Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Sem corpo, sem crime:uma proposta de jogo didático, como recurso no ensino de Genética

High school and university students see Genetics as one of the most complex disciplines in Biology, because they address complex calculations, terms and concepts and non-practical subjects, therefore, the use of didactic resources has been consolidated as a strategy to motivate and arouse interest i...

ver descrição completa

Autor principal: VILLAMAR, João Vitor Neves
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5850
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5850
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-58502023-08-03T16:49:45Z Sem corpo, sem crime:uma proposta de jogo didático, como recurso no ensino de Genética VILLAMAR, João Vitor Neves GARCIA, Magali Gonçalves http://lattes.cnpq.br/9826011171983187 https://orcid.org/0000-0002-3166-2483 Gamificação Pericia Criminal Jogos de tabuleiro Gamification Criminal Expertise Board games CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA High school and university students see Genetics as one of the most complex disciplines in Biology, because they address complex calculations, terms and concepts and non-practical subjects, therefore, the use of didactic resources has been consolidated as a strategy to motivate and arouse interest in the contents. The objective was to produce a proposal for a didactic game, to work theoretical and practical aspects of genetics in a contextualized way with the daily life of Criminal Forensics, aiming at a better understanding and fixation of the concepts. The game is based on the board games: "Detective" (Star) along with the game "DNA Detective" by Kenneth Wallace-Müller of the Gene Jury team. The game consists of: 1 board; 8 pawns; 2 Data; 8 character cards; 11 crime scene cards; 8 weapons cards; 8 blood type cards; presentation of an incident report; 50 notebooks; 7 genetics question cards; 1 envelope; 10 crime card; destined to solve a crime. This didactic resource, based on playfulness and contextualization, can facilitate and expand the understanding of knowledge of genetic concepts, in addition to arousing interest in learning, participating in activities and promoting interaction among students. Key Alunos do Ensino Médio e de nível universitário veem a Genética como uma das mais complexas disciplinas da Biologia, visto que abordam cálculos, termos e conceitos complexos e assuntos não práticos, por isso, o uso de recurso didático como estratégia para motivar e despertar o interesse pelos conteúdos, vem se consolidando. Teve como objetivo, produzir uma proposta de um jogo didático, para trabalhar aspectos teóricos e práticos da genética de forma contextualizada com o cotidiano da Perícia Criminal, visando uma melhor compreensão e fixação dos conceitos e processos da genética. O jogo é baseado nos jogos de tabuleiro: “Detetive” (Estrela), juntamente com o jogo “Detective de DNA" de Kenneth Wallace-Müller da equipe Gene Jury. O jogo é composto por: 1 tabuleiro; 8 peões; 2 Dados; 8 cartas de personagens; 11 cartas de locais de crime; 8 cartas de tipagem sanguínea; 8 cartas de grupos sanguíneos; Apresentação do relato do crime; 50 Blocos de anotações; 7 cartas de perguntas de genética; 1 Envelope; 10 Carta Crime; objetivando a resolução de um crime. Este recurso didático, fundamentado na ludicidade e na contextualização, pode facilitar e ampliar o entendimento acerca do conhecimento de conceitos genéticos, e despertar o interesse em aprender, participar das atividades e promover a interação entre os alunos. 2023-07-11T14:26:57Z 2023-07-11T14:26:57Z 2022-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação VILLAMAR, João Vitor Neves. Sem corpo, sem crime:uma proposta de jogo didático, como recurso no ensino de Genética. Orientadora: Magali Gonçalves Garcia. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5850. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5850 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Gamificação
Pericia Criminal
Jogos de tabuleiro
Gamification
Criminal Expertise
Board games
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA
spellingShingle Gamificação
Pericia Criminal
Jogos de tabuleiro
Gamification
Criminal Expertise
Board games
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA
VILLAMAR, João Vitor Neves
Sem corpo, sem crime:uma proposta de jogo didático, como recurso no ensino de Genética
topic_facet Gamificação
Pericia Criminal
Jogos de tabuleiro
Gamification
Criminal Expertise
Board games
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA
description High school and university students see Genetics as one of the most complex disciplines in Biology, because they address complex calculations, terms and concepts and non-practical subjects, therefore, the use of didactic resources has been consolidated as a strategy to motivate and arouse interest in the contents. The objective was to produce a proposal for a didactic game, to work theoretical and practical aspects of genetics in a contextualized way with the daily life of Criminal Forensics, aiming at a better understanding and fixation of the concepts. The game is based on the board games: "Detective" (Star) along with the game "DNA Detective" by Kenneth Wallace-Müller of the Gene Jury team. The game consists of: 1 board; 8 pawns; 2 Data; 8 character cards; 11 crime scene cards; 8 weapons cards; 8 blood type cards; presentation of an incident report; 50 notebooks; 7 genetics question cards; 1 envelope; 10 crime card; destined to solve a crime. This didactic resource, based on playfulness and contextualization, can facilitate and expand the understanding of knowledge of genetic concepts, in addition to arousing interest in learning, participating in activities and promoting interaction among students. Key
author_additional GARCIA, Magali Gonçalves
author_additionalStr GARCIA, Magali Gonçalves
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author VILLAMAR, João Vitor Neves
title Sem corpo, sem crime:uma proposta de jogo didático, como recurso no ensino de Genética
title_short Sem corpo, sem crime:uma proposta de jogo didático, como recurso no ensino de Genética
title_full Sem corpo, sem crime:uma proposta de jogo didático, como recurso no ensino de Genética
title_fullStr Sem corpo, sem crime:uma proposta de jogo didático, como recurso no ensino de Genética
title_full_unstemmed Sem corpo, sem crime:uma proposta de jogo didático, como recurso no ensino de Genética
title_sort sem corpo, sem crime:uma proposta de jogo didático, como recurso no ensino de genética
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5850
_version_ 1787155549060595712
score 11.674684