/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O Uso de simulações virtuais como potencial pedagógico no ensino de Ciências
This extensionist work aims to stimulate, through scientific dissemination, the use of virtual simulators, through interactive actions using virtual (computer) simulation environments, such as: PhET, Physics at School and among others. This work is characterized as a case study, whose research was c...
Autor principal: | LUZ, Lays Maria Nunes da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5908 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5908 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59082023-08-02T03:05:18Z O Uso de simulações virtuais como potencial pedagógico no ensino de Ciências LUZ, Lays Maria Nunes da BRAGA, Alessandra Nascimento http://lattes.cnpq.br/7611599930837576 BRAGA, Aline Nascimento http://lattes.cnpq.br/0260000901655507 https://orcid.org/0000-0001-9880-5648 https://orcid.org/0000-0002-5998-6615 Ensino de Ciências Simulações Virtuais Recurso Pedagógico Science Teaching Virtual Simulations Pedagogical Resource CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This extensionist work aims to stimulate, through scientific dissemination, the use of virtual simulators, through interactive actions using virtual (computer) simulation environments, such as: PhET, Physics at School and among others. This work is characterized as a case study, whose research was carried out with teachers in training linked to the following courses: degree in Natural Sciences, from the Institute of Coastal Studies, from the Federal University of Pará (UFPA) - Campus of Bragança (IECOS / UFPA - Campus of Bragança); degree in Physics, from UFPA - Campus of Ananindeua; and degree in Natural Sciences, from IECOS/ UFPA - Campus de Bragança - Polo Santa Luzia do Pará, through presentations made via Google Meet. In addition, online questionnaires were carried out via the Google Forms platform with the participation of 43 students in total, as an attempt was made to understand the particularities and complexities involved in the studied situation. The research results led to a better understanding of the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in science teaching, especially regarding the importance of these tools in enabling educational practices. O presente trabalho extensionista tem por objetivo estimular, por meio da divulgação científica, o uso de simuladores virtuais, através de ações interativas usando ambientes de simulações virtuais (computacionais), tais como: PhET, Física na Escola e entre outros. O referido trabalho caracteriza-se como estudo de caso, cuja pesquisa foi realizada com os docentes em formação vinculados aos seguintes cursos: licenciatura em Ciências Naturais, do Instituto de Estudos Costeiros, da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus de Bragança (IECOS/ UFPA - Campus de Bragança); licenciatura em Física, da UFPA - Campus de Ananindeua; e licenciatura em Ciências Naturais, do IECOS/ UFPA - Campus de Bragança - Polo Santa Luzia do Pará, através de apresentações realizadas via Google Meet. Além disso, foram realizados questionários on-line via plataforma Google Forms com a participação de 43 discentes no total, pois buscou-se compreender as particularidades e complexidades envolvidas na situação estudada. Os resultados da pesquisa levaram a uma melhor compreensão sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Ciências, principalmente no que tange a importância dessas ferramentas na viabilização de práticas educacionais. 2023-08-01T20:35:31Z 2023-08-01T20:35:31Z 2023-07-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LUZ, Lays Maria Nunes da. O Uso de simulações virtuais como potencial pedagógico no ensino de Ciências. Orientadora: Alessandra Nascimento Braga, Coorientadora: Aline Nascimento Braga. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5908. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5908 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino de Ciências Simulações Virtuais Recurso Pedagógico Science Teaching Virtual Simulations Pedagogical Resource CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Ensino de Ciências Simulações Virtuais Recurso Pedagógico Science Teaching Virtual Simulations Pedagogical Resource CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM LUZ, Lays Maria Nunes da O Uso de simulações virtuais como potencial pedagógico no ensino de Ciências |
topic_facet |
Ensino de Ciências Simulações Virtuais Recurso Pedagógico Science Teaching Virtual Simulations Pedagogical Resource CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
This extensionist work aims to stimulate, through scientific dissemination, the use of virtual simulators, through interactive actions using virtual (computer) simulation environments, such as: PhET, Physics at School and among others. This work is characterized as a case study, whose research was carried out with teachers in training linked to the following courses: degree in Natural Sciences, from the Institute of Coastal Studies, from the Federal University of Pará (UFPA) - Campus of Bragança (IECOS / UFPA - Campus of Bragança); degree in Physics, from UFPA - Campus of Ananindeua; and degree in Natural Sciences, from IECOS/ UFPA - Campus de Bragança - Polo Santa Luzia do Pará, through presentations made via Google Meet. In addition, online questionnaires were carried out via the Google Forms platform with the participation of 43 students in total, as an attempt was made to understand the particularities and complexities involved in the studied situation. The research results led to a better understanding of the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in science teaching, especially regarding the importance of these tools in enabling educational practices. |
author_additional |
BRAGA, Alessandra Nascimento |
author_additionalStr |
BRAGA, Alessandra Nascimento |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LUZ, Lays Maria Nunes da |
title |
O Uso de simulações virtuais como potencial pedagógico no ensino de Ciências |
title_short |
O Uso de simulações virtuais como potencial pedagógico no ensino de Ciências |
title_full |
O Uso de simulações virtuais como potencial pedagógico no ensino de Ciências |
title_fullStr |
O Uso de simulações virtuais como potencial pedagógico no ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
O Uso de simulações virtuais como potencial pedagógico no ensino de Ciências |
title_sort |
o uso de simulações virtuais como potencial pedagógico no ensino de ciências |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5908 |
_version_ |
1787155555995877376 |
score |
11.753896 |