Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A alimentação escolar no contexto da pandemia de covid-19 em uma comunidade quilombola

Introduction: the covid-19 pandemic impacted the way school feeding was run in quilombola communities. Objective: to describe the distribution and composition of school feeding kits in the pandemic period in a quilombola community in the state of pará. methodology: cross-sectional, descriptive...

ver descrição completa

Autor principal: DIAS, Liliane de Nazaré Melo
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5787
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5787
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-57872023-09-19T14:37:51Z A alimentação escolar no contexto da pandemia de covid-19 em uma comunidade quilombola DIAS, Liliane de Nazaré Melo FRAZÃO, Andrea das Graças Ferreira http://lattes.cnpq.br/5712188054153873 https://orcid.org/0000-0003-0746-9533 Alimentação escolar Política pública Populações tradicionais School food Public policy Traditional populations CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRIÇÃO Introduction: the covid-19 pandemic impacted the way school feeding was run in quilombola communities. Objective: to describe the distribution and composition of school feeding kits in the pandemic period in a quilombola community in the state of pará. methodology: cross-sectional, descriptive study with 26 families living in a quilombola community, located in the municipality of moju-pa, from november to december/2021. Results: twenty-six quilombola families participated in the study, which were assisted with 04 distributions of kits in the period studied. regarding the composition of the kits, according to the classification of the food guide for the brazilian population, there was a predominance of fresh or minimally processed foods (64%), but did not contemplate the community's eating habits. but they did not contemplate the community's eating habits. regarding the sociodemodegramrate characteristics of the interviewed families, 84.6% reported 1 to 5 people living in the house, with a predominance of men (52%), higher frequency in the age groups of 1 to 10 years (28.9%) and 11 to 20 years (26.4%) and complete elementary education (52.9%). regarding monthly family income, 77% of families received less than one minimum wage and 84.6% were beneficiaries of an income transfer program. Conclusion: Quilombola families have a prevalence of male people, with low schooling and low income. The kits distributed were predominantly composed of fresh and minimally processed foods, with no fruit and vegetables, and did not respect the eating habits of families. Introdução: A pandemia de Covid-19 impactou a forma de execução da alimentação escolar em comunidades quilombolas. Objetivo: Descrever a distribuição e composição de kits da alimentação escolar no período pandêmico em uma comunidade quilombola no estado do Pará. Metodologia: Estudo transversal, descritivo, com 26 famílias residentes em uma comunidade quilombola, localizada no município de Moju-PA, no período de novembro a dezembro/2021. Resultados: Participaram do estudo 26 famílias quilombolas que foram atendidas com 04 distribuições de kits no período estudado. Quanto a composição dos kits, de acordo com a classificação do Guia alimentar para a população brasileira, houve predomínio de alimentos in natura ou minimamente processados (64%), porém não contemplaram o hábito alimentar da comunidade. Em relação as características sociodemógraficas das famílias entrevistadas 84,6% informaram de 1 a 5 pessoas residindo na casa, com predomínio de homens (52%), maior frequência nas faixas etárias de 1 a 10 anos (28,9%) e de 11 a 20 anos (26,4%) e ensino fundamental completo (52,9%). Quanto a renda mensal familiar, 77% das famílias recebiam menos de um salário mínimo e 84,6% eram beneficiárias de programa de transferência de renda. Conclusão: As famílias quilombolas têm prevalência de pessoas do sexo masculino, com baixa escolaridade e baixa renda. Os kits distribuídos foram predominantemente compostos de alimentos in natura ou minimamente processados, com ausência de oferta de frutas, legumes e verduras, e não respeitou a cultura e os hábitos alimentares das famílias. 2023-06-26T14:04:14Z 2023-06-26T14:04:14Z 2022 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação DIAS, Liliane de Nazaré Melo. A alimentação escolar no contexto da pandemia de covid-19 em uma comunidade quilombola. Orientadora: Andrea das Graças Ferreira Frazão. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Faculdade de Nutrição, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5787. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5787 Acesso Aberto Disponível na Internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alimentação escolar
Política pública
Populações tradicionais
School food
Public policy
Traditional populations
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRIÇÃO
spellingShingle Alimentação escolar
Política pública
Populações tradicionais
School food
Public policy
Traditional populations
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRIÇÃO
DIAS, Liliane de Nazaré Melo
A alimentação escolar no contexto da pandemia de covid-19 em uma comunidade quilombola
topic_facet Alimentação escolar
Política pública
Populações tradicionais
School food
Public policy
Traditional populations
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRIÇÃO
description Introduction: the covid-19 pandemic impacted the way school feeding was run in quilombola communities. Objective: to describe the distribution and composition of school feeding kits in the pandemic period in a quilombola community in the state of pará. methodology: cross-sectional, descriptive study with 26 families living in a quilombola community, located in the municipality of moju-pa, from november to december/2021. Results: twenty-six quilombola families participated in the study, which were assisted with 04 distributions of kits in the period studied. regarding the composition of the kits, according to the classification of the food guide for the brazilian population, there was a predominance of fresh or minimally processed foods (64%), but did not contemplate the community's eating habits. but they did not contemplate the community's eating habits. regarding the sociodemodegramrate characteristics of the interviewed families, 84.6% reported 1 to 5 people living in the house, with a predominance of men (52%), higher frequency in the age groups of 1 to 10 years (28.9%) and 11 to 20 years (26.4%) and complete elementary education (52.9%). regarding monthly family income, 77% of families received less than one minimum wage and 84.6% were beneficiaries of an income transfer program. Conclusion: Quilombola families have a prevalence of male people, with low schooling and low income. The kits distributed were predominantly composed of fresh and minimally processed foods, with no fruit and vegetables, and did not respect the eating habits of families.
author_additional FRAZÃO, Andrea das Graças Ferreira
author_additionalStr FRAZÃO, Andrea das Graças Ferreira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author DIAS, Liliane de Nazaré Melo
title A alimentação escolar no contexto da pandemia de covid-19 em uma comunidade quilombola
title_short A alimentação escolar no contexto da pandemia de covid-19 em uma comunidade quilombola
title_full A alimentação escolar no contexto da pandemia de covid-19 em uma comunidade quilombola
title_fullStr A alimentação escolar no contexto da pandemia de covid-19 em uma comunidade quilombola
title_full_unstemmed A alimentação escolar no contexto da pandemia de covid-19 em uma comunidade quilombola
title_sort alimentação escolar no contexto da pandemia de covid-19 em uma comunidade quilombola
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5787
_version_ 1787238460282634240
score 11.753896