/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Modelagem matemática no ensino da trigonometria para 9º ano do ensino fundamental
Este trabalho é fundamentado em uma pesquisa bibliográfica para colaborar com o ensino da Trigonometria e nas contribuições da Modelagem Matemática, uma metodologia de ensino com a capacidade de motivar os alunos a construir seu próprio conhecimento. Serão apresentados alguns argumentos sobre a Mode...
Autor principal: | SOUZA, Mikaely Gercilen Moura de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/613 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-613 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6132020-05-12T19:52:06Z Modelagem matemática no ensino da trigonometria para 9º ano do ensino fundamental SOUZA, Mikaely Gercilen Moura de ALMEIDA, Arthur da Costa http://lattes.cnpq.br/2014957882626187 Modelagem matemática Trigonometria Aprendizagem Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este trabalho é fundamentado em uma pesquisa bibliográfica para colaborar com o ensino da Trigonometria e nas contribuições da Modelagem Matemática, uma metodologia de ensino com a capacidade de motivar os alunos a construir seu próprio conhecimento. Serão apresentados alguns argumentos sobre a Modelagem Matemática que conduza o entendimento dessa metodologia, assim como um pouco da história no decorrer de seu reconhecimento como ferramenta de aprendizagem e a atuação em sala de aula diante a sua proposta na educação. Com enfoque na trigonometria, terá um fundamento teórico sobre triângulos retângulos, como seus elementos e as razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente. O intuito de realizar uma aula mais contextualizada por meio de resolução de exercícios não satisfaz o ensino significativo, então a sugestão de uma atividade de acordo com as concepções de Burak na perspectiva dessa tendência metodológica evidencia a importância em buscar a mudança na educação, com a dedicação em tornar a educação matemática referência em qualidade. Palavras- 2018-08-17T18:27:42Z 2018-08-17T18:27:42Z 2018-04-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Mikaely Gercilen Moura de. Modelagem matemática no ensino da trigonometria para 9º ano do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/613. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/613 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Modelagem matemática Trigonometria Aprendizagem Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Modelagem matemática Trigonometria Aprendizagem Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS SOUZA, Mikaely Gercilen Moura de Modelagem matemática no ensino da trigonometria para 9º ano do ensino fundamental |
topic_facet |
Modelagem matemática Trigonometria Aprendizagem Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Este trabalho é fundamentado em uma pesquisa bibliográfica para colaborar com o ensino da Trigonometria e nas contribuições da Modelagem Matemática, uma metodologia de ensino com a capacidade de motivar os alunos a construir seu próprio conhecimento. Serão apresentados alguns argumentos sobre a Modelagem Matemática que conduza o entendimento dessa metodologia, assim como um pouco da história no decorrer de seu reconhecimento como ferramenta de aprendizagem e a atuação em sala de aula diante a sua proposta na educação. Com enfoque na trigonometria, terá um fundamento teórico sobre triângulos retângulos, como seus elementos e as razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente. O intuito de realizar uma aula mais contextualizada por meio de resolução de exercícios não satisfaz o ensino significativo, então a sugestão de uma atividade de acordo com as concepções de Burak na perspectiva dessa tendência metodológica evidencia a importância em buscar a mudança na educação, com a dedicação em tornar a educação matemática referência em qualidade.
Palavras- |
author_additional |
ALMEIDA, Arthur da Costa |
author_additionalStr |
ALMEIDA, Arthur da Costa |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOUZA, Mikaely Gercilen Moura de |
title |
Modelagem matemática no ensino da trigonometria para 9º ano do ensino fundamental |
title_short |
Modelagem matemática no ensino da trigonometria para 9º ano do ensino fundamental |
title_full |
Modelagem matemática no ensino da trigonometria para 9º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Modelagem matemática no ensino da trigonometria para 9º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática no ensino da trigonometria para 9º ano do ensino fundamental |
title_sort |
modelagem matemática no ensino da trigonometria para 9º ano do ensino fundamental |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/613 |
_version_ |
1787154543996305408 |
score |
11.753735 |