Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Manifesto Pauta NegrA: em rastros de criações (po)éticas decoloniais de uma encenadora-produtora

Este trabalho traça rastros cartográficos de reflexão acerca dos processos criativos cênicos de uma encenadora/produtora afroindígena, no Manifesto Pauta Negra. O referido espetáculo resultou de projeto desenvolvido no Grupo de Teatro Universitário de 2018, intitulado As Manas Pretas, viabilizado...

ver descrição completa

Autor principal: FREITAS, Ingrid Gomes de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5823
Resumo:
Este trabalho traça rastros cartográficos de reflexão acerca dos processos criativos cênicos de uma encenadora/produtora afroindígena, no Manifesto Pauta Negra. O referido espetáculo resultou de projeto desenvolvido no Grupo de Teatro Universitário de 2018, intitulado As Manas Pretas, viabilizado por meio do projeto de extensão Novos Encenadores, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. Em perspectivas do pensamento feminista decolonial, trago apontamentos reflexivos sobre aspectos desta experiência, a partir de afetações na vivência artística com outras mulheres afroameríndias participantes do processo, para reflexão do fazer teatral com corpas racializadas no território amazônida. Abordo especificidades do processo referentes à experiência de nossos corpos no teatro e para além dele, realçando a elaboração coletiva da dramaturgia do Manifesto Pauta NegrA, bem como busco deslocar minha perspectiva para tratar do espetáculo sob o olhar de uma espectadora ficcional. Por fim, concluo que o processo de criação é território de resistência contra os efeitos do regime de colonialidade em nossos corpos, gerando provocações ao campo teatral.