/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O lúdico na educação infantil: mediações para uma aprendizagem significativa e prazerosa
The present work, with the theme Playful in Early Childhood Education, aims to study the Importance of Playful in Early Childhood Education for student learning. For this, an investigation was carried out on the subject in question, because, as Knebel (2014, p. 278) mentions, ludic activity is an ac...
Autor principal: | NASCIMENTO, Leida Costa Lima do |
---|---|
Outros Autores: | SILVA, Terezinha Campelo da |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5972 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5972 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59722023-08-09T03:05:20Z O lúdico na educação infantil: mediações para uma aprendizagem significativa e prazerosa NASCIMENTO, Leida Costa Lima do SILVA, Terezinha Campelo da FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0245521381922053 https://orcid.org/0000-0003-1193-8072 Lúdico Jogos Brincadeiras Educação Infantil Aprendizagem Ludic Games Pranks Children's edition Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR The present work, with the theme Playful in Early Childhood Education, aims to study the Importance of Playful in Early Childhood Education for student learning. For this, an investigation was carried out on the subject in question, because, as Knebel (2014, p. 278) mentions, ludic activity is an action expressed through games and games. The act of playing can be carried out independently of time, space or objects and this allows the child to create, recreate, invent and use their imagination, making the school space attractive. Thus, from the problem raised, the general objective was delimited. It is a bibliographical study that seeks to analyze and present a synthesis on how different authors analyze this important relationship between play and the learning process in early childhood education. In addition to authors, we resorted to the critical analysis of official documents that deal with this subject, such as: LDB, PCNS, BNCC and curricular references. In this study, it was possible to analyze the importance of activities, consisting of games and games, as they help in the development and autonomy of the child. O presente trabalho, com o tema O Lúdico a Educação Infantil, tem como objetivo o estudo da Importância do Lúdico na Educação Infantil para aprendizagem dos alunos. Para isso foi realizada uma investigação sobre o tema em questão, pois, como cita Knebel (2014, p. 278) a atividade lúdica é ação expressada por meio de brincadeiras e jogos. O ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço ou de objetos e isto proporciona que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo. Assim a partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral.Trata-se de um estudo bibliográfico em que se procura analisar e apresentar uma síntese sobre como diferentes autores analisam essa importante relação entre a brincadeira e o processo de aprendizagem na educação infantil. Além de autores, recorreu-se à análise crítica dos documentos oficiais que tratam desse assunto, tais como: LDB, os PCNS, a BNCC e os referências curriculares. Nesse estudo, foi possível analisar a importância das atividades, constituídas de jogos e brincadeiras, pois os mesmos auxiliam no desenvolvimento e na autonomia da criança. 2023-08-08T19:48:50Z 2023-08-08T19:48:50Z 2022-12-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NASCIMENTO, Leida Costa Lima do; SILVA, Terezinha Campelo da. O lúdico na educação infantil: mediações para uma aprendizagem significativa e prazerosa. Orientador: Raimundo Nonato Oliveira Falabelo. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5972. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5972 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Lúdico Jogos Brincadeiras Educação Infantil Aprendizagem Ludic Games Pranks Children's edition Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
spellingShingle |
Lúdico Jogos Brincadeiras Educação Infantil Aprendizagem Ludic Games Pranks Children's edition Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR NASCIMENTO, Leida Costa Lima do O lúdico na educação infantil: mediações para uma aprendizagem significativa e prazerosa |
topic_facet |
Lúdico Jogos Brincadeiras Educação Infantil Aprendizagem Ludic Games Pranks Children's edition Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
description |
The present work, with the theme Playful in Early Childhood Education, aims to study the Importance of Playful in Early Childhood Education for student learning. For this, an investigation was carried out on the subject in question, because, as Knebel (2014, p. 278) mentions, ludic activity is an action expressed through games and games. The act of playing can be carried out independently of time, space or objects and this allows the child to create, recreate, invent and use their imagination, making the school space attractive. Thus, from the problem raised, the general objective was delimited. It is a bibliographical study that seeks to analyze and present a synthesis on how different authors analyze this important relationship between play and the learning process in early childhood education. In addition to authors, we resorted to the critical analysis of official documents that deal with this subject, such as: LDB, PCNS, BNCC and curricular references. In this study, it was possible to analyze the importance of activities, consisting of games and games, as they help in the development and autonomy of the child. |
author_additional |
FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira |
author_additionalStr |
FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
NASCIMENTO, Leida Costa Lima do |
author2 |
SILVA, Terezinha Campelo da |
author2Str |
SILVA, Terezinha Campelo da |
title |
O lúdico na educação infantil: mediações para uma aprendizagem significativa e prazerosa |
title_short |
O lúdico na educação infantil: mediações para uma aprendizagem significativa e prazerosa |
title_full |
O lúdico na educação infantil: mediações para uma aprendizagem significativa e prazerosa |
title_fullStr |
O lúdico na educação infantil: mediações para uma aprendizagem significativa e prazerosa |
title_full_unstemmed |
O lúdico na educação infantil: mediações para uma aprendizagem significativa e prazerosa |
title_sort |
o lúdico na educação infantil: mediações para uma aprendizagem significativa e prazerosa |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5972 |
_version_ |
1787155494702415872 |
score |
11.753896 |