nessa perspectiva, apresentamos a metodologia Análise Fílmica como proposta eficaz para o uso de audiovisual no Ensino de História e sua interface com o pensamento decolonial, se mostrou como fomentadora para um Ensino de História norteado por uma educação emancipadora. Dentro disso, propõe-se apresentar e demonstrar que a união entre a Análise Fílmica e o pensamento decolonial, se estrutura como uma excelente alternativa aos docentes que objetivam que o uso de audiovisual no Ensino de História ande em sincronia com uma educação libertadora. 2023-04-04T18:42:49Z 2023-04-04T18:42:49Z 2023-03-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MACHADO, Ivana de Paula de Araújo. Audiovisual e o ensino de História: a análise fílmica e a busca de uma educação decolonial. Orientador: Márcio Antônio Raiol dos Santos. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5503. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5503 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino de História
Uso de audiovisual
Análise fílmica
Educação decolonial
Teaching History
Use of audiovisual
Film analysis
Decolonial education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL COLONIA
spellingShingle Ensino de História
Uso de audiovisual
Análise fílmica
Educação decolonial
Teaching History
Use of audiovisual
Film analysis
Decolonial education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL COLONIA
MACHADO, Ivana de Paula de Araújo
Audiovisual e o ensino de História: a análise fílmica e a busca de uma educação decolonial
topic_facet Ensino de História
Uso de audiovisual
Análise fílmica
Educação decolonial
Teaching History
Use of audiovisual
Film analysis
Decolonial education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL COLONIA
description In this article we aim to make a critical analysis about the use of audiovisual for the teaching of History in Basic Education. For this, we used an integrative literature review as a methodology. Throughout the research, a tendency was found to use audiovisuals only as entertainment without a deep critical reflection, transforming them into an instrument of colonization of mentalities. In this perspective, we present the Film Analysis methodology as an effective proposal for the use of audiovisual in the Teaching of History and its interface with decolonial thinking, proved to be a promoter for an addition to a Teaching of History that guides an emancipatory education. Within this, it is proposed to present and demonstrate that the union between Film Analysis and decolonial thinking, is structured as an excellent alternative to teachers who aim for the use of audiovisual in History Teaching to walk in sync with a liberating education.
author_additional SANTOS, Márcio Antônio Raiol dos
author_additionalStr SANTOS, Márcio Antônio Raiol dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MACHADO, Ivana de Paula de Araújo
title Audiovisual e o ensino de História: a análise fílmica e a busca de uma educação decolonial
title_short Audiovisual e o ensino de História: a análise fílmica e a busca de uma educação decolonial
title_full Audiovisual e o ensino de História: a análise fílmica e a busca de uma educação decolonial
title_fullStr Audiovisual e o ensino de História: a análise fílmica e a busca de uma educação decolonial
title_full_unstemmed Audiovisual e o ensino de História: a análise fílmica e a busca de uma educação decolonial
title_sort audiovisual e o ensino de história: a análise fílmica e a busca de uma educação decolonial
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5503
_version_ 1787155488816758784
score 11.753735