Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica

A Botânica é uma das áreas das Ciências Biológicas com maior dificuldade de ensino, devido à falta de interesse dos alunos, a qual pode ser atribuída à complexidade de termos, à falta de aulas práticas e de materiais didáticos disponíveis. Propostas de ensino baseadas em métodos convencionais,...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Carina Gabriella Buchinger da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5581
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5581
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-55812023-07-21T14:20:55Z Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica COSTA, Carina Gabriella Buchinger da FRANÇA, Isadora Fernandes de http://lattes.cnpq.br/7204763906285966 Educação Modelos didáticos Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA A Botânica é uma das áreas das Ciências Biológicas com maior dificuldade de ensino, devido à falta de interesse dos alunos, a qual pode ser atribuída à complexidade de termos, à falta de aulas práticas e de materiais didáticos disponíveis. Propostas de ensino baseadas em métodos convencionais, apenas com aulas expositivas e livros didáticos, agravam o problema. Desta forma, fica clara a necessidade da busca por novas estratégias a fim de diversificar as aulas de Botânica e as tornar mais interessantes, atraentes e motivadoras para os alunos, colaborando para a aprendizagem significativa dos conteúdos lecionados em sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho desenvolveu uma proposta de elaboração de modelos didáticos, utilizando, de preferência, recursos de baixo custo, referentes aos quatro grupos vegetais, com o intuito de representar os principais termos botânicos, assim como as características morfológicas e a reprodução dos mesmos que podem ser utilizados tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Foram confeccionados modelos tridimensionais abordando principalmente, suas características morfológicas externas. A utilização destes modelos tem como objetivo auxiliar o professor a despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo, almejando tornar a aprendizagem mais significativa por meio da visualização das estruturas e pela interação do aluno com o material. Desta forma, os modelos podem prender a atenção dos educandos, tornando a aula mais interessante, participativa e assim, estimulando o ensino de Botânica. Trabalhos como estes de propostas buscam auxiliar e encorajar os professores na tarefa de buscar por novos recursos e metodologias facilitadoras do ensino-aprendizagem, e ainda estimular a publicação de trabalhos que possibilitem novas ideias para o ensino de Botânica. 2023-04-27T12:52:02Z 2023-04-27T12:52:02Z 2021-06-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Carina Gabriella Buchinger da. Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica. Orientadora: Isadora Fernandes de França. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5581. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5581 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação
Modelos didáticos
Ensino-aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
spellingShingle Educação
Modelos didáticos
Ensino-aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
COSTA, Carina Gabriella Buchinger da
Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica
topic_facet Educação
Modelos didáticos
Ensino-aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
description A Botânica é uma das áreas das Ciências Biológicas com maior dificuldade de ensino, devido à falta de interesse dos alunos, a qual pode ser atribuída à complexidade de termos, à falta de aulas práticas e de materiais didáticos disponíveis. Propostas de ensino baseadas em métodos convencionais, apenas com aulas expositivas e livros didáticos, agravam o problema. Desta forma, fica clara a necessidade da busca por novas estratégias a fim de diversificar as aulas de Botânica e as tornar mais interessantes, atraentes e motivadoras para os alunos, colaborando para a aprendizagem significativa dos conteúdos lecionados em sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho desenvolveu uma proposta de elaboração de modelos didáticos, utilizando, de preferência, recursos de baixo custo, referentes aos quatro grupos vegetais, com o intuito de representar os principais termos botânicos, assim como as características morfológicas e a reprodução dos mesmos que podem ser utilizados tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Foram confeccionados modelos tridimensionais abordando principalmente, suas características morfológicas externas. A utilização destes modelos tem como objetivo auxiliar o professor a despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo, almejando tornar a aprendizagem mais significativa por meio da visualização das estruturas e pela interação do aluno com o material. Desta forma, os modelos podem prender a atenção dos educandos, tornando a aula mais interessante, participativa e assim, estimulando o ensino de Botânica. Trabalhos como estes de propostas buscam auxiliar e encorajar os professores na tarefa de buscar por novos recursos e metodologias facilitadoras do ensino-aprendizagem, e ainda estimular a publicação de trabalhos que possibilitem novas ideias para o ensino de Botânica.
author_additional FRANÇA, Isadora Fernandes de
author_additionalStr FRANÇA, Isadora Fernandes de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, Carina Gabriella Buchinger da
title Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica
title_short Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica
title_full Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica
title_fullStr Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica
title_full_unstemmed Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica
title_sort proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de botânica
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5581
_version_ 1787155505836195840
score 11.653393