Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral

O objetivo principal deste trabalho é fazer o uso deste jogo como ferramenta metodológica no ensino de Cálculo Infinitesimal, visando melhorias na aprendizagem. A aplicação foi realizada num ambiente de graduação na turma 2021 do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPA - Campus Bragança,...

ver descrição completa

Autor principal: SANTA BRÍGIDA, Júlia Barbosa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5909
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5909
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59092023-08-02T03:05:16Z Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral SANTA BRÍGIDA, Júlia Barbosa NUNES, Marly dos Anjos http://lattes.cnpq.br/6229676908658121 Baralho do Cálculo Jogo matemático Metodologia de Ensino Cálculo Diferencial e Integral CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O objetivo principal deste trabalho é fazer o uso deste jogo como ferramenta metodológica no ensino de Cálculo Infinitesimal, visando melhorias na aprendizagem. A aplicação foi realizada num ambiente de graduação na turma 2021 do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPA - Campus Bragança, do jogo intitulado Baralho do Cálculo, uma adaptação do baralho convencional, trazendo conceitos iniciais do Cálculo Diferencial e Integral, como funções elementares, gráficos, derivadas e integrais. Com a descrição de todo o processo de elaboração do material, a experiência desde a escolha dos objetos de estudo, a fundamentação teórica, as etapas de construção e testes, o contato com os alunos, a utilização de questionários junto as observações da turma para a obtenção de resultados, ´e possível acompanhar todo o processo que envolve a construção de um jogo e o seu uso como metodologia. Através do m´método da pesquisa quali-quantitativa, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes e suas causas durante o período, permitindo adaptações propícias ao intuito do trabalho. Portanto, foi possível obter resultados após a utilização do jogo, sendo eles: a identificação dos conceitos elementares da teoria que geraram a dificuldade de aprendizagem em Cálculo, a necessidade de trabalhar a linguagem matemática em uma via de mão dupla, a motivação, a curiosidade e competitividade saudável gerada diante do método de ensino diverdificado. 2023-08-01T20:44:24Z 2023-08-01T20:44:24Z 2023-02-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTA BRÍGIDA, Júlia Barbosa Santa. Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral. Orientadora: Marly dos Anjos Nunes. 2023. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5909. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5909 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Baralho do Cálculo
Jogo matemático
Metodologia de Ensino
Cálculo Diferencial e Integral
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Baralho do Cálculo
Jogo matemático
Metodologia de Ensino
Cálculo Diferencial e Integral
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SANTA BRÍGIDA, Júlia Barbosa
Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral
topic_facet Baralho do Cálculo
Jogo matemático
Metodologia de Ensino
Cálculo Diferencial e Integral
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O objetivo principal deste trabalho é fazer o uso deste jogo como ferramenta metodológica no ensino de Cálculo Infinitesimal, visando melhorias na aprendizagem. A aplicação foi realizada num ambiente de graduação na turma 2021 do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPA - Campus Bragança, do jogo intitulado Baralho do Cálculo, uma adaptação do baralho convencional, trazendo conceitos iniciais do Cálculo Diferencial e Integral, como funções elementares, gráficos, derivadas e integrais. Com a descrição de todo o processo de elaboração do material, a experiência desde a escolha dos objetos de estudo, a fundamentação teórica, as etapas de construção e testes, o contato com os alunos, a utilização de questionários junto as observações da turma para a obtenção de resultados, ´e possível acompanhar todo o processo que envolve a construção de um jogo e o seu uso como metodologia. Através do m´método da pesquisa quali-quantitativa, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes e suas causas durante o período, permitindo adaptações propícias ao intuito do trabalho. Portanto, foi possível obter resultados após a utilização do jogo, sendo eles: a identificação dos conceitos elementares da teoria que geraram a dificuldade de aprendizagem em Cálculo, a necessidade de trabalhar a linguagem matemática em uma via de mão dupla, a motivação, a curiosidade e competitividade saudável gerada diante do método de ensino diverdificado.
author_additional NUNES, Marly dos Anjos
author_additionalStr NUNES, Marly dos Anjos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTA BRÍGIDA, Júlia Barbosa
title Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral
title_short Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral
title_full Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral
title_fullStr Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral
title_full_unstemmed Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral
title_sort baralho do cálculo: uma metodologia de ensino para o cálculo diferencial e integral
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5909
_version_ 1787155556147920896
score 11.753735