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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Manifesto Pauta NegrA: em rastros de criações (po)éticas decoloniais de uma encenadora-produtora
Este trabalho traça rastros cartográficos de reflexão acerca dos processos criativos cênicos de uma encenadora/produtora afroindígena, no Manifesto Pauta Negra. O referido espetáculo resultou de projeto desenvolvido no Grupo de Teatro Universitário de 2018, intitulado As Manas Pretas, viabilizado...
Autor principal: | FREITAS, Ingrid Gomes de |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
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Assuntos: | |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-58232023-09-13T17:44:55Z Manifesto Pauta NegrA: em rastros de criações (po)éticas decoloniais de uma encenadora-produtora FREITAS, Ingrid Gomes de FLORES, Andréa Bentes http://lattes.cnpq.br/4347358203729416 Teatro universitário Deocolonialidade Mulheres afro-ameríndias University theater Decoloniality African american women CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO Este trabalho traça rastros cartográficos de reflexão acerca dos processos criativos cênicos de uma encenadora/produtora afroindígena, no Manifesto Pauta Negra. O referido espetáculo resultou de projeto desenvolvido no Grupo de Teatro Universitário de 2018, intitulado As Manas Pretas, viabilizado por meio do projeto de extensão Novos Encenadores, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. Em perspectivas do pensamento feminista decolonial, trago apontamentos reflexivos sobre aspectos desta experiência, a partir de afetações na vivência artística com outras mulheres afroameríndias participantes do processo, para reflexão do fazer teatral com corpas racializadas no território amazônida. Abordo especificidades do processo referentes à experiência de nossos corpos no teatro e para além dele, realçando a elaboração coletiva da dramaturgia do Manifesto Pauta NegrA, bem como busco deslocar minha perspectiva para tratar do espetáculo sob o olhar de uma espectadora ficcional. Por fim, concluo que o processo de criação é território de resistência contra os efeitos do regime de colonialidade em nossos corpos, gerando provocações ao campo teatral. 2023-07-05T16:23:23Z 2023-07-05T16:23:23Z 2023-03-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FREITAS, Ingrid Gomes de. Manifesto Pauta NegrA: em rastros de criações (po)éticas decoloniais de uma encenadora-produtora . Orientadora: Andréa Bentes Flores. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5823. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5823 Acesso Aberto e-mail |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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Este trabalho traça rastros cartográficos de reflexão acerca dos processos criativos
cênicos de uma encenadora/produtora afroindígena, no Manifesto Pauta Negra. O referido
espetáculo resultou de projeto desenvolvido no Grupo de Teatro Universitário de 2018,
intitulado As Manas Pretas, viabilizado por meio do projeto de extensão Novos Encenadores,
da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. Em perspectivas do pensamento
feminista decolonial, trago apontamentos reflexivos sobre aspectos desta experiência, a partir
de afetações na vivência artística com outras mulheres afroameríndias participantes do
processo, para reflexão do fazer teatral com corpas racializadas no território amazônida. Abordo
especificidades do processo referentes à experiência de nossos corpos no teatro e para além
dele, realçando a elaboração coletiva da dramaturgia do Manifesto Pauta NegrA, bem como
busco deslocar minha perspectiva para tratar do espetáculo sob o olhar de uma espectadora
ficcional. Por fim, concluo que o processo de criação é território de resistência contra os efeitos
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