Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências

A Educação Ambiental (EA) ganhou visibilidade a partir da preocupação com a degradação ambiental. Sendo a mesma um tema contemporâneo transversal, que deve perpassar todas as áreas do conhecimento. Nesse processo os livros didáticos servem como apoio aos professores na sua pratica educativa, e os me...

ver descrição completa

Autor principal: SALGADO, Juliana Bastos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5834
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5834
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-58342023-08-03T16:40:15Z Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências SALGADO, Juliana Bastos SILVA, Karina Dias da http://lattes.cnpq.br/2271768102150398 https://orcid.org/0000-0001-5548-4995 Temas Transversais Conservacionismo Pragmatismo Educação Crítica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A Educação Ambiental (EA) ganhou visibilidade a partir da preocupação com a degradação ambiental. Sendo a mesma um tema contemporâneo transversal, que deve perpassar todas as áreas do conhecimento. Nesse processo os livros didáticos servem como apoio aos professores na sua pratica educativa, e os mesmos devem prezar a orientação dos documentos oficiais da educação, e a diversidade epistemológica do campo. O eixo que delimita a diversidade de concepções e práticas de EA pode ser compreendido com um ramo conservador e outro crítico. E a partir dessa ótica, essa pesquisa analisou os livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental da coleção inovar, do PNLD de 2020 a 2023, com enfoque nas suas imagens. Foi empreendido a técnica de análise de Bardin (2004), com categorias elencadas a priori, sendo estas as macrotendências políticos pedagógicas de EA, conservacionista, pragmática e crítica. E foi constatado uma predominância da categoria pragmática, devido a maiores abordagens de soluções pontuais e a fragmentação dos conteúdos. E com isso sugere-se métodos pedagógicos possíveis de lidar com a predominância do pragmatismo. 2023-07-07T12:00:28Z 2023-07-07T12:00:28Z 2022-12-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SALGADO, Juliana Bastos. Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências . Orientadora: Karina Dias da Silva. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5834. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5834 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Temas Transversais
Conservacionismo
Pragmatismo
Educação Crítica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Temas Transversais
Conservacionismo
Pragmatismo
Educação Crítica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SALGADO, Juliana Bastos
Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências
topic_facet Temas Transversais
Conservacionismo
Pragmatismo
Educação Crítica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A Educação Ambiental (EA) ganhou visibilidade a partir da preocupação com a degradação ambiental. Sendo a mesma um tema contemporâneo transversal, que deve perpassar todas as áreas do conhecimento. Nesse processo os livros didáticos servem como apoio aos professores na sua pratica educativa, e os mesmos devem prezar a orientação dos documentos oficiais da educação, e a diversidade epistemológica do campo. O eixo que delimita a diversidade de concepções e práticas de EA pode ser compreendido com um ramo conservador e outro crítico. E a partir dessa ótica, essa pesquisa analisou os livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental da coleção inovar, do PNLD de 2020 a 2023, com enfoque nas suas imagens. Foi empreendido a técnica de análise de Bardin (2004), com categorias elencadas a priori, sendo estas as macrotendências políticos pedagógicas de EA, conservacionista, pragmática e crítica. E foi constatado uma predominância da categoria pragmática, devido a maiores abordagens de soluções pontuais e a fragmentação dos conteúdos. E com isso sugere-se métodos pedagógicos possíveis de lidar com a predominância do pragmatismo.
author_additional SILVA, Karina Dias da
author_additionalStr SILVA, Karina Dias da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SALGADO, Juliana Bastos
title Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências
title_short Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências
title_full Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências
title_fullStr Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências
title_full_unstemmed Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências
title_sort macrotendências de educação ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5834
_version_ 1787155543072178176
score 11.753896