Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A inclusão da criança autista e o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil : uma revisão na literatura

Este trabalho traz como o título: “A inclusão da criança autista e o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil: uma revisão na literatura”. Propôs como objetivo geral: Analisar como se efetiva o processo ensino-aprendizagem do aluno autista da educação infantil a partir da revisão bibliog...

ver descrição completa

Autor principal: TOCANTINS, Valdete da Conceição
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/576
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-576
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5762020-08-30T20:14:15Z A inclusão da criança autista e o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil : uma revisão na literatura TOCANTINS, Valdete da Conceição FERREIRA, Eliani Galvão Autismo Inclusão escolar Aprendizagem Ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este trabalho traz como o título: “A inclusão da criança autista e o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil: uma revisão na literatura”. Propôs como objetivo geral: Analisar como se efetiva o processo ensino-aprendizagem do aluno autista da educação infantil a partir da revisão bibliográfica. E, como percurso metodológico, se utilizou de uma pesquisa bibliográfica e documental. Os autores utilizados foram: Mantoan (1997) e (2003), Rodrigues (2000), Sassaki (2002), Baptista e Bosa (2002), Beyer (2013), Belisário Filho (2010), Campbell (2009), Fonseca (2009), Mazzotta (2011), Orrú (2012), Serra (2008), Vygotsky (1998), Piaget (1966), bem como documentos que nos esclareceram a questão., tais como, leis, decretos, resoluções e diretrizes curriculares. Constatou-se no estudo que, a inclusão do autista na turma, segue igualmente a de outros inclusos, a escola o faz desde o ato da matrícula desse aluno, respeitando a legislação vigente quanto ao acesso e permanência da pessoa com deficiência em escola regular. Porém, como foi muito discutido e refletido na bibliografia dos autores pesquisados, o processo de inclusão ainda não está estruturado de forma eficiente e eficaz, dadas as limitações materiais e de requalificação dos profissionais da área educativa e direcionado para uma participação mais ampla e clara de como realmente atender esse discente. Além disso, observo que escola apesar do esforço em busca de melhorar as condições de seu atendimento, ainda trabalha de forma isolada, não acionando outras Secretarias Públicas, como a da saúde, da ação social, conselho tutelar, entre outros, que de certa maneira poderia vir dar suporte não somente a escola mais também a família dos alunos incluso. Reitera-se que o autismo é um distúrbio com sintomas e graus de manifestações extremamente variados, e que em decorrência disso, apresenta déficits na área social, na linguagem e comunicação e no comportamento e pensamento. Concluo que, as dificuldades encontradas para educação do TEA se dá pelo desconhecimento da síndrome, dos métodos adequados e pela falta de uma infraestrutura adequada e pela insuficiente reaquilificação profissional, ou seja, um conjunto de fatores associados ao insuficiente investimento financeiro em educação. Quanto aos avanços há um vasto repertório teórico que abrange a aprendizagem do aluno TEA, desde a estimulação precoce até sua entrada no ambiente escolar. Desse modo, acredito que a verdadeira inclusão é um desafio diário, pois são inúmeras as dificuldades no processo para trabalhar essa diversidade, mas deve ser enfrentada pelos governantes, pelos órgãos responsáveis pautadas nas leis educacionais, pelas direções das escolas, pela equipe escolar e principalmente pelos professores, pais e comunidade em geral. 2018-07-16T20:20:30Z 2018-07-16T20:20:30Z 2017-07-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação TOCANTINS, Valdete da Conceição. A inclusão da criança autista e o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil: uma revisão na literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/576. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/576 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Autismo
Inclusão escolar
Aprendizagem
Ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Autismo
Inclusão escolar
Aprendizagem
Ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
TOCANTINS, Valdete da Conceição
A inclusão da criança autista e o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil : uma revisão na literatura
topic_facet Autismo
Inclusão escolar
Aprendizagem
Ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Este trabalho traz como o título: “A inclusão da criança autista e o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil: uma revisão na literatura”. Propôs como objetivo geral: Analisar como se efetiva o processo ensino-aprendizagem do aluno autista da educação infantil a partir da revisão bibliográfica. E, como percurso metodológico, se utilizou de uma pesquisa bibliográfica e documental. Os autores utilizados foram: Mantoan (1997) e (2003), Rodrigues (2000), Sassaki (2002), Baptista e Bosa (2002), Beyer (2013), Belisário Filho (2010), Campbell (2009), Fonseca (2009), Mazzotta (2011), Orrú (2012), Serra (2008), Vygotsky (1998), Piaget (1966), bem como documentos que nos esclareceram a questão., tais como, leis, decretos, resoluções e diretrizes curriculares. Constatou-se no estudo que, a inclusão do autista na turma, segue igualmente a de outros inclusos, a escola o faz desde o ato da matrícula desse aluno, respeitando a legislação vigente quanto ao acesso e permanência da pessoa com deficiência em escola regular. Porém, como foi muito discutido e refletido na bibliografia dos autores pesquisados, o processo de inclusão ainda não está estruturado de forma eficiente e eficaz, dadas as limitações materiais e de requalificação dos profissionais da área educativa e direcionado para uma participação mais ampla e clara de como realmente atender esse discente. Além disso, observo que escola apesar do esforço em busca de melhorar as condições de seu atendimento, ainda trabalha de forma isolada, não acionando outras Secretarias Públicas, como a da saúde, da ação social, conselho tutelar, entre outros, que de certa maneira poderia vir dar suporte não somente a escola mais também a família dos alunos incluso. Reitera-se que o autismo é um distúrbio com sintomas e graus de manifestações extremamente variados, e que em decorrência disso, apresenta déficits na área social, na linguagem e comunicação e no comportamento e pensamento. Concluo que, as dificuldades encontradas para educação do TEA se dá pelo desconhecimento da síndrome, dos métodos adequados e pela falta de uma infraestrutura adequada e pela insuficiente reaquilificação profissional, ou seja, um conjunto de fatores associados ao insuficiente investimento financeiro em educação. Quanto aos avanços há um vasto repertório teórico que abrange a aprendizagem do aluno TEA, desde a estimulação precoce até sua entrada no ambiente escolar. Desse modo, acredito que a verdadeira inclusão é um desafio diário, pois são inúmeras as dificuldades no processo para trabalhar essa diversidade, mas deve ser enfrentada pelos governantes, pelos órgãos responsáveis pautadas nas leis educacionais, pelas direções das escolas, pela equipe escolar e principalmente pelos professores, pais e comunidade em geral.
author_additional FERREIRA, Eliani Galvão
author_additionalStr FERREIRA, Eliani Galvão
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author TOCANTINS, Valdete da Conceição
title A inclusão da criança autista e o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil : uma revisão na literatura
title_short A inclusão da criança autista e o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil : uma revisão na literatura
title_full A inclusão da criança autista e o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil : uma revisão na literatura
title_fullStr A inclusão da criança autista e o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil : uma revisão na literatura
title_full_unstemmed A inclusão da criança autista e o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil : uma revisão na literatura
title_sort inclusão da criança autista e o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil : uma revisão na literatura
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/576
_version_ 1787154539127767040
score 11.653393