Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do Ensino Fundamental.

The current scenario of education has undergone numerous transformations over the years, which include dynamic activities in the school context. Given this, the present work aims to analyze the contributions of the use of didactic games in the teaching-learning process for science teaching it is cha...

ver descrição completa

Autor principal: SARAIVA, Luane de Cassia Costa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5906
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5906
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59062023-08-02T03:05:21Z Aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do Ensino Fundamental. SARAIVA, Luane de Cassia Costa FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa http://lattes.cnpq.br/1452935151806378 https://orcid.org/0000-0002-3769-0792 Jogos didáticos Ensino aprendizagem Ensino de ciências Didactic games Teaching learning Science teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The current scenario of education has undergone numerous transformations over the years, which include dynamic activities in the school context. Given this, the present work aims to analyze the contributions of the use of didactic games in the teaching-learning process for science teaching it is characterized as qualitative research, regarding the procedures it is identified as action research. Therefore, an intervention and application of three didactic games was carried out in two classes of the 6th year of Elementary School, both at the public Elementary School Dr. Mariano Antunes, located on Travessa Valparaíso in the city of Viseu-PA. In this context, it is notorious the importance of the teacher within the teaching process and mainly as an instructor in the creation of means (methodologies and didactics) that can corroborate in facing challenges and minimizing their correlated problems. O cenário atual da educação vem sofrendo inúmeras transformações ao longo dos anos, as quais incluem atividades dinâmicas no contexto escolar. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso de jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem para o ensino de Ciências a mesma caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, quanto aos procedimentos é identificado como pesquisa-ação. Para tanto, foi realizado uma intervenção e aplicação de três jogos didáticos em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, ambas da escola pública de Ensino Fundamental Dr. Mariano Antunes, localizada na Travessa Valparaíso na cidade de Viseu-PA. Neste contexto, é notório a importância do professor dentro do processo de ensino e principalmente, como instrutor da criação de meios (metodologias e didática) que possam corroborar no enfrentamento de desafios e minimizando seus problemas correlacionados. 2023-08-01T20:22:45Z 2023-08-01T20:22:45Z 2023-07-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SARAIVA, Luane de Cassia Costa. Aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do Ensino Fundamental. Orientadora: Rosigleyse Corrêa de Sousa Felix. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5906. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5906 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Jogos didáticos
Ensino aprendizagem
Ensino de ciências
Didactic games
Teaching learning
Science teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Jogos didáticos
Ensino aprendizagem
Ensino de ciências
Didactic games
Teaching learning
Science teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SARAIVA, Luane de Cassia Costa
Aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do Ensino Fundamental.
topic_facet Jogos didáticos
Ensino aprendizagem
Ensino de ciências
Didactic games
Teaching learning
Science teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The current scenario of education has undergone numerous transformations over the years, which include dynamic activities in the school context. Given this, the present work aims to analyze the contributions of the use of didactic games in the teaching-learning process for science teaching it is characterized as qualitative research, regarding the procedures it is identified as action research. Therefore, an intervention and application of three didactic games was carried out in two classes of the 6th year of Elementary School, both at the public Elementary School Dr. Mariano Antunes, located on Travessa Valparaíso in the city of Viseu-PA. In this context, it is notorious the importance of the teacher within the teaching process and mainly as an instructor in the creation of means (methodologies and didactics) that can corroborate in facing challenges and minimizing their correlated problems.
author_additional FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa
author_additionalStr FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SARAIVA, Luane de Cassia Costa
title Aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do Ensino Fundamental.
title_short Aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do Ensino Fundamental.
title_full Aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do Ensino Fundamental.
title_fullStr Aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do Ensino Fundamental.
title_full_unstemmed Aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do Ensino Fundamental.
title_sort aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do ensino fundamental.
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5906
_version_ 1787155555694936064
score 11.674684