/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O estado do conhecimento sobre a História da Geografia Escolar Brasileira: um estudo a partir dos trabalhos publicados em anais de eventos nacionais de Geografia (2009 a 2019)
O objetivo deste artigo é identificar e analisar os objetos de estudo, os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos da pesquisa realizada, os resultados alcançados, dentre outros aspectos. Nosso estudo compreendeu o período que vai de 2009 até 2019.Nossa fundamentação teórica se baseou em auto...
Autor principal: | PEREIRA, Pedro da Cunha |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5883 |
Resumo: |
---|
O objetivo deste artigo é identificar e analisar os objetos de estudo, os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos da pesquisa realizada, os resultados alcançados, dentre outros aspectos. Nosso estudo compreendeu o período que vai de 2009 até 2019.Nossa fundamentação teórica se baseou em autores que discutem as seguintes categorias teóricas: história da geografia escolar (ROCHA 1998; ALBUQUERQUE, 2011); história das disciplinas escolares (SANTOS, 1995; CHERVEL, 1990; e GOODSON, 2007); e história do currículo escolar (FRAGO, 2008; SAVIANI, 2005). Para a realização do estudo, optamos pela pesquisa de caráter qualitativo. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, utilizando, para tal, os anais de eventos nacionais de Geografia, ocorridos no período selecionado, como fonte dos documentos estudados. O desenvolvimento da pesquisa seguiu três etapas, à saber: levantamento e revisão da literatura; coleta de dados; análise dos dados. Os dados coletados foram submetidos à técnica da análise do conteúdo. Concluímos que a história da Geografia escolar vem gradativamente ganhando espaço nos debates nacionais de Geografia, ocorridos nos eventos científicos desta área, entretanto, verificou-se que a maioria das pesquisas selecionados trata da História da Geografia escolar brasileira como suporte para outros temas,. Identificar essa lacuna levou a uma reflexão sobre a proposição de uma ciência mais preocupada com a história das disciplinas escolares, em especial, da Geografia escolar. |