/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Los desafios que enfrentan e docentes y estudiantes en el proceso de enseñanza-aprendizaje del español en la escuela pública ribereña
Este estudo tem por objetivo compreender os desafios enfrentados por professores e alunos no processo de ensino aprendizagem em espanhol na escola pública ribeirinha Maria Regina Aquime no município de Cametá/Pá. Para desenvolver este estudo, realizamos um trabalho de investigação de pesquisa qualit...
Autor principal: | CARMO, Maria do Pilar Melo do |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5924 |
Resumo: |
---|
Este estudo tem por objetivo compreender os desafios enfrentados por professores e alunos no processo de ensino aprendizagem em espanhol na escola pública ribeirinha Maria Regina Aquime no município de Cametá/Pá. Para desenvolver este estudo, realizamos um trabalho de investigação de pesquisa qualitativa e quantitativa utilizando questionários que se aplicou a uma professora da rede publica municipal de ensino e aos alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola lócus de investigação. Os dados coletados, juntamente com a fundamentação teórica, revelam que professores e alunos enfrentam desafios e dificuldades de caráter material e pedagógico. Para sustentar teoricamente este estudo, optamos pela teoria humanista de Paulo Freire (1996), Marciel (2006), Chaves (2009), Hage (2010) e Loureiro (2015), entre outros estudiosos. |