/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica
A Botânica é uma das áreas das Ciências Biológicas com maior dificuldade de ensino, devido à falta de interesse dos alunos, a qual pode ser atribuída à complexidade de termos, à falta de aulas práticas e de materiais didáticos disponíveis. Propostas de ensino baseadas em métodos convencionais,...
Autor principal: | COSTA, Carina Gabriella Buchinger da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5581 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5581 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-55812023-07-21T14:20:55Z Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica COSTA, Carina Gabriella Buchinger da FRANÇA, Isadora Fernandes de http://lattes.cnpq.br/7204763906285966 Educação Modelos didáticos Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA A Botânica é uma das áreas das Ciências Biológicas com maior dificuldade de ensino, devido à falta de interesse dos alunos, a qual pode ser atribuída à complexidade de termos, à falta de aulas práticas e de materiais didáticos disponíveis. Propostas de ensino baseadas em métodos convencionais, apenas com aulas expositivas e livros didáticos, agravam o problema. Desta forma, fica clara a necessidade da busca por novas estratégias a fim de diversificar as aulas de Botânica e as tornar mais interessantes, atraentes e motivadoras para os alunos, colaborando para a aprendizagem significativa dos conteúdos lecionados em sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho desenvolveu uma proposta de elaboração de modelos didáticos, utilizando, de preferência, recursos de baixo custo, referentes aos quatro grupos vegetais, com o intuito de representar os principais termos botânicos, assim como as características morfológicas e a reprodução dos mesmos que podem ser utilizados tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Foram confeccionados modelos tridimensionais abordando principalmente, suas características morfológicas externas. A utilização destes modelos tem como objetivo auxiliar o professor a despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo, almejando tornar a aprendizagem mais significativa por meio da visualização das estruturas e pela interação do aluno com o material. Desta forma, os modelos podem prender a atenção dos educandos, tornando a aula mais interessante, participativa e assim, estimulando o ensino de Botânica. Trabalhos como estes de propostas buscam auxiliar e encorajar os professores na tarefa de buscar por novos recursos e metodologias facilitadoras do ensino-aprendizagem, e ainda estimular a publicação de trabalhos que possibilitem novas ideias para o ensino de Botânica. 2023-04-27T12:52:02Z 2023-04-27T12:52:02Z 2021-06-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Carina Gabriella Buchinger da. Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica. Orientadora: Isadora Fernandes de França. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5581. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5581 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação Modelos didáticos Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA |
spellingShingle |
Educação Modelos didáticos Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA COSTA, Carina Gabriella Buchinger da Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica |
topic_facet |
Educação Modelos didáticos Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA |
description |
A Botânica é uma das áreas das Ciências Biológicas com maior dificuldade de ensino,
devido à falta de interesse dos alunos, a qual pode ser atribuída à complexidade de
termos, à falta de aulas práticas e de materiais didáticos disponíveis. Propostas de
ensino baseadas em métodos convencionais, apenas com aulas expositivas e livros
didáticos, agravam o problema. Desta forma, fica clara a necessidade da busca por
novas estratégias a fim de diversificar as aulas de Botânica e as tornar mais
interessantes, atraentes e motivadoras para os alunos, colaborando para a
aprendizagem significativa dos conteúdos lecionados em sala de aula. Neste contexto,
o presente trabalho desenvolveu uma proposta de elaboração de modelos didáticos,
utilizando, de preferência, recursos de baixo custo, referentes aos quatro grupos
vegetais, com o intuito de representar os principais termos botânicos, assim como as
características morfológicas e a reprodução dos mesmos que podem ser utilizados
tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Foram confeccionados
modelos tridimensionais abordando principalmente, suas características morfológicas
externas. A utilização destes modelos tem como objetivo auxiliar o professor a
despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo, almejando tornar a aprendizagem
mais significativa por meio da visualização das estruturas e pela interação do aluno
com o material. Desta forma, os modelos podem prender a atenção dos educandos,
tornando a aula mais interessante, participativa e assim, estimulando o ensino de
Botânica. Trabalhos como estes de propostas buscam auxiliar e encorajar os
professores na tarefa de buscar por novos recursos e metodologias facilitadoras do
ensino-aprendizagem, e ainda estimular a publicação de trabalhos que possibilitem
novas ideias para o ensino de Botânica. |
author_additional |
FRANÇA, Isadora Fernandes de |
author_additionalStr |
FRANÇA, Isadora Fernandes de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
COSTA, Carina Gabriella Buchinger da |
title |
Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica |
title_short |
Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica |
title_full |
Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica |
title_fullStr |
Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica |
title_full_unstemmed |
Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica |
title_sort |
proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de botânica |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5581 |
_version_ |
1787155505836195840 |
score |
11.753896 |