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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Fatores que influenciam a prática da introdução alimentar de crianças brasileiras.
Por volta do sexto mês de vida, o grau de tolerância gastrointestinal e a capacidade de absorção de nutrientes atingem uma maturação oportuna para a iniciação de novos alimentos, no qual a criança vai se ajustando fisiologicamente para uma alimentação mais variada quanto a consistên...
Autor principal: | UCHÔA, Daniela Monteiro |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5987 |
Resumo: |
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Por volta do sexto mês de vida, o grau de tolerância gastrointestinal e a capacidade de absorção
de nutrientes atingem uma maturação oportuna para a iniciação de novos alimentos, no qual a
criança vai se ajustando fisiologicamente para uma alimentação mais variada quanto a
consistência e textura. A transição é feita com a disponibilidade de alimentos em forma de papa,
passando para pequenos pedaços e, após os 12 meses, na mesma consistência consumida pela
família. Devese priorizar alimentos in natura e incluir os diferentes grupos alimentares afim
de suprir todas as necessidades nutricionais da criança. O início precoce de novos alimentos
está associado a um maior número de episódios de diarreia, risco de desnutrição, alergias,
menor absorção de nutrientes importantes presentes no leite materno e vem proporcionando
problemas como o desenvolvimento da obesidade, principalmente com o consumo frequente de
alimentos ultraprocessados. Já a introdução tardia, torna a criança mais vulnerável a alergias,
deficiências nutricionais e déficit no desenvolvimento. Diante disso, o presente estudo teve
como objetivo investigar os fatores que influenciam a prática da introdução alimentar de
crianças brasileiras. Foi realizado um estudo do tipo revisão integrativa da literatura, no qual
determinouse como critérios de inclusão artigos científicos em língua portuguesa, publicados
entre 2017 e 2021, texto em sua totalidade disponível nas bases SciELO, Lilacs e Google
Acadêmico. A partir da análise das características metodológicas, foram selecionados 14 artigos
de relevância para o tema, estando presentes os da Região Sudeste, Região Nordeste e Região
Sul. Diante disso, pôdese verificar que os fatores que interferem na prática da introdução
alimentar em crianças brasileiras, incluem o conhecimento materno, a rede de apoio, fatores
socioeconômicos, sociodemográficos, idade e escolaridade materna e acesso aos serviços de
saúde. Podese concluir que a prática do aconselhamento nutricional representa um desafio,
devido ao seu caráter multifatorial. A implementação de estratégias para a promoção do
aleitamento materno exclusivo, e da adequada alimentação complementar deve levar em
consideração estes fatores, para tentar obter os impactos positivos reconhecidos destas práticas
no estado nutricional e na saúde de lactentes, sendo crucial o trabalho da equipe
multiprofissional na Saúde Pública, com ênfase no nutricionista, promovendo educação
nutricional. |