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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O universitário com deficiência na Universidade Federal do Pará: apontamentos sobre o desempenho ocupacional
Introdução: As pessoas com deficiência conseguiram alcançar seus objetivos primordiais, legitimando seu direito ao acesso a educação. Atualmente, conseguindo mais espaço principalmente no ensino superior brasileiro. A partir deste ponto, tornase importante saber como esses...
Autor principal: | MATOS, Brenda Soele Souza |
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Outros Autores: | SILVA, Cristina Gomes da |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5685 |
Resumo: |
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Introdução: As pessoas com deficiência conseguiram alcançar seus objetivos
primordiais, legitimando seu direito ao acesso a educação. Atualmente, conseguindo mais
espaço principalmente no ensino superior brasileiro. A partir deste ponto, tornase
importante saber como esses alunos desempenham suas ocupações nesse contexto.
Objetivo: Os objetivos do presente estudo foram analisar o desempenho ocupacional dos
universitários com deficiência física, fazer um levantamento dos universitários com
deficiência, verificar as ocupações problemas dos universitários com deficiência de
acordo com a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) e realizar uma
análise ambiental dos locais inacessíveis citados pelos estudantes. Método: Esta pesquisa
foi um estudo transversal de natureza descritiva, com abordagem quantiqualitativa,
utilizouse, ainda, a pesquisa bibliográfica e a de campo. A população desta pesquisa
abrangeu 09 (nove) universitários, de ambos os sexos, com deficiência física. Para a
coleta de dados, utilizou se o COPM e, para a análise ambiental, utilizouse os
documentos elaborados pelo Núcleo de Inclusão Social, baseados na norma 9050 de 2015
da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os dados obtidos foram
analisados, categorizados e quantificados. A análise qualitativa foi baseada na análise de
conteúdo, para a análise dos dados quantitativos, utilizou se a estatística descritiva para o
cálculo de frequência das categorias obtidas. Resultados: As categorias de análise foram
divididas de acordo com as questões de desempenho ocupacional do COPM, que são
autocuidado (alimentação, uso do banheiro e mobilidade), produtividade e lazer, na qual
foram identificadas as ocupações problemas dos universitários com deficiência. Em
relação à categoria de autocuidado, observouse que 5 (cinco) dos universitários
apresentam dificuldades em desempenhar esta ocupação (56%). Na categoria
Produtividade, observouse que 1 (um) universitário possui alguma dificuldade (11%),
enquanto na categoria lazer, 1 (um) apresenta dificuldade (11%). Conclusão: A
dificuldade dos estudantes com deficiência física em desempenhar as suas ocupações,
estão ligadas as barreiras arquitetônicas e atitudinais da instituição de ensino, o que
consequentemente pode influenciar na permanência, na satisfação e a qualidade de vida
desse aluno. |