/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral
O objetivo principal deste trabalho é fazer o uso deste jogo como ferramenta metodológica no ensino de Cálculo Infinitesimal, visando melhorias na aprendizagem. A aplicação foi realizada num ambiente de graduação na turma 2021 do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPA - Campus Bragança,...
Autor principal: | SANTA BRÍGIDA, Júlia Barbosa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5909 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5909 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59092023-08-02T03:05:16Z Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral SANTA BRÍGIDA, Júlia Barbosa NUNES, Marly dos Anjos http://lattes.cnpq.br/6229676908658121 Baralho do Cálculo Jogo matemático Metodologia de Ensino Cálculo Diferencial e Integral CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O objetivo principal deste trabalho é fazer o uso deste jogo como ferramenta metodológica no ensino de Cálculo Infinitesimal, visando melhorias na aprendizagem. A aplicação foi realizada num ambiente de graduação na turma 2021 do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPA - Campus Bragança, do jogo intitulado Baralho do Cálculo, uma adaptação do baralho convencional, trazendo conceitos iniciais do Cálculo Diferencial e Integral, como funções elementares, gráficos, derivadas e integrais. Com a descrição de todo o processo de elaboração do material, a experiência desde a escolha dos objetos de estudo, a fundamentação teórica, as etapas de construção e testes, o contato com os alunos, a utilização de questionários junto as observações da turma para a obtenção de resultados, ´e possível acompanhar todo o processo que envolve a construção de um jogo e o seu uso como metodologia. Através do m´método da pesquisa quali-quantitativa, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes e suas causas durante o período, permitindo adaptações propícias ao intuito do trabalho. Portanto, foi possível obter resultados após a utilização do jogo, sendo eles: a identificação dos conceitos elementares da teoria que geraram a dificuldade de aprendizagem em Cálculo, a necessidade de trabalhar a linguagem matemática em uma via de mão dupla, a motivação, a curiosidade e competitividade saudável gerada diante do método de ensino diverdificado. 2023-08-01T20:44:24Z 2023-08-01T20:44:24Z 2023-02-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTA BRÍGIDA, Júlia Barbosa Santa. Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral. Orientadora: Marly dos Anjos Nunes. 2023. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5909. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5909 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Baralho do Cálculo Jogo matemático Metodologia de Ensino Cálculo Diferencial e Integral CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Baralho do Cálculo Jogo matemático Metodologia de Ensino Cálculo Diferencial e Integral CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA SANTA BRÍGIDA, Júlia Barbosa Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral |
topic_facet |
Baralho do Cálculo Jogo matemático Metodologia de Ensino Cálculo Diferencial e Integral CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
O objetivo principal deste trabalho é fazer o uso deste jogo como ferramenta metodológica
no ensino de Cálculo Infinitesimal, visando melhorias na aprendizagem. A aplicação foi realizada num ambiente de graduação na turma 2021 do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPA - Campus Bragança, do jogo intitulado Baralho do Cálculo, uma adaptação do baralho convencional, trazendo conceitos iniciais do Cálculo Diferencial e Integral, como funções elementares, gráficos, derivadas e integrais. Com a descrição de todo o processo de elaboração do material, a experiência desde a escolha dos objetos de estudo, a fundamentação teórica, as etapas de construção e testes, o contato com os alunos, a utilização de questionários junto as observações da turma para a obtenção de resultados, ´e possível acompanhar todo o processo que envolve a construção de um jogo e o seu uso como metodologia. Através do m´método da pesquisa quali-quantitativa, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes e suas causas durante o período, permitindo adaptações propícias ao intuito do trabalho. Portanto, foi possível obter resultados após a utilização do jogo, sendo eles: a identificação dos conceitos elementares da teoria que geraram a dificuldade de aprendizagem em Cálculo, a necessidade de trabalhar a linguagem matemática em uma via de mão dupla, a motivação, a curiosidade e competitividade saudável gerada diante do método de ensino diverdificado. |
author_additional |
NUNES, Marly dos Anjos |
author_additionalStr |
NUNES, Marly dos Anjos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTA BRÍGIDA, Júlia Barbosa |
title |
Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral |
title_short |
Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral |
title_full |
Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral |
title_fullStr |
Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral |
title_full_unstemmed |
Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral |
title_sort |
baralho do cálculo: uma metodologia de ensino para o cálculo diferencial e integral |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5909 |
_version_ |
1787155556147920896 |
score |
11.753735 |