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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica
A Botânica é uma das áreas das Ciências Biológicas com maior dificuldade de ensino, devido à falta de interesse dos alunos, a qual pode ser atribuída à complexidade de termos, à falta de aulas práticas e de materiais didáticos disponíveis. Propostas de ensino baseadas em métodos convencionais,...
Autor principal: | COSTA, Carina Gabriella Buchinger da |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5581 |
Resumo: |
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A Botânica é uma das áreas das Ciências Biológicas com maior dificuldade de ensino,
devido à falta de interesse dos alunos, a qual pode ser atribuída à complexidade de
termos, à falta de aulas práticas e de materiais didáticos disponíveis. Propostas de
ensino baseadas em métodos convencionais, apenas com aulas expositivas e livros
didáticos, agravam o problema. Desta forma, fica clara a necessidade da busca por
novas estratégias a fim de diversificar as aulas de Botânica e as tornar mais
interessantes, atraentes e motivadoras para os alunos, colaborando para a
aprendizagem significativa dos conteúdos lecionados em sala de aula. Neste contexto,
o presente trabalho desenvolveu uma proposta de elaboração de modelos didáticos,
utilizando, de preferência, recursos de baixo custo, referentes aos quatro grupos
vegetais, com o intuito de representar os principais termos botânicos, assim como as
características morfológicas e a reprodução dos mesmos que podem ser utilizados
tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Foram confeccionados
modelos tridimensionais abordando principalmente, suas características morfológicas
externas. A utilização destes modelos tem como objetivo auxiliar o professor a
despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo, almejando tornar a aprendizagem
mais significativa por meio da visualização das estruturas e pela interação do aluno
com o material. Desta forma, os modelos podem prender a atenção dos educandos,
tornando a aula mais interessante, participativa e assim, estimulando o ensino de
Botânica. Trabalhos como estes de propostas buscam auxiliar e encorajar os
professores na tarefa de buscar por novos recursos e metodologias facilitadoras do
ensino-aprendizagem, e ainda estimular a publicação de trabalhos que possibilitem
novas ideias para o ensino de Botânica. |