Tese

Identidade docente e formação de professores Macuxi: do imaginário negativo à afirmação identitária na contemporaneidade

O estudo reflete sobre a formação e a práxis de professores macuxi, oriundos da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no nordeste de Roraima que, historicamente, é conhecido por ser um Estado anti-indígena. Para tanto, se fez uma etnografia, que mescla visitas de campo, memórias, narrativas e autobiog...

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Autor principal: Santos, Jonildo Viana dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4962517863099366
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4907
Resumo:
O estudo reflete sobre a formação e a práxis de professores macuxi, oriundos da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no nordeste de Roraima que, historicamente, é conhecido por ser um Estado anti-indígena. Para tanto, se fez uma etnografia, que mescla visitas de campo, memórias, narrativas e autobiografia. A pesquisa foi realizada com professores graduados no Curso de Licenciatura Intercultural com habilitação na área de concentração em Ciências Sociais, oferecido pelo Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Utilizamo-nos da nossa experiência como docente formador na referida instituição, dos atilamentos em sala de aula, encontros pedagógicos, encontros informais com os sujeitos da pesquisa, registrando todas essas percepções nas anotações. Objetivando entender como esses sujeitos relacionam a sua identidade étnica com sua identidade profissional, concomitante, saber quais são suas compreensões sobre interculturalidade, como percebem as relações entre conhecimento tradicional e conhecimento científico, e como aplicam em sua prática docente na busca de conhecer as suas realidades, priorizar suas demandas e perspectivas enquanto educador. O projeto de formação de professores indígenas em Roraima é fruto da luta social travada entre o modelo educacional institucionalizado pelo Estado e aplicado sem levar em consideração a sociodiversidade dos povos indígenas, dessa maneira percebeu-se historicamente choques significativos entre as duas perspectivas, a estatal e a indígena. A experiência de formação de professores indígenas da etnia macuxi habilitados em ciências sociais nos faz refletir sobre a importância das Ciências Sociais enquanto área do conhecimento que objetiva interdisciplinarizar os debates na busca de entender as funções, os sistemas e as estruturas das sociedades, relacionando-a com a educação diferenciada, bilíngue e intercultural, que vislumbra autonomia intelectual para uma possível emancipação política, agregando à justiça cognitiva e as novas possibilidades de produção de conhecimentos e aprendizagens na contemporaneidade, os resultados faz refletir sobre o protagonismo desses sujeitos sociais frente à educação e os desafios amazônicos e roraimenses