Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Desenvolvimento neuropsicomotor e a qualidade do ambiente familiar de crianças de uma unidade de educação infantil

Neuropsychomotor Development (DNPM) is described as the integration of nervous, motor and sensorial system, influenced by hereditary factors and environmental. Screening and development monitoring DNPM is of paramount importance, as it assists in the detection of possible injuries in the develop...

ver descrição completa

Autor principal: ALENCAR, Camila de Nazaré
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5686
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5686
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-56862023-05-16T03:05:58Z Desenvolvimento neuropsicomotor e a qualidade do ambiente familiar de crianças de uma unidade de educação infantil ALENCAR, Camila de Nazaré COSTA, Elson Ferreira http://lattes.cnpq.br/1942489785908185 OLIVEIRA, Luísa Sousa Monteiro http://lattes.cnpq.br/9930572084780468 https://orcid.org/0000-0003-4115-9029 https://orcid.org/0000-0002-3120-1839 Desenvolvimento humano Desenvolvimento infantil Família Human development Child development Family CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL Neuropsychomotor Development (DNPM) is described as the integration of nervous, motor and sensorial system, influenced by hereditary factors and environmental. Screening and development monitoring DNPM is of paramount importance, as it assists in the detection of possible injuries in the development and monitors the child's developmental milestones, as well as the relationship with risk factors. This research aimed to investigate the relationship between the quality of the family environment, the biopsychosocial characteristics of the child and family and the neuropsychomotor development of children in an Education Unit Children's (UEI). In this sense, the research was carried out with 19 children from a UEI in municipality of Belém do Pará, through evaluation instruments such as Test Denver II, from the Child Characteristics Questionnaire (QCC), Critério Brasil, Family Poverty Index (IPF) and Affordances in the Home questionnaire Environment for Motor Development Infant Scale (AHEND). In the QCC, the variables that showed statistical significance were married parents (p=0.03), profession of father (p=0.05) and monthly income (p=0.02). With regard to the family environment, variables such as: poor external space, few materials for fine and gross motor skills, as well how the variety of unsatisfactory stimuli also influenced the development suspected of delay. The results point to need for more effective public policies in early childhood and actions aimed at early stimulation in the family environment. O Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) é descrito como a integração do sistema nervoso, motor e sensorial, influenciado por fatores hereditários e ambientais. A realização de triagem e o acompanhamento do desenvolvimento DNPM é de suma importância, pois auxilia da detecção de possíveis agravos no desenvolvimento e monitora os marcos desenvolvimentais da criança, bem como a relação com os fatores de riscos. Este pesquisa objetivou investigar a relação entre a qualidade do ambiente familiar, as características biopsicossociais da criança e da família e o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em Unidade de Educação Infantil (UEI). Nesse sentido, a pesquisa foi feita com 19 crianças de uma UEI do município de Belém do Pará, por meio de instrumentos de avaliação como Teste Denver II, do Questionário das Características da Criança (QCC), Critério Brasil, Índice de Pobreza da Família (IPF) e questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development Infant Scale (AHEND). No QCC, as variáveis que apresentaram significância estatística foram pais casados (p=0,03), profissão do pai (p=0,05) e renda mensal (p=0,02). No que tange o ambiente familiar, variáveis como: fraco espaço externo, poucos materiais de motricidade fina e grossa, bem como a variedade de estímulos não satisfatórias influenciaram também no desenvolvimento tido como suspeito de atraso. Os resultados apontam a necessidade de políticas públicas mais eficazes na primeira infância e ações voltadas a estimulação precoce no ambiente familiar. 2023-05-15T13:54:44Z 2023-05-15T13:54:44Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALENCAR, Camila de Nazaré. Desenvolvimento neuropsicomotor e a qualidade do ambiente familiar de crianças de uma unidade de educação infantil. Orientador: Elson Ferreira Costa; Coorientadora: Luísa Sousa Monteiro Oliveira. 2018. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5686. Acesso em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5686 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Desenvolvimento humano
Desenvolvimento infantil
Família
Human development
Child development
Family
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
spellingShingle Desenvolvimento humano
Desenvolvimento infantil
Família
Human development
Child development
Family
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
ALENCAR, Camila de Nazaré
Desenvolvimento neuropsicomotor e a qualidade do ambiente familiar de crianças de uma unidade de educação infantil
topic_facet Desenvolvimento humano
Desenvolvimento infantil
Família
Human development
Child development
Family
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
description Neuropsychomotor Development (DNPM) is described as the integration of nervous, motor and sensorial system, influenced by hereditary factors and environmental. Screening and development monitoring DNPM is of paramount importance, as it assists in the detection of possible injuries in the development and monitors the child's developmental milestones, as well as the relationship with risk factors. This research aimed to investigate the relationship between the quality of the family environment, the biopsychosocial characteristics of the child and family and the neuropsychomotor development of children in an Education Unit Children's (UEI). In this sense, the research was carried out with 19 children from a UEI in municipality of Belém do Pará, through evaluation instruments such as Test Denver II, from the Child Characteristics Questionnaire (QCC), Critério Brasil, Family Poverty Index (IPF) and Affordances in the Home questionnaire Environment for Motor Development Infant Scale (AHEND). In the QCC, the variables that showed statistical significance were married parents (p=0.03), profession of father (p=0.05) and monthly income (p=0.02). With regard to the family environment, variables such as: poor external space, few materials for fine and gross motor skills, as well how the variety of unsatisfactory stimuli also influenced the development suspected of delay. The results point to need for more effective public policies in early childhood and actions aimed at early stimulation in the family environment.
author_additional COSTA, Elson Ferreira
author_additionalStr COSTA, Elson Ferreira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ALENCAR, Camila de Nazaré
title Desenvolvimento neuropsicomotor e a qualidade do ambiente familiar de crianças de uma unidade de educação infantil
title_short Desenvolvimento neuropsicomotor e a qualidade do ambiente familiar de crianças de uma unidade de educação infantil
title_full Desenvolvimento neuropsicomotor e a qualidade do ambiente familiar de crianças de uma unidade de educação infantil
title_fullStr Desenvolvimento neuropsicomotor e a qualidade do ambiente familiar de crianças de uma unidade de educação infantil
title_full_unstemmed Desenvolvimento neuropsicomotor e a qualidade do ambiente familiar de crianças de uma unidade de educação infantil
title_sort desenvolvimento neuropsicomotor e a qualidade do ambiente familiar de crianças de uma unidade de educação infantil
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5686
_version_ 1787155521672839168
score 11.755432