Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores no munícipio de Bragança-PA

The Pedagogical Residency Program (PRP) plays an important role in the initial training of teachers, as it provides diverse experiences, knowledge exchange, the exercise of teaching practice, and contact with the school scenario. Thus, this work has as main objective to analyze the formative contrib...

ver descrição completa

Autor principal: PENHA, Márcia Janaína Costa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5905
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5905
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59052023-08-02T03:05:19Z Contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores no munícipio de Bragança-PA PENHA, Márcia Janaína Costa FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa http://lattes.cnpq.br/1452935151806378 https://orcid.org/0000-0002-3769-0792 Programa Residência Pedagógica Formação Inicial Identidade Docente Pedagogical Residency Program Initial formation Teaching Identity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The Pedagogical Residency Program (PRP) plays an important role in the initial training of teachers, as it provides diverse experiences, knowledge exchange, the exercise of teaching practice, and contact with the school scenario. Thus, this work has as main objective to analyze the formative contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) provided in the initial formation of the residents of the Degree in Natural Sciences and Biological Sciences of the IECOS/UFPA, Campus Bragança-PA. The present research is characterized as qualitative, of a descriptive-analytical nature, which takes a semi-structured questionnaire and the final reports of the resident professors for data construction. For data analysis we used the Content Analysis method developed by Bardin (2011). The analysis of the data shows us the contributions of the PRP in the initial training of the resident teachers through their insertion in the school environment and its training activities, the residents experienced in practice the direct contact with the routine of the school-field and the exercise of teaching, in two distinct situations, during and after a pandemic. Thus, the program proved to be fundamental during the initial training of future teachers, because through contact with the school environment, the student acquires knowledge and experiences that will be fundamental for the construction of the teaching identity and professional training. O Programa Residência Pedagógica (PRP) desempenha um papel importante na formação inicial de professores, visto que proporciona diversas experiências, trocas de conhecimentos, o exercício da prática docente, e o contato com cenário escolar. Deste modo, este trabalho tem como principal objetivo analisar as contribuições formativas do Programa Residência Pedagógica (PRP) propiciou na formação inicial dos residentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Ciências Biológicas do IECOS/UFPA, Campus Bragança-PA. A presente pesquisa é caracterizada como qualitativa, de cunho descritivo-analítica que toma para construção dos dados um questionário semiestruturado e os relatórios finais dos professores-residentes. Para a análise dos dados utilizamos o método de Análise de Conteúdo desenvolvido por Bardin (2011). A análise dos dados nos mostra as contribuições do PRP na formação inicial dos professores residentes mediante a inserção no âmbito escolar e de suas atividades formativas, os residentes vivenciaram na prática o contato direto com a rotina da escola-campo e o exercício da docência, em duas situações distintas, durante e após uma pandemia. Assim, o programa se mostrou fundamental durante a formação inicial de futuros professores, pois através do contato com o ambiente escolar o licenciando adquire conhecimentos e experiências que serão fundamentais para a construção da identidade docente e formação profissional. 2023-08-01T20:07:06Z 2023-08-01T20:07:06Z 2023-06-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PENHA, Márcia Janaína Costa. Contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores no munícipio de Bragança-PA. Orientadora: Rosigleyse Corrêa de Sousa Felix. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5905. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5905 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Programa Residência Pedagógica
Formação Inicial
Identidade Docente
Pedagogical Residency Program
Initial formation
Teaching Identity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Programa Residência Pedagógica
Formação Inicial
Identidade Docente
Pedagogical Residency Program
Initial formation
Teaching Identity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
PENHA, Márcia Janaína Costa
Contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores no munícipio de Bragança-PA
topic_facet Programa Residência Pedagógica
Formação Inicial
Identidade Docente
Pedagogical Residency Program
Initial formation
Teaching Identity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The Pedagogical Residency Program (PRP) plays an important role in the initial training of teachers, as it provides diverse experiences, knowledge exchange, the exercise of teaching practice, and contact with the school scenario. Thus, this work has as main objective to analyze the formative contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) provided in the initial formation of the residents of the Degree in Natural Sciences and Biological Sciences of the IECOS/UFPA, Campus Bragança-PA. The present research is characterized as qualitative, of a descriptive-analytical nature, which takes a semi-structured questionnaire and the final reports of the resident professors for data construction. For data analysis we used the Content Analysis method developed by Bardin (2011). The analysis of the data shows us the contributions of the PRP in the initial training of the resident teachers through their insertion in the school environment and its training activities, the residents experienced in practice the direct contact with the routine of the school-field and the exercise of teaching, in two distinct situations, during and after a pandemic. Thus, the program proved to be fundamental during the initial training of future teachers, because through contact with the school environment, the student acquires knowledge and experiences that will be fundamental for the construction of the teaching identity and professional training.
author_additional FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa
author_additionalStr FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PENHA, Márcia Janaína Costa
title Contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores no munícipio de Bragança-PA
title_short Contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores no munícipio de Bragança-PA
title_full Contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores no munícipio de Bragança-PA
title_fullStr Contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores no munícipio de Bragança-PA
title_full_unstemmed Contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores no munícipio de Bragança-PA
title_sort contribuições do programa residência pedagógica (prp) na formação inicial de professores no munícipio de bragança-pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5905
_version_ 1787155555544989696
score 11.753735