Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A água, o território e vida de crianças quilombolas do rio Tauerá-Açu, município de Abaetetuba-PA: significações e produções infantis

This study deals with the life of quilombola children from the Tauerá-Açú community, in the municipality of Abaetetuba-PA, especially their childhood interactions and their relationship with water. It aimed to situate the childhood culture of Quilombola children from Tauerá-Açú, highlighting the dai...

ver descrição completa

Autor principal: VILHENA, Ivone Barbosa de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5947
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5947
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59472023-08-08T11:27:26Z A água, o território e vida de crianças quilombolas do rio Tauerá-Açu, município de Abaetetuba-PA: significações e produções infantis VILHENA, Ivone Barbosa de TOUTONGE, Eliana Campos Pojo http://lattes.cnpq.br/1223748500489517 https://orcid.org/0000-0002-7466-3996 Crianças Quilombolas Sociabilidade Águas Rio Tauerá-Açú Quilombola children Sociability Waters Tauerá-Açú river CNPQ::CIENCIAS HUMANAS This study deals with the life of quilombola children from the Tauerá-Açú community, in the municipality of Abaetetuba-PA, especially their childhood interactions and their relationship with water. It aimed to situate the childhood culture of Quilombola children from Tauerá-Açú, highlighting the daily life of/in the waters from their voices and social practices. The qualitative approach investigation involved a bibliographical study based on theorists who discuss the theme, as well as field research using observation, interviews and photography. As part of the results obtained by the study, we found that children enhance their knowledge, as their interactive and relational practices are always happening, in different baths in rivers, in contemplations and crossings, in the games they invent, in the school that plays in their world/ them, in the family, etc. It was possible to evidence a rich Amazonian natural/social environment of learning, from the knowledge of quilombola children. It was noticed the knowledge, the daily life, the invisibilities of the children in the face of the rich diversity of the place, still, as a synthesis, we saw a type of children's culture that is processed in the spaces of the waters, as a practice that needs to be valued and preserved, considering the emancipation and freedom of expression of children in their educational and identity process. Este estudo trata do viver de crianças quilombolas da comunidade Tauerá-Açú, município de Abaetetuba-PA, especialmente suas interações infantis e a relação com as águas. Teve como objetivo situar a cultura infantil de crianças quilombolas do Tauerá-Açú, sobressaindo o cotidiano de/nas águas a partir de suas vozes e práticas sociais. A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o estudo bibliográfico a partir de teóricos que discutem o tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e da fotografia. Como parte dos resultados obtidos pelo estudo, constatamos que as crianças potencializam seus saberes, pois suas práticas interativas e relacionais estão sempre acontecendo, em diferentes banhos nos rios, nas contemplações e travessias, nas brincadeiras que inventam, na escola que brinca no mundo deles/delas, na família etc. Foi possível evidenciar um ambiente natural/social amazônico rico de aprendizagem, das sabenças de crianças quilombolas. Fez-se notar os saberes, o cotidiano, as invisibilidades das crianças diante da rica diversidade do lugar, ainda, como síntese, vimos um tipo de cultura infantil que se processa nos espaços das águas, como uma prática que precisa de valorização e preservação, considerando a emancipação e a liberdade de expressão das crianças em seu processo educativo e identitario. 2023-08-07T14:28:29Z 2023-08-07T14:28:29Z 2023-07-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação VILHENA, Ivone Barbosa de. A água, o território e vida de crianças quilombolas do rio Tauerá-Açu, município de Abaetetuba-PA: significações e produções infantis. Orientadora: Eliana Campos Pojo Toutonge. 2023. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5947. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5947 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Crianças Quilombolas
Sociabilidade
Águas
Rio Tauerá-Açú
Quilombola children
Sociability
Waters
Tauerá-Açú river
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Crianças Quilombolas
Sociabilidade
Águas
Rio Tauerá-Açú
Quilombola children
Sociability
Waters
Tauerá-Açú river
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
VILHENA, Ivone Barbosa de
A água, o território e vida de crianças quilombolas do rio Tauerá-Açu, município de Abaetetuba-PA: significações e produções infantis
topic_facet Crianças Quilombolas
Sociabilidade
Águas
Rio Tauerá-Açú
Quilombola children
Sociability
Waters
Tauerá-Açú river
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This study deals with the life of quilombola children from the Tauerá-Açú community, in the municipality of Abaetetuba-PA, especially their childhood interactions and their relationship with water. It aimed to situate the childhood culture of Quilombola children from Tauerá-Açú, highlighting the daily life of/in the waters from their voices and social practices. The qualitative approach investigation involved a bibliographical study based on theorists who discuss the theme, as well as field research using observation, interviews and photography. As part of the results obtained by the study, we found that children enhance their knowledge, as their interactive and relational practices are always happening, in different baths in rivers, in contemplations and crossings, in the games they invent, in the school that plays in their world/ them, in the family, etc. It was possible to evidence a rich Amazonian natural/social environment of learning, from the knowledge of quilombola children. It was noticed the knowledge, the daily life, the invisibilities of the children in the face of the rich diversity of the place, still, as a synthesis, we saw a type of children's culture that is processed in the spaces of the waters, as a practice that needs to be valued and preserved, considering the emancipation and freedom of expression of children in their educational and identity process.
author_additional TOUTONGE, Eliana Campos Pojo
author_additionalStr TOUTONGE, Eliana Campos Pojo
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author VILHENA, Ivone Barbosa de
title A água, o território e vida de crianças quilombolas do rio Tauerá-Açu, município de Abaetetuba-PA: significações e produções infantis
title_short A água, o território e vida de crianças quilombolas do rio Tauerá-Açu, município de Abaetetuba-PA: significações e produções infantis
title_full A água, o território e vida de crianças quilombolas do rio Tauerá-Açu, município de Abaetetuba-PA: significações e produções infantis
title_fullStr A água, o território e vida de crianças quilombolas do rio Tauerá-Açu, município de Abaetetuba-PA: significações e produções infantis
title_full_unstemmed A água, o território e vida de crianças quilombolas do rio Tauerá-Açu, município de Abaetetuba-PA: significações e produções infantis
title_sort água, o território e vida de crianças quilombolas do rio tauerá-açu, município de abaetetuba-pa: significações e produções infantis
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5947
_version_ 1787155560203812864
score 11.755432