/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências
A Educação Ambiental (EA) ganhou visibilidade a partir da preocupação com a degradação ambiental. Sendo a mesma um tema contemporâneo transversal, que deve perpassar todas as áreas do conhecimento. Nesse processo os livros didáticos servem como apoio aos professores na sua pratica educativa, e os me...
Autor principal: | SALGADO, Juliana Bastos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5834 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5834 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-58342023-08-03T16:40:15Z Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências SALGADO, Juliana Bastos SILVA, Karina Dias da http://lattes.cnpq.br/2271768102150398 https://orcid.org/0000-0001-5548-4995 Temas Transversais Conservacionismo Pragmatismo Educação Crítica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A Educação Ambiental (EA) ganhou visibilidade a partir da preocupação com a degradação ambiental. Sendo a mesma um tema contemporâneo transversal, que deve perpassar todas as áreas do conhecimento. Nesse processo os livros didáticos servem como apoio aos professores na sua pratica educativa, e os mesmos devem prezar a orientação dos documentos oficiais da educação, e a diversidade epistemológica do campo. O eixo que delimita a diversidade de concepções e práticas de EA pode ser compreendido com um ramo conservador e outro crítico. E a partir dessa ótica, essa pesquisa analisou os livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental da coleção inovar, do PNLD de 2020 a 2023, com enfoque nas suas imagens. Foi empreendido a técnica de análise de Bardin (2004), com categorias elencadas a priori, sendo estas as macrotendências políticos pedagógicas de EA, conservacionista, pragmática e crítica. E foi constatado uma predominância da categoria pragmática, devido a maiores abordagens de soluções pontuais e a fragmentação dos conteúdos. E com isso sugere-se métodos pedagógicos possíveis de lidar com a predominância do pragmatismo. 2023-07-07T12:00:28Z 2023-07-07T12:00:28Z 2022-12-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SALGADO, Juliana Bastos. Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências . Orientadora: Karina Dias da Silva. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5834. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5834 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Temas Transversais Conservacionismo Pragmatismo Educação Crítica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Temas Transversais Conservacionismo Pragmatismo Educação Crítica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SALGADO, Juliana Bastos Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências |
topic_facet |
Temas Transversais Conservacionismo Pragmatismo Educação Crítica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A Educação Ambiental (EA) ganhou visibilidade a partir da preocupação com a degradação ambiental. Sendo a mesma um tema contemporâneo transversal, que deve perpassar todas as áreas do conhecimento. Nesse processo os livros didáticos servem como apoio aos professores na sua pratica educativa, e os mesmos devem prezar a orientação dos documentos oficiais da educação, e a diversidade epistemológica do campo. O eixo que delimita a diversidade de concepções e práticas de EA pode ser compreendido com um ramo conservador e outro crítico. E a partir dessa ótica, essa pesquisa analisou os livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental da coleção inovar, do PNLD de 2020 a 2023, com enfoque nas suas imagens. Foi empreendido a técnica de análise de Bardin (2004), com categorias elencadas a priori, sendo estas as macrotendências políticos pedagógicas de EA, conservacionista, pragmática e crítica. E foi constatado uma predominância da categoria pragmática, devido a maiores abordagens de soluções pontuais e a fragmentação dos conteúdos. E com isso sugere-se métodos pedagógicos possíveis de lidar com a predominância do pragmatismo. |
author_additional |
SILVA, Karina Dias da |
author_additionalStr |
SILVA, Karina Dias da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SALGADO, Juliana Bastos |
title |
Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências |
title_short |
Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências |
title_full |
Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências |
title_fullStr |
Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências |
title_full_unstemmed |
Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências |
title_sort |
macrotendências de educação ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5834 |
_version_ |
1787155543072178176 |
score |
11.753896 |