Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro

Saberes da pesca artesanal e a proposição do currículo para as escolas do campo em Bragança, Estado do Pará, Brasil

The present work aims to understand the knowledge of artisanal fishing in the community of Tamatateua as a curriculum proposition for field schools, in Bragança, State of Pará. The theoretical references that guide the analysis are: Caldart (2004); Castro (1999); Hage (2016); Diegues (2001); Geertz...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Antônia Andresa dos Santos
Outros Autores: MACIEL, Rogério Andrade
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5617
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5617
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-56172023-05-06T03:00:39Z Saberes da pesca artesanal e a proposição do currículo para as escolas do campo em Bragança, Estado do Pará, Brasil SOUSA, Antônia Andresa dos Santos MACIEL, Rogério Andrade saberes da pesca artesanal currículo Educação do Campo knowledge of artisanal fishing curriculum Field education The present work aims to understand the knowledge of artisanal fishing in the community of Tamatateua as a curriculum proposition for field schools, in Bragança, State of Pará. The theoretical references that guide the analysis are: Caldart (2004); Castro (1999); Hage (2016); Diegues (2001); Geertz (1989); Moraes (2007), among others. Methodologically, the research is based on a qualitative approach and uses documental and field research in data collection. The results achieved indicate that the study of cultural identity in the fishing perspective in Bragança-PA emerged from the production of guiding knowledge for field schools, they are: the life history of fishermen; fishing work and gender relations; fishing time: construction of an annual fishing calendar; types of fish, river, and fishing (industrial and artisanal), species reproduction time; fishing techniques and their seasons with nature; (public policies) legislation: legal frameworks that limit artisanal fishing (rights and duties); fishing and its form of family economy and commercialization of fish; artisanal fishing artifacts; fisheries and sustainable development in the community; environmental and social impacts; generational knowledge and the (Dis)valuation of artisanal fishing. In view of this, this knowledge has a dynamic in time and space inserted by the differences between the types of fishing: artisanal and industrial, in which there is the devaluation of artisanal fishing, in addition, the community has environmental impacts, which influence the disappearance of the local ichthyofauna O presente trabalho tem como objetivo compreender os saberes da pesca artesanal na comunidade de Tamatateua enquanto proposição de currículo para as escolas do campo, em Bragança, Estado do Pará. Os referenciais teóricos que balizam a análise são: Caldart (2004); Castro (1999); Hage (2016); Diegues (2001); Geertz (1989); Moraes (2007), dentre outros. Metodologicamente, a pesquisa se baseia na abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa documental e de campo na coleta dos dados. Os resultados alcançados indicam que o estudo a respeito da identidade cultural sobre a perspectiva pesqueira em Bragança-PA surgiram por produções de conhecimentos orientadores para as escolas do campo, são eles: história de vida dos pescadores; trabalho da pesca e relações de gênero; tempo da pesca: construção de um calendário anual da pesca; tipos de peixes, de rio e de pesca (industrial e artesanal); tempo de reprodução das espécies; técnicas da pesca e suas estações com a natureza; (políticas públicas) legislação: marcos legais que aparam a pesca artesanal (direitos e deveres); pesca e sua forma de economia familiar e comercialização do pescado; artefatos da pesca artesanal; pesca e o desenvolvimento sustentável na comunidade; impactos ambientais e sociais; saberes geracionais e a (Des) valorização da pesca artesanal. Em vista disso, esses saberes possuem uma dinamicidade no tempo e no espaço inseridas pelas diferenças entre os tipos de pesca: artesanal e industrial, no qual há desvalorização da pesca artesanal, ademais a comunidade apresenta impactos ambientais, que influenciam no desaparecimento da ictiofauna local. 2023-05-05T17:54:25Z 2023-05-05T17:54:25Z 2022-12-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro SOUSA, Antônia Andresa dos Santos; MACIEL, Rogério Andrade. Saberes da pesca artesanal e a proposição do currículo para as escolas do campo em Bragança, Estado do Pará, Brasil. In: FERREIRA, Jarliane da Silva; NEBOT, Carmen Pineda (Organizadoras). Educação de jovens e adultos com povos do campo, das águas e da floresta: territorialidades, políticas e práticas. Manaus: Alexa Cltural, [s.d]. p.122-135-91. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5617. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5617 por Educação de jovens e adultos com povos do campo, das águas e da floresta: territorialidades, políticas e práticas Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic saberes da pesca artesanal
currículo
Educação do Campo
knowledge of artisanal fishing
curriculum
Field education
spellingShingle saberes da pesca artesanal
currículo
Educação do Campo
knowledge of artisanal fishing
curriculum
Field education
SOUSA, Antônia Andresa dos Santos
Saberes da pesca artesanal e a proposição do currículo para as escolas do campo em Bragança, Estado do Pará, Brasil
topic_facet saberes da pesca artesanal
currículo
Educação do Campo
knowledge of artisanal fishing
curriculum
Field education
description The present work aims to understand the knowledge of artisanal fishing in the community of Tamatateua as a curriculum proposition for field schools, in Bragança, State of Pará. The theoretical references that guide the analysis are: Caldart (2004); Castro (1999); Hage (2016); Diegues (2001); Geertz (1989); Moraes (2007), among others. Methodologically, the research is based on a qualitative approach and uses documental and field research in data collection. The results achieved indicate that the study of cultural identity in the fishing perspective in Bragança-PA emerged from the production of guiding knowledge for field schools, they are: the life history of fishermen; fishing work and gender relations; fishing time: construction of an annual fishing calendar; types of fish, river, and fishing (industrial and artisanal), species reproduction time; fishing techniques and their seasons with nature; (public policies) legislation: legal frameworks that limit artisanal fishing (rights and duties); fishing and its form of family economy and commercialization of fish; artisanal fishing artifacts; fisheries and sustainable development in the community; environmental and social impacts; generational knowledge and the (Dis)valuation of artisanal fishing. In view of this, this knowledge has a dynamic in time and space inserted by the differences between the types of fishing: artisanal and industrial, in which there is the devaluation of artisanal fishing, in addition, the community has environmental impacts, which influence the disappearance of the local ichthyofauna
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro
author SOUSA, Antônia Andresa dos Santos
author2 MACIEL, Rogério Andrade
author2Str MACIEL, Rogério Andrade
title Saberes da pesca artesanal e a proposição do currículo para as escolas do campo em Bragança, Estado do Pará, Brasil
title_short Saberes da pesca artesanal e a proposição do currículo para as escolas do campo em Bragança, Estado do Pará, Brasil
title_full Saberes da pesca artesanal e a proposição do currículo para as escolas do campo em Bragança, Estado do Pará, Brasil
title_fullStr Saberes da pesca artesanal e a proposição do currículo para as escolas do campo em Bragança, Estado do Pará, Brasil
title_full_unstemmed Saberes da pesca artesanal e a proposição do currículo para as escolas do campo em Bragança, Estado do Pará, Brasil
title_sort saberes da pesca artesanal e a proposição do currículo para as escolas do campo em bragança, estado do pará, brasil
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5617
_version_ 1787155507944882176
score 11.675608