Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada na Escola Santa Terezinha, no município de Castanhal–PA

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar a prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada em uma Escola Municipal de Castanhal-Pa. Especificamente, pretendeu-se demonstrar que a Educação do Campo surgiu como movimento so...

ver descrição completa

Autor principal: CONCEIÇÃO, Edilson Araújo da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/581
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-581
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5812020-09-06T12:33:08Z A prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada na Escola Santa Terezinha, no município de Castanhal–PA CONCEIÇÃO, Edilson Araújo da MAIA, Patrícia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/4431710907133377 Prática de ensino Educação rural Educação do campo Aprendizagem Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar a prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada em uma Escola Municipal de Castanhal-Pa. Especificamente, pretendeu-se demonstrar que a Educação do Campo surgiu como movimento social de luta em prol de garantir aos sujeitos do campo uma educação de qualidade, e que ao longo de sua história conseguiu importantes conquistas no sentido de garantir esse direito nas politicas e documentos educacionais do Brasil, além de constatar que o trabalho do professor em turma de multisserie caracteriza-se por ensinar sujeitos em idade, series e níveis de desenvolvimento educativo diferentes, tornando a prática pedagógica um desafio constante, haja vista a existência de outros fatores dentro e fora de sala de aula que influencia negativamente o trabalho docente. A vista disso, os dados desta pesquisa foram obtidos através de entrevista semiestruturada com a docente e de observações de sua prática, e foram analisados a partir da fala da professora entrevistada, das observações e das discussões de autores como Zabala (1998), Zóboli (2009), Libanêo (1994) e outros. Os resultados indicaram que a prática da professora da turma multisseriada ocorre de acordo com as perspectivas, realidade e desafios da educação do campo, pois evidenciamos a necessidade de acompanhamento técnico, pedagógico e humano tanto para a professora quanto para os alunos da turma de ensino multisseriado. Desse modo, ressaltamos que as poucas publicações e discussões sobre turma multisseriada no âmbito nacional e municipal configurou-se uma problemática para a construção e embasamento teórico deste trabalho. 2018-07-18T18:26:46Z 2018-07-18T18:26:46Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CONCEIÇÃO, Edilson Araújo da. A prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada na Escola Santa Terezinha, no município de Castanhal–PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/581. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/581 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Prática de ensino
Educação rural
Educação do campo
Aprendizagem
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Prática de ensino
Educação rural
Educação do campo
Aprendizagem
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CONCEIÇÃO, Edilson Araújo da
A prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada na Escola Santa Terezinha, no município de Castanhal–PA
topic_facet Prática de ensino
Educação rural
Educação do campo
Aprendizagem
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar a prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada em uma Escola Municipal de Castanhal-Pa. Especificamente, pretendeu-se demonstrar que a Educação do Campo surgiu como movimento social de luta em prol de garantir aos sujeitos do campo uma educação de qualidade, e que ao longo de sua história conseguiu importantes conquistas no sentido de garantir esse direito nas politicas e documentos educacionais do Brasil, além de constatar que o trabalho do professor em turma de multisserie caracteriza-se por ensinar sujeitos em idade, series e níveis de desenvolvimento educativo diferentes, tornando a prática pedagógica um desafio constante, haja vista a existência de outros fatores dentro e fora de sala de aula que influencia negativamente o trabalho docente. A vista disso, os dados desta pesquisa foram obtidos através de entrevista semiestruturada com a docente e de observações de sua prática, e foram analisados a partir da fala da professora entrevistada, das observações e das discussões de autores como Zabala (1998), Zóboli (2009), Libanêo (1994) e outros. Os resultados indicaram que a prática da professora da turma multisseriada ocorre de acordo com as perspectivas, realidade e desafios da educação do campo, pois evidenciamos a necessidade de acompanhamento técnico, pedagógico e humano tanto para a professora quanto para os alunos da turma de ensino multisseriado. Desse modo, ressaltamos que as poucas publicações e discussões sobre turma multisseriada no âmbito nacional e municipal configurou-se uma problemática para a construção e embasamento teórico deste trabalho.
author_additional MAIA, Patrícia Ribeiro
author_additionalStr MAIA, Patrícia Ribeiro
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CONCEIÇÃO, Edilson Araújo da
title A prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada na Escola Santa Terezinha, no município de Castanhal–PA
title_short A prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada na Escola Santa Terezinha, no município de Castanhal–PA
title_full A prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada na Escola Santa Terezinha, no município de Castanhal–PA
title_fullStr A prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada na Escola Santa Terezinha, no município de Castanhal–PA
title_full_unstemmed A prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada na Escola Santa Terezinha, no município de Castanhal–PA
title_sort prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada na escola santa terezinha, no município de castanhal–pa
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/581
_version_ 1787154539578654720
score 11.675088