Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A formação da identidade camponesa: um olhar a partir da prática docente na escola Roberto Remigi, Assentamento João Batista II

Na realização do trabalho docente nas escolas do campo, a ausência de um diálogo com a realidade camponesa poderá comprometer a identidade de seus alunos, uma vez que exclui discussões sobre o modo de vida camponês. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar a influência da prática docente na form...

ver descrição completa

Autor principal: ARAÚJO, Aline Lopes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/589
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-589
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5892020-09-06T12:27:39Z A formação da identidade camponesa: um olhar a partir da prática docente na escola Roberto Remigi, Assentamento João Batista II ARAÚJO, Aline Lopes CRUZ, Carlos Renilton Freitas http://lattes.cnpq.br/7656601356595473 Educação do campo Prática de ensino Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Na realização do trabalho docente nas escolas do campo, a ausência de um diálogo com a realidade camponesa poderá comprometer a identidade de seus alunos, uma vez que exclui discussões sobre o modo de vida camponês. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar a influência da prática docente na formação da identidade camponesa, no contexto infantil, na perspectiva de entender se as ações pedagógicas desenvolvidas pelo professor podem contribuir em aspectos positivos ou negativos, na formação da identidade camponesa das crianças. O trabalho está baseado em autores que pesquisam sobre Identidade, como Hall (2005) e Woodward (2009), sobre Infância, abordando Sarmento (2008) e Corsário (2011), e que discutem sobre Educação do Campo, como Caldart (2012), Cruz (2010), Martins (2013) e Arroyo (2012). A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando como recurso metodológico o estudo de caso e a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Os resultados apontam a importância do papel docente na construção da identidade do aluno, percebendo que a execução das ações docentes reflete na percepção da criança como ser social. 2018-07-25T17:39:10Z 2018-07-25T17:39:10Z 2017-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARAÚJO, Aline Lopes. A formação da identidade camponesa: um olhar a partir da prática docente na escola Roberto Remigi, Assentamento João Batista II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/589. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/589 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação do campo
Prática de ensino
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Educação do campo
Prática de ensino
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
ARAÚJO, Aline Lopes
A formação da identidade camponesa: um olhar a partir da prática docente na escola Roberto Remigi, Assentamento João Batista II
topic_facet Educação do campo
Prática de ensino
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Na realização do trabalho docente nas escolas do campo, a ausência de um diálogo com a realidade camponesa poderá comprometer a identidade de seus alunos, uma vez que exclui discussões sobre o modo de vida camponês. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar a influência da prática docente na formação da identidade camponesa, no contexto infantil, na perspectiva de entender se as ações pedagógicas desenvolvidas pelo professor podem contribuir em aspectos positivos ou negativos, na formação da identidade camponesa das crianças. O trabalho está baseado em autores que pesquisam sobre Identidade, como Hall (2005) e Woodward (2009), sobre Infância, abordando Sarmento (2008) e Corsário (2011), e que discutem sobre Educação do Campo, como Caldart (2012), Cruz (2010), Martins (2013) e Arroyo (2012). A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando como recurso metodológico o estudo de caso e a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Os resultados apontam a importância do papel docente na construção da identidade do aluno, percebendo que a execução das ações docentes reflete na percepção da criança como ser social.
author_additional CRUZ, Carlos Renilton Freitas
author_additionalStr CRUZ, Carlos Renilton Freitas
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ARAÚJO, Aline Lopes
title A formação da identidade camponesa: um olhar a partir da prática docente na escola Roberto Remigi, Assentamento João Batista II
title_short A formação da identidade camponesa: um olhar a partir da prática docente na escola Roberto Remigi, Assentamento João Batista II
title_full A formação da identidade camponesa: um olhar a partir da prática docente na escola Roberto Remigi, Assentamento João Batista II
title_fullStr A formação da identidade camponesa: um olhar a partir da prática docente na escola Roberto Remigi, Assentamento João Batista II
title_full_unstemmed A formação da identidade camponesa: um olhar a partir da prática docente na escola Roberto Remigi, Assentamento João Batista II
title_sort formação da identidade camponesa: um olhar a partir da prática docente na escola roberto remigi, assentamento joão batista ii
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/589
_version_ 1787154541004718080
score 11.753735