Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio

Physics is considered a great challenge by students, so it is important to compose methodological strategies that provide students with an approach to the world of Physics. This work presents a didactic sequence elaborated for teaching concepts of calorimetry. The didactic sequence, which is based o...

ver descrição completa

Autor principal: BEZERRA, Rosa Leonor Bentes Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5875
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5875
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-58752023-07-19T03:05:32Z Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio BEZERRA, Rosa Leonor Bentes Souza SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da http://lattes.cnpq.br/5067093267673117 https://orcid.org/0000-0002-7084-8491 https://orcid.org/0000-0002-7084-8491 Calorimetria Ciclo hidrológico Sequência didática Ensino Médio Física Calorimetry Hydrologic cycle Didatic sequence High School Physics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Physics is considered a great challenge by students, so it is important to compose methodological strategies that provide students with an approach to the world of Physics. This work presents a didactic sequence elaborated for teaching concepts of calorimetry. The didactic sequence, which is based on the study of calorimetry with a focus on the Hydrological Cycle, was structured for students in the second year of high school, for Physics classes, aiming at raising awareness and conservation of natural resources, as well as bringing improvement for education and interaction between teacher and student, and between students and other colleagues and their environment. The study aimed to propose a didactic sequence seeking an interdisciplinary teaching based on socio-environmental problems in the context of the hydrological cycle, heat and temperature for Physics classes, allowing this student to understand the world around him and the physical phenomena that surround him. The study was based on bibliographical research in academic articles, books and websites that bring a study on the theme of the water cycle. A Física é considerada um grande desafio por parte dos alunos, por isso é importante compor estratégias metodológicas que propiciem uma aproximação do mundo da Física aos estudantes. Neste trabalho é apresentada uma sequência didática elaborada para o ensino de conceitos de calorimetria. A sequência didática, que tem como base o estudo da calorimetria com foco no Ciclo Hidrológico, foi estruturada para alunos da segunda série do Ensino Médio, para as aulas da disciplina de Física, visando à conscientização e conservação dos recursos naturais, bem como trazer melhoria para educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas e com seu entorno. O estudo teve como objetivo propor uma sequência didática visando um ensino interdisciplinar a partir de problemáticas socioambientais no contexto do ciclo hidrológico, calor e temperatura para aula de Física, possibilitando que esse aluno entenda o mundo ao redor e os fenômenos físicos que o cercam. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e sites que trazem um estudo sobre a temática do ciclo da água. 2023-07-18T20:47:57Z 2023-07-18T20:47:57Z 2023-06-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BEZERRA, Rosa Leonor Bentes Souza. Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio. Orientador: Carlos Alberto Brito da Silva Júnior. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5875. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5875 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Calorimetria
Ciclo hidrológico
Sequência didática
Ensino Médio
Física
Calorimetry
Hydrologic cycle
Didatic sequence
High School
Physics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Calorimetria
Ciclo hidrológico
Sequência didática
Ensino Médio
Física
Calorimetry
Hydrologic cycle
Didatic sequence
High School
Physics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
BEZERRA, Rosa Leonor Bentes Souza
Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio
topic_facet Calorimetria
Ciclo hidrológico
Sequência didática
Ensino Médio
Física
Calorimetry
Hydrologic cycle
Didatic sequence
High School
Physics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description Physics is considered a great challenge by students, so it is important to compose methodological strategies that provide students with an approach to the world of Physics. This work presents a didactic sequence elaborated for teaching concepts of calorimetry. The didactic sequence, which is based on the study of calorimetry with a focus on the Hydrological Cycle, was structured for students in the second year of high school, for Physics classes, aiming at raising awareness and conservation of natural resources, as well as bringing improvement for education and interaction between teacher and student, and between students and other colleagues and their environment. The study aimed to propose a didactic sequence seeking an interdisciplinary teaching based on socio-environmental problems in the context of the hydrological cycle, heat and temperature for Physics classes, allowing this student to understand the world around him and the physical phenomena that surround him. The study was based on bibliographical research in academic articles, books and websites that bring a study on the theme of the water cycle.
author_additional SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da
author_additionalStr SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BEZERRA, Rosa Leonor Bentes Souza
title Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio
title_short Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio
title_full Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio
title_fullStr Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio
title_full_unstemmed Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio
title_sort sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de física no ensino médio
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5875
_version_ 1787155552549208064
score 11.753896